• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Onde andam os pirilampos?

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Boas pessoal faz anos que não vejo um pirilampo aqui na minha zona...

Alguém tem vistos estes bichinhos?
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Amigo com a crise apanhei todos e estão em minha casa a dar luz hehehe


também não vejo um à muito lol
 

jcodigo

GF Ouro
Entrou
Fev 21, 2007
Mensagens
3,912
Gostos Recebidos
3
É verdade amigos, já somos 3. Ao tempo que eu não vejo um bichinho desses.
 

joseseg

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Mensagens
1,655
Gostos Recebidos
0
:espi28: Boa pergunta
Somos práticamente vizinhos e também há uns 2 anos que não vejo um... vou estar com atenção :espi28:
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Boas pessoal faz anos que não vejo um pirilampo aqui na minha zona...

Alguém tem vistos estes bichinhos?

Foram trocados por lampadas economicas amigo Maar :naodigas:

nunca vi nenhum....
 
Última edição:

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,578
Gostos Recebidos
73
Boas pessoal faz anos que não vejo um pirilampo aqui na minha zona...

Alguém tem vistos estes bichinhos?
A 400 kms também não tenho visto à venda.
Não sei o que se passa?
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Será uma das causas directas da poluição?

Penso que sim....
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
O pirilampo (Elateridae), ou vaga-lume, faz parte da família dos coleópteros e tem como principal característica a bioluminescência, ou seja, a capacidade de emitir luz própria, neste caso uma luz fosforescente, visível na escuridão.



Os pirilampos podem ser encontrados entre Maio a Agosto e quem já apanhou um sabe que a luz do pequeno insecto não queima e é das luzes mais frias da Terra.



A sua produção depende de uma substância, a luciferina que, em contacto com o ar ou água e com uma enzima (luciferase), produz oxiluciferina e uma luz amarelo-esverdeada. A eficiência desta reacção está estimada entre 92 e 100%, assim quase todo o fluxo radiante é composto por radiação luminosa. Em comparação a luz de uma lâmpada incandescente tem uma eficiência de apenas 10%.


Os clarões emitidos pelos pirilampos são sinais que permitem o reconhecimento mútuo para efeito de acasalamento. A fêmea, que raramente voa - o seu corpo é mais pesado do que o macho em virtude dos ovos que transporta - , à noite coloca-se numa posição que, simultaneamente lhe permita ver e ser vista, por exemplo, sobre a relva.



As fêmeas emitem também uma luz mais brilhante, aumentando assim a probabilidade de atrair um maior número de machos. Os machos voam na área cintilando, mas a fêmea apenas reagirá a um padrão luminosos especifico. Ocorre então o acasalamento.



Nota: Se apanhar um pirilampo, segure-o cautelosamente e solte-o depois de o ter estudado. Estes insectos estão a desaparecer devido à poluição, pelo que devem ser cuidadosamente tratados

:espi28:
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Amigo Hell obrigado pelo texto, era esta a explicação que já esperava ouvir infelizmente.
 

f.m

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Ago 24, 2010
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
pirilampos

É verdade amigos, já somos 4Champanhe:Champanhe:Champanhe:Champanhe:Champanhe:Champanhe:quem me dera ver algum pirilampo:GForumfixe:. Ao tempo que eu não vejo um bichinho desses.
 

Alkaria

GF Ouro
Entrou
Fev 2, 2007
Mensagens
773
Gostos Recebidos
0
Felizmente aqui no alentejo ainda aparecem com alguma frequencia embora o seu numero tenho sido reduzido muito devido aos pesticidas e quimicos usado pelos nossos agricultores, mas nesta area do Alentejo vejo-os cada vez que vou para o campo á noite claro, é bonito de ver.
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Felizmente aqui no alentejo ainda aparecem com alguma frequencia embora o seu numero tenho sido reduzido muito devido aos pesticidas e quimicos usado pelos nossos agricultores, mas nesta area do Alentejo vejo-os cada vez que vou para o campo á noite claro, é bonito de ver.

ainda nao vi nenhum :shy_4_02:
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Eu cá pelo norte continuo sem os ver também...
 

Powersky

GF Ouro
Entrou
Nov 26, 2008
Mensagens
1,617
Gostos Recebidos
0
maar3amt a procura um pirilampo !!!

Boas pessoal faz anos que não vejo um pirilampo aqui na minha zona...

Alguém tem vistos estes bichinhos?

-------------------------------------------------------------

estou a norte tenho visto esses bichinhos e muito mais !!:espi28:


novo titulo ( maar3amt a procura um pirilampo ):est48::est48:




abraço
 
Topo