• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

instalar XP em Insys Gameforce HD 8761SU

CARBM

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,233
Gostos Recebidos
3
Amigos
tenho um pc Insys Gameforce HD 8761SU com linux e queria meter o XP sem perder o outro SO.
Já segui as indicações retiradas da INSYS, mas quando ponho o cd do xp ele não arranca e mostra-me uma série de pastas.
Já houvi comentários sobre os discos SATA não suportarem muito bem o XP.
Alguém poderá explicar-me como posso instalar o XP neste computador?
Um abraço
:shy_4_02::shy_4_02::shy_4_02:
 

VMX

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
981
Gostos Recebidos
0
Amigos
tenho um pc Insys Gameforce HD 8761SU com linux e queria meter o XP sem perder o outro SO.
Já segui as indicações retiradas da INSYS, mas quando ponho o cd do xp ele não arranca e mostra-me uma série de pastas.
Já houvi comentários sobre os discos SATA não suportarem muito bem o XP.
Alguém poderá explicar-me como posso instalar o XP neste computador?
Um abraço
:shy_4_02::shy_4_02::shy_4_02:

Boas,

um XP com disco SATA funciona optimamente! Esse portátil que tens é do E-Escola não devias mudar mas isso são opiniões. Tu podes instalar o XP normalmente como instalas num desktop agora tens de ter atenção a versão que instalas ;) por causa dos drives. Por exemplo o SP3 talvez tenho já os drives para isso tudo um SP2 ou um SP1 talvez jã não. Depois tens que instalar os drive à parte. Não consegues ter o Linux e instalares o XP sem perderes o Linux mas ao contrário já podes.
Novamente quanto ao XP entra na BIOS e mete como First Boot Device o XP e depois é só arrancar. Isso mostra-te uma série de pastas porque o Linux não conhece alguns extensões da Windows.

Cumprimentos,
VMX
 

LoboM@u

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 27, 2007
Mensagens
161
Gostos Recebidos
0
Olá, eu estou inscrito em outro forum onde se passa o mesmo com alguém que tem uma máquina igual á tua, mas passemos ao mais importante.
Em primeiro lugar tens de ter um windows bootable ou seja com arranque, depois tens de ir á bios e por o computador a fazer o arranque pela drive, pões o cd lá dentro e fazes reeniciar é suposto ele pedir-te para carregares numa qualquer tecla para arrancar pelo cd, a partir daqui a instalação é feita normalmente.
Não tens necessidade de tirares o linux uma vez que esse portátil trás uma partição formatada em "ntfs" para a instalação do windows.
O pequeno problema é que vais ficar com o windows a arrancar por defeito, assim visita esta página
h**p://contribdoc.caixamagica.pt/twi...DoWindowsVista
e lá encontrarás como fazer para teres dualboot e escolheres com que sistema (windows ou linux) é que queres arrancar.
Quanto aos discos sata o windows funciona optimamente com eles o problema é que ele não tráz por norma as drivers (sata raid) para a board, e por isso a dada altura quando é para fazer a instalação o windows diz-nos que não encontrou o disco, mas isso não acontece em todas as boards alguma trazem a informação das drivers embutidas na bios, no teu caso só exprimentando, no entanto se isso acontecer existe solução, vais á net e sacas as drivers (sata raid) para a tua board e com o nlite tens de inseri-las no windows criando no final um ficcheiro iso que tem de ser gravado com por exemp. o nero.
Não sei se me expliquei bem, mas se for necessário mais alguma coisa dispõe
 

ayo_technology

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 2, 2007
Mensagens
447
Gostos Recebidos
0
Boas,

um XP com disco SATA funciona optimamente! Esse portátil que tens é do E-Escola não devias mudar mas isso são opiniões. Tu podes instalar o XP normalmente como instalas num desktop agora tens de ter atenção a versão que instalas ;) por causa dos drives. Por exemplo o SP3 talvez tenho já os drives para isso tudo um SP2 ou um SP1 talvez jã não. Depois tens que instalar os drive à parte. Não consegues ter o Linux e instalares o XP sem perderes o Linux mas ao contrário já podes.
Novamente quanto ao XP entra na BIOS e mete como First Boot Device o XP e depois é só arrancar. Isso mostra-te uma série de pastas porque o Linux não conhece alguns extensões da Windows.

Cumprimentos,
VMX

amigo VMX explica-me porque e que nao devia alterar o SO...que eu saiba a garantia so cobre o hardware....posso muito bem meter os sistemas operativos que eu muito bem entender e que se encaixem no meu perfil de utilizador...ou nao?:espi28:

cumpts
 
Última edição por um moderador:

Sr_Trolha

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 7, 2008
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Olá, eu estou inscrito em outro forum onde se passa o mesmo com alguém que tem uma máquina igual á tua, mas passemos ao mais importante.
Em primeiro lugar tens de ter um windows bootable ou seja com arranque, depois tens de ir á bios e por o computador a fazer o arranque pela drive, pões o cd lá dentro e fazes reeniciar é suposto ele pedir-te para carregares numa qualquer tecla para arrancar pelo cd, a partir daqui a instalação é feita normalmente.
Não tens necessidade de tirares o linux uma vez que esse portátil trás uma partição formatada em "ntfs" para a instalação do windows.
O pequeno problema é que vais ficar com o windows a arrancar por defeito, assim visita esta página
h**p://contribdoc.caixamagica.pt/twi...DoWindowsVista
e lá encontrarás como fazer para teres dualboot e escolheres com que sistema (windows ou linux) é que queres arrancar.
Quanto aos discos sata o windows funciona optimamente com eles o problema é que ele não tráz por norma as drivers (sata raid) para a board, e por isso a dada altura quando é para fazer a instalação o windows diz-nos que não encontrou o disco, mas isso não acontece em todas as boards alguma trazem a informação das drivers embutidas na bios, no teu caso só exprimentando, no entanto se isso acontecer existe solução, vais á net e sacas as drivers (sata raid) para a tua board e com o nlite tens de inseri-las no windows criando no final um ficcheiro iso que tem de ser gravado com por exemp. o nero.
Não sei se me expliquei bem, mas se for necessário mais alguma coisa dispõe

Olá, é exactamente isso. Eu já instalei o xp sp3 numa máquina dessas, mas foi um xp "modificado" já com o sp3 e drivers para discos Sata, nada mais simples:
Já vem com uma partição para a instalação do windows e depois de instalado é arrancar com o cd de recuperação do sistema (linux cm12), para fazer a recuperação do boot e fica com dualboot - linux e wind xp.
Juntamente com o pc vinha também um cd já com todos os controladores necessários para windows.
De notar a existência de um programinha que permite o acesso às partições linux a partir do xp, ou seja, pode-se utilizar a partição /home (a maior do linux com cerca de 150Gb) e a que tem instalado o sistema linux que não me lembro agora qual, mas acho que tem cerca de 70Gb. Acho que só não é possível usar a partição Swap.
A página a visitar com todas essas instruções encontras nos marcadores do firefox no Caixa Mágica no pc. Não afirmo, mas acho que é no marcador "Insys", carece de confirmação.
Agora o que eu reparei foi que o Caixa mágica instalado funcionava muito mal e com o xp ficou uma verdadeira bomba!!!

:espi28:
 

VMX

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
981
Gostos Recebidos
0
Como eu disse não devia mas não era em termos de garantia era de aproveitar e explorar o mundo Linux. Sim eu sei que só cobre o Hardware. Mas como eu disse e volto a dizer são opiniões.

Cumprimentos,
VMX
 
Topo