• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Windows 7 - Corrigir índice do disco rígido

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
por Vítor M.

Reparei que a minha máquina tinha um índice de experiência muito baixo, em relação ao que eu tinha com o Windows Vista instalado na máquina. Não entendo! Só depois de andar a pesquisar é que dei conta da “gralha” da versão beta do Windows 7. Mas há solução!

imagem_windows7_indice_hd01_small.jpg


O Windows 7 é idêntico em muitos aspectos ao Windows Vista. Muitas das funções do Vista foram estendidas ao Windows 7 apenas com um lifting facial e pouco mais. Estavam a funcionar correctamente, logo é legítimo que se mantenham.

É o caso, por exemplo, do Windows Experience Index ou Índice de Experiência do Windows. Esta ferramenta informa e classifica o hardware para o utilizador ter noção do equilíbrio dos componentes face aos requisitos do Sistema Operativo.

No Windows 7 esta função ganhou um pouco mais de autoridade ao ligar ou desligar funções no Windows, isto derivado à tal classificação do Windows Experience Index (WEI).

Por exemplo o efeito AERO Glass do Windows 7 só fica activo se o Índice for 2.0 ou superior (há quem aponte para 3.0 mas na minha máquina o 2.0 já activou todos os efeitos AERO logo não se confirma o índice de 3.0).

Este impedimento, muitas vezes nem é causado por falta de requisitos gráficos, como mo meu caso, era o disco que “obrigava” um índice de 2.0 quando o restante é bem mais alto.

O WEI penalizou drasticamente os valores do disco rígido, quando os utilizadores migraram do Vista para o Windows 7. O problema está numa função que “atrasa” o disco na sua função normal e isso é visto pelo WEI como uma falta de performance. Vamos então desligar a função de caching da drive para reparara o rácio do disco.

imagem_windows7_indice_hd02_small.jpg


1. Botão direito sobre o Computer e seleccione a opção Properties do menu de contexto que se abriu.

2. Seleccione na janela que se abriu, do lado esquerdo em cima a opção Device manager.

3. Localize o seu disco principal e com o botão direito em cima deste escolha a opção Properties.

imagem_windows7_indice_hd03.jpg


 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
4. Agora vá para o separador Policies e desmarque a opção Enable Write Caching on the device e clique no botão OK.

5. Corra novamente o Windows Experience Index.

Este procedimento deverá corrigir o problema de avaliação do disco no Windows Experience Index.

imagem_windows7_indice_hd04_small.jpg




É provável que esta função, nas futuras builds, venha desligada ainda por cima nem é uma função consensual em termos de segurança e performance. Não sei mesmo porque nesta versão vem activada!

 
Topo