• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

hyundai accent

Paulo Girão

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 19, 2008
Mensagens
279
Gostos Recebidos
0
Boa tarde

sou possuidor de um Accent de 1998.
a minha "cara metade" andava com o carro e à uns dias que anda a dizer que o carro faz um barulho esquesito.
ontem após meter o carro a trabalhar constactei isso mesmo. abri o capot e verifiquei que o barulho vinha da bomba da direcção assistida.
verifiquei ainda falta de oleo nela, pelo que repuz oleo dextron como manda o construtor.
verifiquei ainda uma pequena fuga, aparentemente no acoplamento da coluna de direção e caixa de direção. à volta do local tem ainda uns tubos apertados por porcas "bicones?" que transportam o oleo no circuito.
perguntas:
a falta de oleo poderá ter danificado alguma coisa? nota: após reposição aparentemente ficou tudo normal.
o que poderá estar a afectar a fuga do oleo? nota: já estive a verificar apertos nos "bicones", aparentemente não é dali.
os foles estão bons e também a fuga é mais acima.
alguém tem o esquema destas caixas? ou o manual técnico do veiculo?

desde já o meu obrigado
 

adkoni

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 6, 2009
Mensagens
359
Gostos Recebidos
0
Boa tarde

sou possuidor de um Accent de 1998.
a minha "cara metade" andava com o carro e à uns dias que anda a dizer que o carro faz um barulho esquesito.
ontem após meter o carro a trabalhar constactei isso mesmo. abri o capot e verifiquei que o barulho vinha da bomba da direcção assistida.
verifiquei ainda falta de oleo nela, pelo que repuz oleo dextron como manda o construtor.
verifiquei ainda uma pequena fuga, aparentemente no acoplamento da coluna de direção e caixa de direção. à volta do local tem ainda uns tubos apertados por porcas "bicones?" que transportam o oleo no circuito.
perguntas:
a falta de oleo poderá ter danificado alguma coisa? nota: após reposição aparentemente ficou tudo normal.
o que poderá estar a afectar a fuga do oleo? nota: já estive a verificar apertos nos "bicones", aparentemente não é dali.
os foles estão bons e também a fuga é mais acima.
alguém tem o esquema destas caixas? ou o manual técnico do veiculo?

desde já o meu obrigado

Provavelmente a fuga será do retentor o que pode provocar é simplesmente uma fuga se não quizer reparar basta manter o nível correcto.
 

Paulo Girão

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 19, 2008
Mensagens
279
Gostos Recebidos
0
a reparação é complicada?
ou seja, é preciso tirar a caixa de direção fora, ou "basta" desapertar o acoplamento da coluna de direção?
há retentores á venda para caixas de direção? ou kits de reparação.
 

adkoni

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 6, 2009
Mensagens
359
Gostos Recebidos
0
:espi28:
a reparação é complicada?
ou seja, é preciso tirar a caixa de direção fora, ou "basta" desapertar o acoplamento da coluna de direção?
há retentores á venda para caixas de direção? ou kits de reparação.
Amigo não sei se ha para esse carro mas pergunte numa casa de peças ou num agente normalmente só ha caixas completas
 

Paulo Girão

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 19, 2008
Mensagens
279
Gostos Recebidos
0
Boa tarde

estive hoje na Hyundai a saber dos kits de reparação.
eles têm e em conversa com o mecânico deles, foi-me informado que não me metesse nisso, pois é melhor meter novo (dica do técnico da Hyundai).

ora bem, como eu sou "+-leigo" na matéria, ou seja nunca desmontei uma caixa de direcção gostaria de saber a opinião de técnicos batidos nesta area.

pergunta: è assim tão dificel reparar uma caixa de direção? ou por norma estas reparadas duram pouco?
è viável a reparação da mesma?
 

adkoni

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 6, 2009
Mensagens
359
Gostos Recebidos
0
Boa tarde

estive hoje na Hyundai a saber dos kits de reparação.
eles têm e em conversa com o mecânico deles, foi-me informado que não me metesse nisso, pois é melhor meter novo (dica do técnico da Hyundai).

ora bem, como eu sou "+-leigo" na matéria, ou seja nunca desmontei uma caixa de direcção gostaria de saber a opinião de técnicos batidos nesta area.

pergunta: è assim tão dificel reparar uma caixa de direção? ou por norma estas reparadas duram pouco?
è viável a reparação da mesma?
O incoveniente será que em principio vai ter de comprar um kit completo e só precisa de um retentor, o que pode fazer é tirar a cx e tirar o retentor depois ir a uma casa de rolamentos, retentores etc e perguntar por essa medida. pode ser que tenham essa medida ou então tirar a referencia antes de estragar o velho.
 

