• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

ajuda,na montagem,de antena t.v

carlrod

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 20, 2007
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
bom dia amigos do forum. tenho andado pior que estragado,pois para melhorar,a sintonização do canal-1, ainda ficou,pior e os outros 3-canais,tambem!!:b_shake11: é assim:tenho, a antena,há 15 anos,convensional, (uhf-3-elementos, e Vhf 2 elem.) tenho ao longo destes anos,sempre boa sintonia,dos 4-canais, excepto o canal 1,que em relação aos outros,teve sempre mais grão na imagem,e outras interferencias(dependendo de certos dias) há dias o canal 1- estava insuportavel,e assim varios dias...(sic,tv-2,tvi,sempre perfeitas) eu decidi.desmontar a antena,e tentar ver qual seria o problema?desmontei,os cabos,na caixa misturadora(televes) mudei um cabo,que vai da caixa,a antena vhf,pois estava a rachar o isolamento.agora vem o problema:Espi42: !! fiz mil e uma tentativas,rodar a antena,e acontece que a sic,tvi,tv2,estão razoalvelmente mais ou menos,isto é: com,umas sombras nas imagens com pessoas,a refletir-se,tipo fantasma,brilho,a duplicar,en redor da pessoa,uma coisa minima.mas antes de mexer na antena,isto NÃO ACONTECIA!! SERÁ QUE E ANOMALIA,NA CAIXA TELEVES (MISTURADORA??) OU... SUBSTITUIR MAIS CABOS,POR NOVOS,VISTO,QUE SÓ SUBSTITUÍ,UM COM 1,1o m??OU SUBSTITUIR A ANTENA, por outra nova,mesmo tipo?? outro tipo,que dê mais perfeição,na sintonia,principalmente, RTP-1? QUAL NOVO MODELO ANTENA(REFERENCIA?) VIVO NUMA ALDEIA,DISTRITO AVEIRO(CONCELHO: ALB-A-VELHA) ZONA RURAL, COM MONTES.(P.S) A MINHA T.V,E MODERNA (ECRAN PLANO)
AGRADEÇO,AJUDA EFICAZ,PARA ESTE PROBLEMA CHATO...
OBRIGADO.
CARLOS RODRIGUES
 
Última edição:

lando21

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 5, 2009
Mensagens
95
Gostos Recebidos
0
Boas, amigo ja estou a verre que esta a passar, esta com a pessoa indicada, no minimo deveria estar a dar como intigamente ou um pouco mehor,se as tuas antennas estão ainda en bon estado, verificas as tuas ligaçoes nas antennas e na caixa misturadora , pk e muito importante que a massa (maiha do cabo coaxial) esteija bem ligada e claro tabem o fio de cobre (o do centro do cabo), atenção o fio de cobre nunca pode estare em contacto con o da maiha, ve tabem se na caixa misturadora não invertiste o uhf com vhf.
E tabem de saber que um bom amplificador de mastro no sitio da caixa misturadoras, daria uma solução muito acima do sinal que tem, seria um bom investimento, mesmo que mais tarde queira mudar a antenas para uma mais sensible e directional de feixo estreito, ja seria meio caminho andado.
:espi28:
 
Última edição:

kankan

GF Bronze
Entrou
Out 15, 2006
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
boas amigo lando21 visto ke pareces ser entendido no assunto eu tenho um problema parecido ao do amigo carlrod é o seguinte:montei 2 antenas uhf ke já dão para digital em casa do meu sogro 1 direcionada para a lousã rtp2,sic,tvi e a outra para o antigo canal 10(serra dos candeeiros penso eu) isto com amplificador e o respectivo alimentador (marca alcad serie 903) acontece ke a rtp1 esta ok mas os outros canais apresentam os tais fantasmas ke eu penso ke seja o contorno á volta das pessoas e as legendas por vezes aparecem torcidas onde comprei a antena disseram para reduzir o sinal o amplificador já o fiz e não melhorou nada não sei o ke fazer mais... peço ke tu ou alguem mais me ajudem desde já o meu muito obrigado (zona marinha grande)
 

manuela

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
boas amigo lando21 visto ke pareces ser entendido no assunto eu tenho um problema parecido ao do amigo carlrod é o seguinte:montei 2 antenas uhf ke já dão para digital em casa do meu sogro 1 direcionada para a lousã rtp2,sic,tvi e a outra para o antigo canal 10(serra dos candeeiros penso eu) isto com amplificador e o respectivo alimentador (marca alcad serie 903) acontece ke a rtp1 esta ok mas os outros canais apresentam os tais fantasmas ke eu penso ke seja o contorno á volta das pessoas e as legendas por vezes aparecem torcidas onde comprei a antena disseram para reduzir o sinal o amplificador já o fiz e não melhorou nada não sei o ke fazer mais... peço ke tu ou alguem mais me ajudem desde já o meu muito obrigado (zona marinha grande)

a antena tem de ser afinada com medidor de campo, costumo instalar.

