• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Licença carabina pressão de ar 4,5mm?!

4c1d

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 18, 2009
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Olá amigos. Este é o meu primeiro post aqui no fórum. Estava interessado em adquirir uma carabina a pressão de ar 4,5mm para dar uns tiros nuns alvos de papel no meu quintal. Preciso de algum tipo de licença para isso?

Btw, sou maior de idade.:espi28:

Abraço e obrigado!
 

jcodigo

GF Ouro
Entrou
Fev 21, 2007
Mensagens
3,912
Gostos Recebidos
3
Amigo 4c1d, para compra de carabinas, espingardas, pistolas ou revólveres de pressão de ar ou outro gás com calibre de chumbos até 5,5mm, não precisas de documentos. A compra, venda e porte são livres desde que os canos das mesmas não sejam inferiores a 30 cm.
Por isso amigo, estás à vontade.
Bons tiros e cuidado com os vizinhos, segurança acima de tudo.
Para saber como pode obter licença de uso e porte de armas de fogo e alarme visite o site da P.S.P :right:
:espi28:
 

4c1d

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 18, 2009
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Amigo 4c1d, para compra de carabinas, espingardas, pistolas ou revólveres de pressão de ar ou outro gás com calibre de chumbos até 5,5mm, não precisas de documentos. A compra, venda e porte são livres desde que os canos das mesmas não sejam inferiores a 30 cm.
Por isso amigo, estás à vontade.
Bons tiros e cuidado com os vizinhos, segurança acima de tudo.
Para saber como pode obter licença de uso e porte de armas de fogo e alarme visite o site da P.S.P :right:
:espi28:

Muito obrigado e um abraço. Se alguém quiser acrescentar mais qq coisa...
 

devotrio

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 14, 2008
Mensagens
68
Gostos Recebidos
0
...carabina de pressão de ar 5,5....

Boa noite pessoal das "flóbér":

Tenho uma NORICA STORM 5,5, com mira hammerli e costumava andar com ela na bagageira do jeep, tenho cadeado de gatinho e bolsa própria.

Fiz, e ainda faço muito alvos onde os uso em terrenos rústicos do meu sogro e de amigos durante uns petiscos.

Durante o curso da LUPA perguntei ao chefe Santos de Santarém se podia andar com a pressão d'ar no carro?

Ele respondeu que só a posso ter no quintal para dar uns tiros a alvos (a gatos também, sem ninguém ver) e que se for apanhado um dia com ela no carro, a multa são 500€, e fico sem ela....... E porquê??? Porque não tenho licença de tiro desportivo, nem estou inscrito num clube...

Fiquem bem
 

jcodigo

GF Ouro
Entrou
Fev 21, 2007
Mensagens
3,912
Gostos Recebidos
3
Exactamente amigo devotrio.
No Artigo 11.º Armas e munições da classe G, no nº 12 diz:
Não é permitido o uso e porte de armas de ar comprimido fora de propriedade privada e dos locais autorizados.
:espi28:
 

J.O

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2009
Mensagens
1,430
Gostos Recebidos
0
Que tipos de licença de uso e porte de arma existem

Conforme os amigos devotrio e jcódigo informaram, aqui ficam os tipos de licença existentes.

Os cidadãos podem aceder aos seguintes tipos de licenças:

B1 – Armas ditas de defesa pessoal (cano curto, 6.35 ou .32 S&W Long);

C – Armas de fogo de cano longo e com alma estriada ou de alma lisa com cano que não exceda os 60 cm; de cano curto e de tiro-a-tiro, unicamente aptas a disparar munições de percussão centra; de calibre até 6mm para munições de percussão anelar; réplicas usadas em tiro desportivo; e armas de ar comprimido de calibre superior a 5.5mm;

D – armas de fogo de cano longo (superior a 60 cm), com canos de alma lisa ou de alma estriada desde que exclusivamente aptas a disparar munições próprias de canos de alma lisa;

