• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Desbloquear Sagem F@st 3102

hetmen

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
128
Gostos Recebidos
0
Esta solução permite desbloquear a 100% o router disponibilizado pela Sapo sem necessitar de recorrer a comandos de Telnet, podendo assim utilizá-lo com outro ISP seja para acesso à Internet seja para Voip.

Irão ter acesso total ao ficheiro de configuração do router, podendo alterar qualquer parâmetro, importá-lo ou fazer backup do mesmo.

Passos para aceder ao ficheiro de configuração:

1. Aceder à página de configuração do router escrevendo sagembox.home ou 192.168.1.1 no vosso browser.

2. Fazer login com privilégios administrativos:

login: susapo
pass: s_3102!

3. Escrever na barra de endereços o seguinte:

***:mimic_button('goto: 70..', 0)

Atenção: têm que substituir *** por javascript (o editor de texto deste forum não me deixa salvar o tópico se escrever o comando completo)

Este comando irá abrir uma página oculta de configuração do router. Nesta página (70) tem-se acesso total ao ficheiro de configuração, podendo-se exportá-lo ou importá-lo do vosso PC.
Quando exportado o ficheiro fica no formato *.conf e pode ser editado com o Notepad.

Passos para alterar dados que envolvam password (ex: username e password de acesso ADSL):

1. Aceder normalmente ao menu de configurações do router e colocar um username qualquer e a password correcta de acesso ao vosso ISP.

2. Aceder de forma a ter acesso ao ficheiro de configuração, exportá-lo para o PC, editar o username que colocaram no passo 1. de acordo com o username correcto de acesso ao vosso ISP. Salvar e importar o ficheiro de configuração para o router.

Este procedimento é necessário porque não é possivel alterar a password por edição do ficheiro de configuração, pelo facto dela estar encriptada. Por outro lado se se tentar alterar a password pelas vias normais, depois de se ter alterado o username à candonga, o username irá ficar com o prefixo da sapo. Portanto em resumo alteram-se primeiro as passwords pelas vias normais e só depois se alteram os usernames por edição do ficheiro de configuração.

Outra página oculta que existe é do género de painél de configurações onde têm acesso a várias opções avançadas incluindo o acesso ao ficheiro de configurações. O comando para acesso que deve ser escrito na barra de endereços é o seguinte:

***:mimic_button('goto: 730..', 0)

Não se esqueçam de pôr javascript em vez de ***
 
Última edição:

procosta

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
222
Gostos Recebidos
0
Saudações colega :espi28:

eu já tenho aqui na maison, um modem wireless da vod######, de que sou cliente(adsl casa 12 melgas), em que espalho a net pela casa, e depois tenho um acess point smcweb-n, que liga ás dreams, e tenho net pela casa toda, no portátil, no pc, etc...

reçebi um modem do sa##, um modelo wireless, sagem fast 3102, igual ao que explicas como desbloquear...

vale a pena descbloquear? ficaria como modem wireless normal? se eu ligar, entrará em conflito com o da vod#####?

seria possivel ficar a reçeber a net da vod#####, e ter mais um ponto de acesso?

obrigado

Cumps,
procosta
 

nomadeh

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,931
Gostos Recebidos
0
Boas.

Não te metas nisso. Alem de nao valer um charuto, o sagem vais ter muitas dificuldades em por isso a funcionar com a vodafone, mesmo duvidando que funcione.

So o desbloqueias se tens algum amigo ou familiar que nao tenha um, oferece-o, ou que te pague um fresquinha por ele.
 

hetmen

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
128
Gostos Recebidos
0
Boas.

Não te metas nisso. Alem de nao valer um charuto, o sagem vais ter muitas dificuldades em por isso a funcionar com a vodafone, mesmo duvidando que funcione.

So o desbloqueias se tens algum amigo ou familiar que nao tenha um, oferece-o, ou que te pague um fresquinha por ele.

1. Em relação à qualidade do router a única coisa que posso dizer é que o tenho há 1 ano e nunca tive problemas. A minha casa tem dois andares e uma área de implantação de +/- 240m2 e tenho internet em toda a casa usando apenas este router que me custou 200 pontos TMN.