tel: 967449785
 

lando21

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 5, 2009
Mensagens
95
Gostos Recebidos
0
boas amigo lando21 visto ke pareces ser entendido no assunto eu tenho um problema parecido ao do amigo carlrod é o seguinte:montei 2 antenas uhf ke já dão para digital em casa do meu sogro 1 direcionada para a lousã rtp2,sic,tvi e a outra para o antigo canal 10(serra dos candeeiros penso eu) isto com amplificador e o respectivo alimentador (marca alcad serie 903) acontece ke a rtp1 esta ok mas os outros canais apresentam os tais fantasmas ke eu penso ke seja o contorno á volta das pessoas e as legendas por vezes aparecem torcidas onde comprei a antena disseram para reduzir o sinal o amplificador já o fiz e não melhorou nada não sei o ke fazer mais... peço ke tu ou alguem mais me ajudem desde já o meu muito obrigado (zona marinha grande)

boas,kankan o teu problemama são chamado sombras, ou image doupla. este tido de image aparece generalemente quando a serra alta a volta, ou quando a antena esta mal oriontada, neste caso uma corecta oriontação resolve,no otro caso esta muito mais problematico, o que poude ver o teu amplificador para este efeito serve, não etento verifica as liçações na antena uhf e no ampli,cuidado a massa estare bem ligado, se esta toudo ok, passo seguinte:
tenta usar uma antenas uhf de alto ganho, e con o feixo de orientaçao o mais extreito possible tipo televes dat75, ou engel max90, volta a orienta con uma tv perto de ti, isso vai atenuar as sombre mais não resolve a 100%, se estas con ideas de gastar ainda mais um€€€€€€tera que meter uma segunda antenas, igual no mesmo mastro 1mt mais baixo da primeiras uhf con o amplificador no meio das duas , o amplificador tera que ter duas entradas uhf isso so se ussa em caso mesmo deseperado, isso vais te reduizir ainda mais as sombras mais a 100% não, treseiras solução um pouco mais demorosa mais resolve o teu problema a 100%, espera mais ums meis pelo sinal tdt digital, qeu este sim se o sinal chegar fica a 100%.:espi28:
 

kankan

GF Bronze
Entrou
Out 15, 2006
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
boas , amigo peço desculpa por estar outra vez a chatear é ke eu não entendo nada disto sou apenas um curioso ke gosto de fazer eu mesmo as coisas mas por vezes não consigo então é assim:eu ja tenho 2 antenas uhf iguais com 1 metro de distancia entre elas mas o amplificador esta por baixo das duas e nao no meio como tu disseste sera ke é esse o problema? ou sera mesmo mal orientada, se calhar é ao milimetro como as parabolicas. acho estranho ke isto aconteça pois aki é uma zona onde se apanha bom sinal, vou tentar orientar melhor e verificar outra vez os cabos obrigado bem haja!!
 

lando21

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 5, 2009
Mensagens
95
Gostos Recebidos
0
boas , amigo peço desculpa por estar outra vez a chatear é ke eu não entendo nada disto sou apenas um curioso ke gosto de fazer eu mesmo as coisas mas por vezes não consigo então é assim:eu ja tenho 2 antenas uhf iguais com 1 metro de distancia entre elas mas o amplificador esta por baixo das duas e nao no meio como tu disseste sera ke é esse o problema? ou sera mesmo mal orientada, se calhar é ao milimetro como as parabolicas. acho estranho ke isto aconteça pois aki é uma zona onde se apanha bom sinal, vou tentar orientar melhor e verificar outra vez os cabos obrigado bem haja!!
Boas, ummm aqui a gato o rtp 1 esta tabem em uhf em que canal, a duas antennas uhf estao apontadas para sitio diferentes?, desliga uma antenna e precoura rtp2,3etvi qual sao os canais do mesmo ver se ainda ten sombra? depois diz algo.
:espi28:
 