E – Aerossóis (usando gás pimenta), armas eléctricas até 200 mil V e armas de fogo exclusivamente aptas a dispara munições não-metálicas;

F – Matracas, sabres e armas brancas tradicionalmente utilizadas nas artes marciais; réplicas de armas de fogo, inutilizadas ou não, quando destinadas a colecção;

G – Armas de uso veterinário, de sinalização, lança-cabos, ar comprimido desportivas e de softair.

armas.mai-gov.info​
 

Augusto_Sa

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 4, 2009
Mensagens
12
Gostos Recebidos
0
:Espi54:

Bem Vindo! :36_2_51::36_2_51::36_2_51:

Não necessitas de q.q. licença. Só precisas de ter juizo! Não f**** as molas da roupa dos vizinhos, nem lhes fures os frutos nas arvores e tudo vai correr bem.
Bons tiros.

Um abraço. :spi70[1]:
 
Última edição por um moderador:

edu_fmc

GForum VIP
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
21,260
Gostos Recebidos
14
:Espi54:

Bem Vindo! :36_2_51::36_2_51::36_2_51:

Não necessitas de q.q. licença. Só precisas de ter juizo! Não f**** as molas da roupa dos vizinhos, nem lhes fures os frutos nas arvores e tudo vai correr bem.
Bons tiros.

Um abraço. :spi70[1]:

Cuidado com a linguagem.....

Cumps
 

kikoalves

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Abr 26, 2009
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
boas noites, alguem me pode dizer qual o modelo de carabina a comprar, se pretendo fazer tiro ao alvo, não queria uma de grande monta, pois so pretendo gastar ate 150 €, já agora um muito obrigada a quem me responder.
 

jcodigo

GF Ouro
Entrou
Fev 21, 2007
Mensagens
3,912
Gostos Recebidos
3
boas noites, alguem me pode dizer qual o modelo de carabina a comprar, se pretendo fazer tiro ao alvo, não queria uma de grande monta, pois so pretendo gastar ate 150 €, já agora um muito obrigada a quem me responder.

De um modo geral o calibre mais indicado, para o tiro ao alvo, onde a força de impacto é um factor de importância menor, é o calibre 4,5mm (cal.177). Também nas armas de potência baixa e média, dotadas deste calibre, geralmente a trajectória do projéctil (vulgarmente conhecido como chumbo), é mais rectilínea facilitando o cálculo de descontos a dar com a distância do alvo.

E como não podia deixar de ser, a eterna questão da "potência", tão querida dos atiradores Portugueses. A energia com que um chumbo é impelido através do cano, para qualquer que seja o uso que se pretende dar à carabina em questão, é algo perfeitamente secundário! De que serve toda a potência do mundo se o chumbo não acerta onde é suposto? Honestamente posso afirmar que esta é a opinião de praticamente todos os atiradores experientes que conheço.

O mundo das carabinas de ar comprimido encontra-se dominado por duas formas distintas de fornecer a energia ao projéctil, através de ar comprimido armazenado na própria arma ou através do avanço de um pistão dentro de uma câmara de compressão.

As armas de pistão-mola são as mais vulgares no nosso país, sendo a energia transferida de uma mola para o chumbo através do avanço de um pistão dentro da câmara de compressão. Este tipo de armas tem recuo, sendo a violência deste dependente principalmente da potência da arma, pelo que a partir de uma certa potência torna-se difícil dominar o recuo de modo a ter um bom grau de precisão, pois o atirador sofre os efeitos do recuo ainda antes de o chumbo se libertar das estrias do cano, pelo que se o recuo não permitir ao atirador manter-se no alvo este não irá ser bem sucedido em atingi-lo. Comprar uma arma de pistão-mola muito potente é na minha humilde opinião uma perda de dinheiro porque são geralmente pouco precisas e destroem qualquer mira em três tempos.