Não o posso comparar com outros no mercado, porque nunca tive outro router senão este.

Em relação a configurá-lo de acordo com a Vodafone o bloqueio existe apenas no sufixo do username (@sapo, @meo, etc), quando se usa a interface do router para configurar os dados de acesso ao ISP. Ou seja sempre que utilizas a interface para alterar o username ou a password de acesso ao ISP, o username será gravado com um sufixo de raiz (bloqueado).

Portanto a forma de dár a volta a isto é configurar o router normalmente de acordo com o teu ISP usando a interface do router e depois alterar o username modificando o ficheiro de configurações.

Ou seja, configuras o router com os parâmetros técnicos de acesso caso estes sejam diferentes e na área de username e password de acesso ao ISP colocas respectivamente um username qualquer e a tua password correcta de acesso ao ISP.

Vámos supor que colocávas o username "vodafone"

Se tentares aceder à internet não vais conseguir porque, apesar da ligação estár a ser feita correctamente incluindo a password, o username está errado (vodafone@sapo).

O que tens a fazer é aceder ao menu oculto do ficheiro de configuração como menciono no tópico, seleccionar a opção "Save Configuration File" e escolher um sitio onde queiras gravar o ficheiro.

Depois com um editor de texto (ex: Bloco de Notas) abres o ficheiro e procuras o texto "vodafone". Irá aparecer uma zona no ficheiro onde está "vodafone@sapo". Alteras vodafone@sapo para o teu username (ex: xpto800@vodafone). Depois de alterares o username salvas o ficheiro e é só importá-lo para o router.

Para importar o ficheiro basta aceder novamente à zona oculta do ficheiro de configuração, seleccionar "Load Configuration File" e escolher o ficheiro que se alterou. O router irá gravar o ficheiro e irá reiniciar.

E tá a andar.

Se tiveres algum problema que te impeça de aceder à interface, para fazer reset ao router de modo a que fique com as configurações de fábrica (Sapo) utilizas um clip ou uma coisa parecida e pressionas durante 15s o botão que está na parte traseira do router com a indicação RST. Decorridos 15s largas o botão e a limpeza começa.

Em relação a utilizá-lo como mais um ponto de acesso nem precisas de o desbloquear. Basta que configures o router para se ligar aos dispositivos que tens aí em casa:

Using a Wireless Router as an Access Point Wireless Networking Forum FAQ - dslreports.com

Using Cable,DSL Router as an Access Point
 
Última edição:

nomadeh

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,931
Gostos Recebidos
0
Em relação a configurá-lo de acordo com a Vodafone o bloqueio existe apenas no sufixo do username (@sapo, @meo, etc), quando se usa a interface do router para configurar os dados de acesso ao ISP. Ou seja sempre que utilizas a interface para alterar o username ou a password de acesso ao ISP, o username será gravado com um sufixo de raiz (bloqueado).

Portanto a forma de dár a volta a isto é configurar o router normalmente de acordo com o teu ISP usando a interface do router e depois alterar o username modificando o ficheiro de configurações.

Boas.
Nao sei onde viste tal informação na vodafone.
Se tivesses passado pela vodafone; as ligações Vodafone prescindem de username e password.
Sendo um ligação bridge, nao tem username e password.
Existem alias, varios modelos livres de outras marcas e algumas conceituadas, sem ser de operadores que não funcionam na vodafone ponto final, por nao implementar a norma utilizada pela vodafone.

No site da Vodafone:

Código:
o Tipo de Ligação: EthoA (ocasionalmente referido como RFC 2684 ou RFC 
               1483) em bridged mode. A terminologia utilizada por cada equipamento para 
               descrever este tipo de ligação pode variar de fabricante para fabricante.

Alias, os speedtouch 516, e 586 da sapo, funcionam na vodafone sem os desbloquear... porque em mode bridge nao ha autentificacao com login e pass.

Em relação a sua qualidade, basta uma pequena pesquisa na net para ter feedback dos detentores desse equipamento.

Em relacao aos teus links. Principalmente o n 2.