Paulo Girão

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 19, 2008
Mensagens
279
Gostos Recebidos
0
Boas
ao amigo adkoni muito obrigado, ficou o registo da informação prestada.

tenho o "problema" de não "poder" parar o carro, mas se tiver de ser que remédio, vai é ser um stress danado.

um outro assunto: falaram-me de um aditivo para colocar no oleo desta que deixava de verter. será possivel?
não há incoveniente experimentar pois não?
 
Última edição por um moderador:

adkoni

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 6, 2009
Mensagens
359
Gostos Recebidos
0
Boas
ao amigo adkoni muito obrigado, ficou o registo da informação prestada.

tenho o "problema" de não "poder" parar o carro, mas se tiver de ser que remédio, vai é ser um stress danado.

um outro assunto: falaram-me de um aditivo para colocar no oleo desta que deixava de verter. será possivel?
não há incoveniente experimentar pois não?

Amigo estamos falar de uma direcção!!! um tapa-fugas tapa as fugas e pode tapar o que não deve!!! se fosse para tapar um furo no deposito da agua do limpa vidros se corresse mal, limpava o vidro com um balde agua, agora se ficar sem direcção em andamento não deve ser agradável. Pense bem antes de fazer alguma coisa. se é para remediar mais vale andar com a fuga e ir vendo o nível de oleo.:espi28:
 

Paulo Girão

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 19, 2008
Mensagens
279
Gostos Recebidos
0
Boas adkoni
devo informar que tenho o problema resolvido.
Um novo colega meu tem uma garagem onde faz pequenas reparações em viaturas. Após combinarmos fui lá e este detectou que a fuga provinha dos "bicones". Retirou-se estes para averiguar e viu-se uns pequenos oringues.
Após substituição destes ficou ok.
Não sei como isto se estraga? bem! podia ser por velhice, mas os ditos cujos não estavam ressequidos nem gretados, aparentemente suponho ter sido aquando da troca da correia de destribuição, bomba de água que o "profissional" tenha dado um toque neles. digo "profisional" porque este teve de desmontar por duas vezes os equipamentos que dão acesso á correia para ajustes desta, ficava sempre demasiado esticada.

De qualquer forma agradeço a ajuda prestada e fica aqui o feedback da resolução do problema.

Obrigado
 

brlight

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 2, 2007
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Boas adkoni
devo informar que tenho o problema resolvido.
Um novo colega meu tem uma garagem onde faz pequenas reparações em viaturas. Após combinarmos fui lá e este detectou que a fuga provinha dos "bicones". Retirou-se estes para averiguar e viu-se uns pequenos oringues.
Após substituição destes ficou ok.
Não sei como isto se estraga? bem! podia ser por velhice, mas os ditos cujos não estavam ressequidos nem gretados, aparentemente suponho ter sido aquando da troca da correia de destribuição, bomba de água que o "profissional" tenha dado um toque neles. digo "profisional" porque este teve de desmontar por duas vezes os equipamentos que dão acesso á correia para ajustes desta, ficava sempre demasiado esticada.

De qualquer forma agradeço a ajuda prestada e fica aqui o feedback da resolução do problema.

Obrigado

Ainda bem q conseguiram reparar isso, apenas um pequeno aparte, fico contente q o "profissional" era um "profissional" pq estou certo q se o mesmo n fosse a correia teria "ido" da primeira x esticada.
 

Paulo Girão

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 19, 2008
Mensagens
279
Gostos Recebidos
0
acontece amigo, que o "profissional" foi tão "profissional", que me deixou ir embora com água da torneira no radiador e quando eu lhe telefonei após ter andado um pouco com carro e notei um "barulho" estranho, disse-me não ter nada a temer. Ainda andei com o carro assim cerca de 1500KM.
O barulho eram "dois", um proveniente da correia esticada em demasia que fazia "cantar" o tensor e o outro quando chegava às 3.700 RPM fazia uma ressonância para dentro do carro que eu já estava a pensar vender o carro.