As armas pneumáticas de ar pré-comprimido ou PCP (pre-charged-pneumatic), possuem uma certa quantidade de ar sob pressão armazenado dentro da própria arma e que é usado para impelir o chumbo através do cano. Não apresentam recuo, pelo que são mais fáceis de dominar, mas são bastante mais dispendiosas. Também é necessário o equipamento especializado para se carregar a arma de ar comprimido, quer este seja obtido a partir de uma bomba própria para o efeito ou uma botija de mergulhador.

Pode parecer um pouco estranho mas se é novo nestas lides recomendo vivamente que se inicie com uma arma de pistão-mola, que para além de serem menos dispendiosas, têm um ciclo de tiro mais exigente, obrigando o novato a ganhar maior disciplina de tiro, isto é, consistência com que se posiciona e maneja a carabina evitando que ganhe alguns vícios nefastos próprios de quem atira apenas com PCP's.

Deverá sempre que possível experimentar o maior número de armas/miras para encontrar o modelo que melhor se adapta à sua ergonomia e estilo de tiro, pois irá atirar com a arma numa grande variedade de posições (sentado, ajoelhado de pé ou numa mesa de tiro).

in: apft​
 

pecarosa

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
104
Gostos Recebidos
0
Está tudo dito, ou quase..

Todas as opiniões estão correctas pelo que só posso dar um conselho.
a ter de comprar, que seja bom material.
Por mais uns 15 euros já se compra uma boa carabina.
Eu tenho uma Gamo wisper x e estou satisfeito.
O prijectil atinge pelo que dizem, 305m/s, mas depende de muitos factores.
Se tiver possibilidade de ir a espanha, pode adquirir a gamo que atinge 340m/s que em portugal não é permitida já que a potencia máxima autorizada são os tais 305m/s.
Ja cheguei a matar um coelho a 30 metros com ela.
 

prp

GF Bronze
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
14
Gostos Recebidos
0
elaaaaaa um coelho a trinta metros com uma carabina pressão de ar de 4,5. vou já comprar uma e vender a minha .22 magnum.
 

Agostini7

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Mai 6, 2010
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Boas
As pressões de ar compradas fora do País com velocidades acima do permitido estao legais?
Alguem conhece uma arma semelhante á Benjamin Marauder pelo mesmo preço? Ou terei de comprar uma em Espanha? Ou ainda mandar vir uma dos EUA?
 

portman89

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Set 27, 2010
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
uma duvida

boas....comprei a pouco tempo uma cometa300 com tiro de 300m/s.como ainda n estou bem dentro do assunto alguem me sabe dizer se presta para algume coisa ou fui enganado??
obrigado
 

zecagonzalez

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Out 4, 2011
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Estou pensando em comprar uma carabina de pressão. Gostaria de saber se vocês conhecem algum lugar na zona norte de São Paulo para treinar, porque só conheço na zona sul o clube Hebraica e a Associação Nova Bandeirante Tiro Alvo.
Valeu!
 

boss97

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 20, 2011
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
ola, boas a todos eu gostava de saber se e preciso algum tipo de licença especifica para dar uns tiros nuns passaros que nao sejam proibidos matar. ja agora um obrigado a quem me responder.
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Boss, não existe nenhum tipo de ave ou animal selvagem que não seja permitido abater sem carta de caçador e respectivas licenças e só com armas de fogo.

As armas pressão de ar não carecem de licença de uso, se o calibre não for superior a 5,5mm e a potência do disparo não ultrapassar os 24 Joules.
 

boss97

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 20, 2011
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
boas, gostava de saber se fui enganado, a minha pressao de ar e uma stoger 4.5 mod x5 que atinge os 260m/s. custou 155€.
 
Última edição:

becas12

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Dez 30, 2011
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Boss97, foste enganado.

Penso que foste enganado, comprei uma stoeger x20 5.5, 240m/s a 124€ e a 4.5 igual, que sai a 305m/s era tambem 124€
 

boss97

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 20, 2011
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
boas, UMA DUVIDA

Gostava de saber se posso fazer tiro ao alvo no quintal da minha vivenda que tem algumas a volta. E já agora um muito obrigado a quem me responder.
:)
 
Última edição:
Topo