É perceber o conceito de "Cable/DSL Router" sao todos os routers que NAO tem modem incorporado. Funcionam tanto ligados a modem ADSL ou a cable-modem.
Seria o ideal para o nosso amigo, agora este sagem tem modem incorporado, e a maioria dos modem-router nao permitem fazer o que esta descrito no link.
Os seus firmwares SO permitem fazer a ponte entre 2 redes, a WAN que vem do modem adsl integrado e as portas LAN e a wireless. Sao incapazes de fornecer net a wireless se essa esta a chegar pelas portas LAN do router.
 
Última edição:

procosta

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
222
Gostos Recebidos
0
:shy_4_02::shy_4_02:

pareçe complicado desbloquear... vou tentar despacha-lo a um colega que já tenha a sapo...

estava eu todo guloso para fazer mais bricolage na maison...lol

mas obrigado a todos os colegas pelas sugestões...

abraço,
procosta
 

hetmen

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
128
Gostos Recebidos
0
Boas.
Nao sei onde viste tal informação na vodafone.
Se tivesses passado pela vodafone; as ligações Vodafone prescindem de username e password.
Sendo um ligação bridge, nao tem username e password.
Existem alias, varios modelos livres de outras marcas e algumas conceituadas, sem ser de operadores que não funcionam na vodafone ponto final, por nao implementar a norma utilizada pela vodafone.

Realmente não fazia ideia que a Vodafone não utilizava username e password. O exemplo que dei foi genérico, para ligações que requerem esse tipo de informação ao estilo da Sapo.

Alias, os speedtouch 516, e 586 da sapo, funcionam na vodafone sem os desbloquear... porque em mode bridge nao ha autentificacao com login e pass.

Então talvez possas indicar como proceder à configuração. Isto são as configurações das ligações no Sagem:

16201285.png
66044298.png
76675627.png


Em relação a sua qualidade, basta uma pequena pesquisa na net para ter feedback dos detentores desse equipamento.

Eu estou satisfeito, pelo menos não tenho razão de queixa. A única coisa que pode limitar ou provocar instabilidades é a NAT Table deste router que é pequena, mas como já disse nunca me deu problemas. No entanto apenas posso falar por mim.

Em relacao aos teus links. Principalmente o n 2.

É perceber o conceito de "Cable/DSL Router" sao todos os routers que NAO tem modem incorporado. Funcionam tanto ligados a modem ADSL ou a cable-modem.
Seria o ideal para o nosso amigo, agora este sagem tem modem incorporado, e a maioria dos modem-router nao permitem fazer o que esta descrito no link.
Os seus firmwares SO permitem fazer a ponte entre 2 redes, a WAN que vem do modem adsl integrado e as portas LAN e a wireless. Sao incapazes de fornecer net a wireless se essa esta a chegar pelas portas LAN do router.

Sinceramente só coloquei os links para que o amigo pudesse ter alguma orientação, porque eu nunca testei isso.

Seja como for e sendo o equipamento de graça é mitrá-lo todo. Se não der paciência.
 
Última edição:

MVilas

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
Voip Sagem 3102

Boas,

Podem ajudar-me a configurar voipbuster no sagem 3102?

Obrigado.

Cumprimentos.
 

hetmen

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
128
Gostos Recebidos
0
Agradecia aos moderadores que me apagassem este tópico visto eu ter criado um mais completo, sobre este assunto.
 

nomadeh

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,931
Gostos Recebidos
0
Agradecia aos moderadores que me apagassem este tópico visto eu ter criado um mais completo, sobre este assunto.

Boas.

Melhor ainda, esse teu ultimo post passeio para fixo e tranquei-o.

Assim fica sempre limpo, e neste teu 1r post pode sempre ser para responder a outras duvidas so o equipamento.