carlrod

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 20, 2007
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
AMIGOS,tudo bem? afinal,a ajuda que me deram,sobre,a montajem da antena,já resolvi,o problema.eu tinha,trocado,os cabos,na caixa misturadora,o vhf,no lugar do uhf!! ficou,os 3-canais,vhf(tv2-tvi-sic)tudo perfeito,mesmo perfeito.
agora a rtp-1(canal 03)é que deixa muito a desejar:
estou a pensar,se calhar,tambem será problema,eu há dias substitui,1,50m de cabo,que liga da caixa misturadora,á caixa,da antena uhf,mas não sabia,e depois reparei,que APLIQUEI,CABO,PARECIDO COM O QUE TINHA,MAS...A MALHA,É DE ALUMINIO....
O FIO DE DENTRO,COBRE...(É LIGEIRAMENTE MAIS FINO,QUE O ANTERIOR...SERÁ,QUE O CHUVISCO,MIUDO NA IMAGEM ,DEVE-SE,Á DIFERENÇA,DESSE 1,50m.de cabo??,de qualquer,modo,mesmo nos principios(15anos)montagem original,a rtp-1,nunca,foi imagem tão perfeita,como os outros 3-canais(vhf) será assim em todo o pais e em todos os tipos de t.vs,mesmo as de HD??SOBRE ESTE TIPO DE ANTENAUHF,QUE ME DISSERAM ,MUITO,BEM...(Antena TV Digital Terrestre UHF 16dB TDT-43).QUANDO VIER,O SINAL DIGITAL,TERRESTRE,ESTA APANHA PERFEITO??AGORA ACTUALMENTE,DÁ A RTP-1.,PERFEITA IMAGEM?? NÃO PRECIZO,TROCAR,A CAIXA MISTURADORA TELEVES,AGORA??E NEM MAIS TARDE PARA SINAL DIGITAL TERRESTRE??
OBRIGADO,PELA ATENÇÃO.:espi28:
CARLOS RODRIGUES
 

lando21

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 5, 2009
Mensagens
95
Gostos Recebidos
0
AMIGOS,tudo bem? afinal,a ajuda que me deram,sobre,a montajem da antena,já resolvi,o problema.eu tinha,trocado,os cabos,na caixa misturadora,o vhf,no lugar do uhf!! ficou,os 3-canais,vhf(tv2-tvi-sic)tudo perfeito,mesmo perfeito.
agora a rtp-1(canal 03)é que deixa muito a desejar:
estou a pensar,se calhar,tambem será problema,eu há dias substitui,1,50m de cabo,que liga da caixa misturadora,á caixa,da antena uhf,mas não sabia,e depois reparei,que APLIQUEI,CABO,PARECIDO COM O QUE TINHA,MAS...A MALHA,É DE ALUMINIO....
O FIO DE DENTRO,COBRE...(É LIGEIRAMENTE MAIS FINO,QUE O ANTERIOR...SERÁ,QUE O CHUVISCO,MIUDO NA IMAGEM ,DEVE-SE,Á DIFERENÇA,DESSE 1,50m.de cabo??,de qualquer,modo,mesmo nos principios(15anos)montagem original,a rtp-1,nunca,foi imagem tão perfeita,como os outros 3-canais(vhf) será assim em todo o pais e em todos os tipos de t.vs,mesmo as de HD??SOBRE ESTE TIPO DE ANTENAUHF,QUE ME DISSERAM ,MUITO,BEM...(Antena TV Digital Terrestre UHF 16dB TDT-43).QUANDO VIER,O SINAL DIGITAL,TERRESTRE,ESTA APANHA PERFEITO??AGORA ACTUALMENTE,DÁ A RTP-1.,PERFEITA IMAGEM?? NÃO PRECIZO,TROCAR,A CAIXA MISTURADORA TELEVES,AGORA??E NEM MAIS TARDE PARA SINAL DIGITAL TERRESTRE??
OBRIGADO,PELA ATENÇÃO.:espi28:
CARLOS RODRIGUES

Boas, fico contente que encontrates o gato, rtp1 em canal 03 isto faz parte da banda I, as antenas vhf bandaIII que são as mais usada começo a ter ganho a partir do canal 05, ve qual e o tipo de antenna que esta a usar pode não sere a apropriada.
:espi28:
 
Topo