• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

“Se fosse buscar droga não trazia só 7 quilos”

R

RoterTeufel

Visitante
Colômbia: Ex-candidata à Câmara de Mondim de Basto provou inocência
“Se fosse buscar droga não trazia só 7 quilos”

Maria Filomena Pereira, antiga candidata à presidência da Câmara de Mondim de Basto, diz ao CM que foi, tal como o seu marido, Rómulo do Nascimento, "vítima de uma cilada dos traficantes colombianos" – e assegura que nunca lhe passou pela cabeça ser correio de droga para a Europa, sublinhando que até é "a favor da liberalização do comércio de drogas".



O casal português foi detido no dia 14 de Março, no aeroporto de Cali, na Colômbia, por ter na sua posse 7,8 quilos de cocaína. Passou 21 dias na cadeia, mas, com a ajuda das câmaras de vigilância do aeroporto, conseguiu provar a sua inocência. A droga estava numa mochila que um homem lhe tinha pedido para trazer com brinquedos para os filhos, em Madrid.

"Você acha que se eu fosse à Colômbia buscar droga só trazia sete quilos? Trazia pelo menos uns vinte. É que, pelo que lá soube, isto é mesmo um grande negócio. Um quilo custa lá mil euros e, na Europa, 35 mil", disse ontem Maria Filomena, doze dias depois do regresso. Apesar de tudo, não viveu um pesadelo.

"Tanto eu como o meu marido fomos muito bem tratados. Nas prisões nunca fomos alvo de actos menos próprios. Ao contrário do que se diz, são muito correctos".

Maria Filomena foi candidata, em 2001, à Câmara de Mondim de Basto, pelo Movimento Partido da Terra. Esta viagem à Colômbia surgiu porque o marido, enfermeiro, foi convidado por um casal de Madrid, muito doente, para os acompanhar. "Ele foi em serviço e eu acompanhei-o. Depois aconteceu isto. Somos inocentes", concluiu.

PORMENORES

POLÍCIA PRESO

Para além das imagens de videovigilância, a detenção de um polícia, que acompanhava o homem que lhes deu a mochila, "também ajudou na prova".

PARÓQUIA

Após 21 dias de prisão, conseguiram a morada de um padre e saíram em liberdade. O marido trabalhou como enfermeiro na paróquia de El Bueno Pastor.

DOIS MESES

Seria uma estada de um mês mas passou a ser de dois. O casal chegou a Cali a 13 de Fevereiro, foi detido a 14 de Março e regressou há 12 dias.
 
Topo