E ja agora, bom trabalho o teu post.
 

rukamaio

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 3, 2007
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Reencaminhar chamadas VOIP

Boas
Li com interesse o óptimo post sobre a configuração avançada do sagem 3102 e tentei configurar a opção Call forward, na tentativa de reencaminhar as chamadas para o telemóvel quando não estivesse no escritório. Não consegui activando apenas as opções no menu On no answer: enable / Forward to (nº) / after (x) rings. Será necessário configurar algo mais ?:crazynew3:
 

hetmen

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
128
Gostos Recebidos
0
Boas
Li com interesse o óptimo post sobre a configuração avançada do sagem 3102 e tentei configurar a opção Call forward, na tentativa de reencaminhar as chamadas para o telemóvel quando não estivesse no escritório. Não consegui activando apenas as opções no menu On no answer: enable / Forward to (nº) / after (x) rings. Será necessário configurar algo mais ?:crazynew3:

Suponho que esteja a falar do serviço Voip. Na altura só testei a funcionalidade do serviço básico e esse garanto que funciona. Em relação às opções avançadas não lhe posso garantir nada porque não testei. É preciso ver se o provedor do serviço suporta reencaminhamento de chamadas?
 

rukamaio

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 3, 2007
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Não consigo o reencaminhamento de chamadas

Suponho que esteja a falar do serviço Voip. Na altura só testei a funcionalidade do serviço básico e esse garanto que funciona. Em relação às opções avançadas não lhe posso garantir nada porque não testei. É preciso ver se o provedor do serviço suporta reencaminhamento de chamadas?

Estou de facto a falar do serviço Voip, no caso o da sapo, mas não faço idéia se eles suportam o serviço ou não. Deveriam suportar pois quando venderam o produto "naked", o único alerta que faziam era para o facto de não funcionar com o serviço de Fax. Supostamente o restante deveria suportar as mesmas funcionalidades do fixo que se propuseram substituir (inclusivé mantendo o nº geográfico).
Agora o facto é que experimentei a funcionalidade e o único parâmetro que aceitou foi a limitação do nº de toques, depois desliga sem fazer o dito reencaminhamento.
 

hetmen

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
128
Gostos Recebidos
0
QoS no Sagem 3102 - Melhorar a navegação web durante comunicações paralelas.

Caro moderador agradeço que adicione mais este guia didactico ao material já existente relativo ao Sagem 3102. Mais uma vez obrigado.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tutorial criado pelo XEOX e a pedido do qual o publico aqui para adicionar ao conteúdo didactico relativo ao router Sagem 3102.

Trata-se de um guia de configuração do serviço QoS, que permite que o router dê prioridade às comunicações relativas às portas de navegação Web (80, 443), de modo a melhorá-las, especialmente quando existem outras comunicações paralelas do género P2P, VoIP, etc.

O que é o QoS?
Quality of Service ou QoS atribui um nível de prioridade para pacotes de
dados para certificar-se que aplicações de rede sensíveis funcionem
correctamente com atrasos mínimos.
QoS activa aplicações tais como VoIP ou video conferência para
funcionarem correctamente na rede que poderá ter múltiplas e simultâneas
transmissões de vários tipos de dados. Visto que a maioria do tráfego não é
significativamente afectada por um pequeno atraso de transmissão, QoS é
utilizado para dar preferência ao tráfego que pode ser afectado pelo atraso.

Passos:

1. Aceder a web interface do Sagem com privilégios administrativos, clicar em "Advanced setup" > "Firewall" > "Advanced Filtering"

2. Criar uma nova regra em "Input Rule Sets" - "Initial Rules" - "New Entry"

3. Em Protocol selecionar na dropbox "Specify Protocol" a opção HTTP.

Será criada a regra: TCP Any -> 80

Depois de ter sido criada esta regra é necessário adicionar uma outra regra para o protocolo HTTPS. Utilizando a dropbox "Specify Protocol" adiciona-se o protocolo HTTPS.

Será criada a regra: TCP Any -> 443

Estes protocolos (HTTP e HTTPS) são os utilizados para a navegação web, no entanto caso pretenda melhorar outro protocolo (ex:FTP), também poderá adicioná-lo.

