• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

ajuda no IBM thinkpad 770x

lelito

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 18, 2007
Mensagens
23
Gostos Recebidos
0
Ola e o seguinte. Meu vizinho colocou este portatil IBM thinkpad 770x ca fora para ir para o lixo. Diz ele que tem um erro e que se tem que telefonar para a ibm a pagar. Acontece que eu estou pensando arranjar com a vossa ajuda para depois dar o portatil a um miudo la da minha terra. Eu estou em Inglaterra.
Ao meter o cd do windows 98 aparece um numero de erro que eu ao consultar nao livro de informacao diz que lhe falta o MS_DOS. O que eu queria saber era aonde ir sacar esse ficheiro e como meter isso no portatil. Ele nao tem floppy de diskete so tem o cdroom e uma entrada de USB aonde eu ligi um floppy portatil mas nao diz nada.
se me poderem ajudar a arranjar o portatil sem gastar dinheiro eu agradecia e o puto la da terra tambem.
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Ola e o seguinte. Meu vizinho colocou este portatil IBM thinkpad 770x ca fora para ir para o lixo. Diz ele que tem um erro e que se tem que telefonar para a ibm a pagar. Acontece que eu estou pensando arranjar com a vossa ajuda para depois dar o portatil a um miudo la da minha terra. Eu estou em Inglaterra.
Ao meter o cd do windows 98 aparece um numero de erro que eu ao consultar nao livro de informacao diz que lhe falta o MS_DOS. O que eu queria saber era aonde ir sacar esse ficheiro e como meter isso no portatil. Ele nao tem floppy de diskete so tem o cdroom e uma entrada de USB aonde eu ligi um floppy portatil mas nao diz nada.
se me poderem ajudar a arranjar o portatil sem gastar dinheiro eu agradecia e o puto la da terra tambem.

Talvez tenha a bios corrumpida, fazendo um resert a mesma, talvez.... de, mas nada de garantido ,

Quando cria um atalho que esteja configurado para reiniciar o computador em modo de MS-DOS e optar por especificar uma nova configuração de MS-DOS, o programa baseado MS-dos que o atalho está configurado para iniciar pode não conseguir executar se estiver a utilizar software de compressão de disco de outros fabricantes.

solucao pra isto
meter o cd do xp, formatar a particao e instalar novamente :espi28:
 

maquedas

GF Bronze
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
68
Gostos Recebidos
0
Oi
Realmente o melhor e formatar. Já agora para teres as drivers actualizadas do dito vai aqui.
hxxp://w_w-307.ibm.com/pc/support/site.wss/homeLenovo.do
 

lelito

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 18, 2007
Mensagens
23
Gostos Recebidos
0
Ola eu amanha ja vou tentar meter o cd do xp. Como e quer se faz o reset a bios. Obrigado a todos
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Ola eu amanha ja vou tentar meter o cd do xp. Como e quer se faz o reset a bios. Obrigado a todos

Tente la formatar isso, o resert vem depois é um bocado mais complicado... :espi28:
 
Última edição:

lelito

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 18, 2007
Mensagens
23
Gostos Recebidos
0
Ja nao percebo nada disto. Liguei o portatil meti o cd do xp o cd nem arranca, e agora o ecra esta todo preto e aparece este numero(130496 KB ok) se carrego numa tecla aparece mais este 301) foi ver as instrusoes e o 301 diz que o teclado nao esta a responder. Devo dizer tambem que a bateria esta morta mas esta no portatil e a bateria da bios vou amanha comprar uma. Agora alguem sabe como e que eu vou entrar na bios ja que o teclado nao responde e ainda a uns dias estava 5 estrelas. Obrigado....isto vai demorar ou vai para o ....lixo?
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Ja nao percebo nada disto. Liguei o portatil meti o cd do xp o cd nem arranca, e agora o ecra esta todo preto e aparece este numero(130496 KB ok) se carrego numa tecla aparece mais este 301) foi ver as instrusoes e o 301 diz que o teclado nao esta a responder. Devo dizer tambem que a bateria esta morta mas esta no portatil e a bateria da bios vou amanha comprar uma. Agora alguem sabe como e que eu vou entrar na bios ja que o teclado nao responde e ainda a uns dias estava 5 estrelas. Obrigado....isto vai demorar ou vai para o ....lixo?

Remove a memoria do portatil, passa uma borracha pela parte dourada e instala novamente, se quizeres atirar pro lixo, diz me que eu vou buscar :naodigas:
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
tens aqui uns manuais
:espi28:

How to Remove the Power-On Passwords:
If only the power-on password is set, do the following to
remove the power-on password.
1. Power off the computer
2. Remove the DIMM cover on the bottom side of the
computer.
3. Short-circuit the two password pads or put the
jumper.
For the location of the password pads or jumper, see
the “Locations” section for each model.
4. Under the short-circuit condition, power on the
computer and wait until the POST ends.
After the POST ends, the password prompt does not
appear. The power-on password is removed.
5. Reinstall the DIMM cover.
If both the power-on password and the supervisor
password are set, do the following to remove the
passwords:
1. Power on the computer by pressing and holding F1.
2. Enter the supervisor password. The Easy-Setup
menu appears.
3. Click on the Password icon.
4. Click on the Power on icon.
5. Enter the supervisor password and press the Space
bar.
6. Press Enter twice.
7. Click on Exit; then click on Restart.
The power-on password has been removed


it is possible to remove the password. But its difficult you will need to take the help of a local computer mechanic ( or whatever u call it). you will need to open it up and see its motherboard, there you will see a "C_MOS" (or something like that) printed on the motherboard and a small battery near it. Remove that battery near it for about 2 mintues and the password will be restored.
 