Só rectificou o problema porque eu andei algum tempo a "chatear" e mesmo assim danificou a bomba de água nova, porque imagine-se enganou-se no parafuso. Meteu o parafuso maior na poli desta, trancando a bomba e o aperto foi de tal ordem que empenou o embolo. Assim valeu-me mais cerca de 98€+iva. Isto porque eu notei a correia a rodar mal e ao alertá-lo este disse-me que não tinha problema. Assim voltou-se a ter de desmontar toda a involvência da protecção da correia para substituir a bomba de água. Enfim o individuo aparenta ser "idóneo e tal" mas deixa muito a desejar, enfim só aparencias.
O outro problema da ressonância e vibração às +- 3.700 RPM ainda estou para o resolver, já estive na hyundai e não conseguiram detectar o problema. pensou-se ser algum apoio que o "profissional" deixou "enjanbrado", mas essa hipótese para já parece estar posta de parte porque "aparentemente" foi visto e não viram nada de anormal.
Assim quando me referi no post anterior "profissional" sei o que estava dizendo, mais um pouco e... :shy_4_02:
 
Última edição:

brlight

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 2, 2007
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Ola mais uma vez, nunca quis dizer q n sabias o q estavas a dizer Paulo, apenas baseado naquilo q referiste pareceu-me um pouco "injusto" o modo como te referiste ao mecânico q te fez o serviço, quero com isto dizer q por x quem "esta de fora" tem uma ideia completamente errada das coisas, até pq no q toca á mecânica bem como mto possivelmente outras profissões q não vou referir pelo facto de não ter conhecimento de causa uma coisa é ver ou saber como fazer e outra é o fazer, obvio q independentemente das condições ou circunstâncias em q trabalhamos temos de ser competentes, lamento q tenhas passado pelo q passaste, mas tenta ver o lado positivo, já sabes onde não deves ir :) ( não leves a mal, brincadeira), qto a ressonância de q falas uma vez q apoios não são, o q seria a causa mais provavel ,se não estão desvulcanizados, ja tive um problema idêntico se bem q no teu caso n deve ser o mesmo de certeza, senão já tinham dado com ele, no meu caso foi escape.Desculpa mais uma vez se te interpretei mal ou tu a mim, mas por x fico um pouco indignado com as pessoas q apontam o dedo aos mecânicos pois como qq bom ser humano erros acontecem o importante é aprender com eles, resovê-los e tentar não os cometer numa proxima.Espero q resolvas o teu problema e o mesmo não seja devido a um mau serviço prestado na distribuição (tb já vi algo semelhante) abraço e td de bom.
 
Última edição:

Paulo Girão

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 19, 2008
Mensagens
279
Gostos Recebidos
0
Olá Boa tarde.

Comprendi perfeitamente onde o amigo brlight quis "tocar" no 1º post e entendo-o claramente, até porque também já fui injustiçado.
Eu tento ser justo, apesar de por vezes "prevaricar" sem intenção de dizer mal por dizer.
Aqui não foi o caso, este individuo falhou como profissional e civicamente, pois apesar de errar, tentou fujir á "responsabilidade".

Enfim já está já está e agora não falemos mais disto amigo brlight, só um aparte, nunca poderia levar a mal, o amigo estar a defender a classe. Isso só demonstra competência. (quem não se sente não é filho de boa gente).

De facto vendo o lado "positivo" nunca mais eu irei ao dito cujo. De facto "azares" acontecem, só neste caso foram "vários", puxa...:shy_4_02:

Quanto à dica do escape vou "agarrá-la" e irei a uma casa de escapes para eles analizarem.

obrigado e aquele abraço
 

Paulo Girão

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 19, 2008
Mensagens
279
Gostos Recebidos
0
Boa tarde

Cá estou eu de novo para comunicar uma situação algo estranha. Fui fazer uma lavagem de estrada ao carro, fazia já algum tempo que estava a "precisar" e aproveitei o facto de haver oleo espalhado pelo carro, devido à fuga mencionada, bem como babadelas do "motor". O colega que reparou a anomalia da fuga de oleo da direcção, chamou-me à atenção para o facto de haver dois cinoblocos por baixo do motor com bastante oleo.
Assim após sair da dita lavagem, ia-me a dirigir para rectificar o escape, como sugerido aqui no tópico. Qaundo entrei na IC19, puxei pelo carro e para meu espanto ao chegar às 3700rpm e até às 4000rpm a ressonância desapareceu, nem quero acreditar, mas o facto é que voltei a ir áquelas rotações e nada.
Não sei o que se passou mas ainda bem que o carro voltou à "maciês" de outrora.
:espi28:
 
Topo