• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

“A Segurança Social rouba-me há 15 anos”

R

RoterTeufel

Visitante
Anadia: Armanda Lopes acolheu bebé em 1994, mas nunca recebeu apoios
“A Segurança Social rouba-me há 15 anos”

Armanda Lopes acolheu Diana, ainda bebé, há 15 anos. Os pais biológicos abandonaram a menina mal nutrida e Armanda assumiu o papel de mãe a tempo inteiro para “a Diana não morrer”, conta. Conseguiu que os tribunais lhe dessem a tutela da menina, mas a Segurança Social (SS) recusa reconhecê--la como família de acolhimento.

"A Segurança Social rouba-me há 15 anos. O tribunal deu-me a custódia, mas não me apoiam com um único cêntimo", diz, revoltada. Armanda Lopes garante que a Segurança Social lhe deve cerca de 50 mil euros. "O Estado abandonou a minha filha", acusa a mãe que, "em tempo de crise," está em "profunda aflição".

O caso da pequena Esmeralda despertou Armanda, funcionária num posto de gasolina na Mealhada, para a necessidade de expor a sua situação. "Como é que para a Esmeralda todas as pessoas, juízes e advogados estão disponíveis e para a minha Diana não há ninguém?", questiona, com a voz embargada.

Armanda, de 38 anos e a viver numa casa humilde em Anadia, é a única a suportar uma família com outros dois filhos biológicos e uma jovem amiga que acolheu quando ficou sem lar e que, entretanto, engravidou: "Alguns deles trabalham e até me ajudam, mas o dinheiro não chega para tudo." O Centro Regional de Segurança Social de Aveiro, onde o processo corre desde 1998, nunca seleccionou o agregado como família de acolhimento porque "não reúne as condições legalmente previstas para o efeito" e ainda por "nunca ter sido aplicada a medida de acolhimento familiar à criança".

Armanda não é casada e, por isso, questiona se o estado civil é um factor de discriminação para acolher a menina. Com os seus direitos reconhecidos pela Justiça, Armanda Lopes avançou com um processo contra a SS de Aveiro. Contudo, o caso que se arrasta há quatro anos tem "saltado de tribunal em tribunal". O Correio da Manhã tentou, sem sucesso, ouvir o presidente do Instituto de Segurança Social, Edmundo Martinho.

APONTAMENTOS

PEDIDO DE AJUDA

"Quero que alguém no Governo me ajude", pede Armanda, que promete ir "até ao fim" por Diana.

FACULDADE À VISTA

Armanda lamenta não ter possibilidades para, no futuro, colocar Diana, aluna exemplar do 9.º ano, numa faculdade.
 
Topo