Última edição:

lelito

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 18, 2007
Mensagens
23
Gostos Recebidos
0
Isto precisa e de umas pingas de oleo no software.heheheh. Primeiro eu nao consigo ir ha bios. No livro de instrucoes diz para carregar na tecla HOLD e na f1 ou noutra qualquer. Qual e a tecla HOLD. e que eu nao vejo nenhuma com esse nome?? no livro diz que devia aparecer (64960 kb) mas aparece (130496 kb ok) como sair disto?? como entrar na bios?? era isso que eu queria saber.
Amanha vou ter algum tempo livre ja que esta a chover vou estar em casa, estava a pensar desmontar o portatil peca a peca pode ser algum fio ou hardware mal encaixado. Que me dizem e boa ideia????
Desmontar eu desmonto agora montar ja nao garanto que fique igual.
Obrigado [por me estar a ajudar
 

lelito

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 18, 2007
Mensagens
23
Gostos Recebidos
0
ok vou comecar a desmontar ja que nao ha outra ideia para resolver isto....Obrigado a todos eu depois digo o esta dele
 

lelito

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 18, 2007
Mensagens
23
Gostos Recebidos
0
Ja desmontei e voltei a montar....curiosamente ficou como estava. afinal como e que se vai ao bios do portatil? Como e que se faz uma resete ha bios .Obrigado
 

lelito

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 18, 2007
Mensagens
23
Gostos Recebidos
0
Ja consigo entrar na bios agora nao detecta o hardisk. Porque? obrigado da estes erros
DEV 017, ERR 82, FRU 6010. Sabem que erros sao? e como resolver? Muito obrigado a todos
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
770e Symptoms:

Start up black screen with message "163264 KB OK"

"Beep"

Diskette F1 promt screen.

press F1

code displayed I9990305

Action I took:

The HMM and User Guide states I9990305 means no bootable device is availed.

tested in easy setup system board and CD-1 and HDD-1.
Both the system board and CD-1 test passed
The HDD-1 had an error.
DEV 017
ERR 82
FRU 6010

I tried booting up via the CD-1 into win98. reset boot order to only CD-1. Boot up worked fine and was able to access 98 setup or dos prompt.

I completely removed HDD-1 (Hitachi 20gig 54000) from TP and reseated in caddy and replaced.

Tested hard drive in easy setup. Test passed!

reset boot order in easy setup to only HDD-1 in boot order.

reboot and 98 loaded! Thought the problem was fixed, but when I rebooted this morning original symptoms repeated. Retested HDD-1 in easy setup and same error displayed.
DEV 017
ERR 82
FRU 6010

I am not able to find in the HMM or user guided what err 82 or FRU 6010 is.

ve se +e isto

I updated the bios last night to the current version IDET38WW.
In installation instructions from Lenovo I had to "initialize" in Easy-Setup. Restart and run tests in Easy-Setup. All test passed including HD. Restarted booting with CD and ran DFT. The HD was found! Ran both quick test and advanced test both passed no errors! So my HD is fine. I restarted booting with CD and ran Hard drive firmware update utility from Lenovo. No updates were needed. I finally booted up with HD and entered Win98! Wait.......there’s more. I shut off in Win98 and reboot get same Diskette F1 prompt screen.
code displayed I9990305

HD test in Easy-Setup and get same codes
DEV 017
ERR 82
FRU 6010

Here’s the juice......

If I reinitialize in Easy-Setup and restart Boots no prob into Win98. When exit out of win98 via restart/shutdown/reset with power button I get Diskette F1 prompt screen and code displayed I9990305.

If I reinitialize and restart and let it boot up till win98 splash screen then shutdown via powerbutten then restart it boots into Win98 not prob.

If I reinitialize and restart in Easy-setup and return into Easy-Setup and restart via powerbutten then restart it boots into Win98 not prob.

So my deduction is that if I let it boot all the way into Win98 desktop something changes/resets so when I restart/shutdown/poweroff I have to reinitialize to be able to read HD. If I restart/shutdown/poweroff at any time before complete boot up into Win98 or in Easy-setup HD is recognized. I can replicate this consistently

Any ideas why this might be happening?

My next step is I am going to Erase boot sector on the HD with DFT and reload a clean win98 and see if that fixes the prob......to be continued....

Update:

I erased the boot sector on the HD with DFT and reload a clean win98 second edition. The problem is fixed! I can boot up no problem and HD is always recognized now.
 
Última edição:
Topo