4. Em "Operation" selecionar "QoS" e activar a opção "Set Priority", especificando a prioridade máxima "7-High"

sagem3102qos1.png


5. Efectuar a mesma configuração em Output Rule Sets e terminar com um "apply" e um "OK"

Resultado final:

sagem3102qos2.png
 
Última edição:

port_men

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2011
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Sagem 3102 ajuda

Boas ppl, sou novato por estes lados :p e gostaria de uma ajuda se for possivel claro :p

é assim tenho um sagem fast 3102 que nunca foi usado :p pelo que li é uma valente mXXX, gostaria de saber se sera possivel configurar para este ser so um receptor de sinal wifi, tipo liga-lo a um pc e ele fazer de adpator wireless é possivel? tenho um pc portatil antiguinho em casa se der para ligar isto la e apanhar rede wireless ( ex: zon_fon_free )?!?!?!
ex: quero ligar o modem pelo cabo ethernet ou com outro :p e fazer pesquisa de net a minha volta de redes pelo router entenderam?!?!?

que devo fazer?!?!? ja corri o google de tras para a frente e aparece mt pag do vosso forum so que eu nao pesco pa tabina disto :(

alguem ajuda?!?!?


Se alguem precisar de ajuda a nivel de iphones apitem :p
 

sporting41

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,256
Gostos Recebidos
1
Boas ppl, sou novato por estes lados :p e gostaria de uma ajuda se for possivel claro :p

é assim tenho um sagem fast 3102 que nunca foi usado :p pelo que li é uma valente mXXX, gostaria de saber se sera possivel configurar para este ser so um receptor de sinal wifi, tipo liga-lo a um pc e ele fazer de adpator wireless é possivel? tenho um pc portatil antiguinho em casa se der para ligar isto la e apanhar rede wireless ( ex: zon_fon_free )?!?!?!
ex: quero ligar o modem pelo cabo ethernet ou com outro :p e fazer pesquisa de net a minha volta de redes pelo router entenderam?!?!?

que devo fazer?!?!? ja corri o google de tras para a frente e aparece mt pag do vosso forum so que eu nao pesco pa tabina disto :(

alguem ajuda?!?!?


Se alguem precisar de ajuda a nivel de iphones apitem :p

ai tu queres net da vizinhança pois queres um conselho contrata net a uma operadora,ou também gostavas que te fizessem o mesmo?
 

port_men

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2011
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Net da vizinhança?!?!?!?!?!? zon_fon_free é de borla para quem tem net zon e eu tenho mas é no meu estabelecimento e como deixo partilhar o meu router eles dao acesso..... e obg pelo comentario desnecessario e com um toque de borrice.....
 

sporting41

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,256
Gostos Recebidos
1
Net da vizinhança?!?!?!?!?!? zon_fon_free é de borla para quem tem net zon e eu tenho mas é no meu estabelecimento e como deixo partilhar o meu router eles dao acesso..... e obg pelo comentario desnecessario e com um toque de borrice.....

Pois Pois a gente sabe como é, liga para assistência da tua operadora que eles explicam.
 

port_men

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2011
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
A gente sabe como é ~?!?!?!!? ja vi k por aqui nao vou lá... ja vi que nao deves saber o significado de um forum ... e com a idade que tens acho que nao devias julgar as pessoas todas pela mesma moeda... mas tass bem...

e ja agora deixo-te aqui um link para saberes o siginificado de um forum coisa que para ti deve ser dificil entender,

Fórum de discussão ? Wikipédia, a enciclopédia livre

Olha e se precisares de ajuda a ler apita que já vi que não deves ter muita cultura, e olha a humildade nunca fez mal a ninguem e ainda por cima com essa idade acho que nao devia estar com este sermão, como dizem os antigos BURRO VELHO JÁ NÃo aprende....


Abraços e peço desculpa aos restantes users deste forum... :espi28:


AH já sei o que vou fazer ligar para a sapo e dizer olhem eu fiquei com um modem vosso para ai a 3 anos atras e agora quero usa-lo para ter um receptor de wireless em casa ajudam-me ?!?!?
é isto que faço inteligente?!?!?!?!?!?
 
Última edição:

wait

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 14, 2007
Mensagens
24
Gostos Recebidos
0
eu não consigo aceder ao menu escondido porque será?
 
Topo