• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

O que as mulheres grávidas precisam de saber

Luana

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 25, 2007
Mensagens
2,106
Gostos Recebidos
1
E se eu estiver grávida e contrair esta nova gripe?


As mulheres grávidas têm maior probabilidade de ter complicações graves com a nova gripe A
(H1N1)v tal como acontece com a gripe sazonal, mas não há evidência que tenham maior
probabilidade de contrair esta infecção.
Saiba que se ficar doente pode fazer o mesmo tratamento que o resto da população.
O que posso eu fazer para me proteger a mim, ao meu bebé e família?
Não existe actualmente vacina para esta infecção.
As medidas preventivas são muito importantes:
Siga estes passos para prevenir a propagação de vírus e proteger a sua saúde:
• Cubra o nariz e a boca com um lenço de papel sempre que tosse, espirra ou alguém o faz
perto de si. Deite o lenço no lixo após a utilização;
• Lave frequentemente as mãos, com água quente e sabão, durante 40 a 60 segundos;
especialmente depois de um espirro ou tosse. Se utilizar um gel de lavagem de mãos à base
de álcool, não adicione água e espalhe o gel nas mãos até que evapore/seque;
• Em ambientes muito movimentados, evite tocar nos olhos, nariz e boca, antes de lavar as
mãos. O vírus também se propaga deste modo;
• Evite o contacto com pessoas doentes. Reduza as suas saídas;
• Se for indicada a sua utilização, use correctamente as máscaras faciais.
Quais os sintomas de gripe A (H1N1)v?
Os sintomas são parecidos com os da gripe sazonal habitual e incluem o seguinte:
• Febre
• Tosse
• Dores de garganta
• Dores musculares
• Dores de cabeça
• Rash cutâneo
• Arrepios e fadiga
• Por vezes diarreia e vómitos
O que devo fazer se ficar doente?
• Se teve contacto próximo com alguém infectado com a gripe A, ou que esteja a ser tratado
por exposição ao (H1N1)v, contacte a Linha “Saúde 24” (808 24 24 24) e esclareça se
precisa de tratamento para reduzir as hipóteses de adoecer com a gripe.
• Se houver casos de gripe A (H1N1)v na sua comunidade preste atenção especial ao seu
corpo e ao que está a sentir.
• Se sentir sintomas ligeiros de gripe, permaneça em casa, limite o contacto com outras
pessoas e telefone para a Linha “Saúde 24” (808 24 24 24).


Como é tratada esta gripe?


• Trate a febre. Manter a temperatura dentro dos seus valores habituais é muito importante
para o seu bebé. O Paracetamol é o melhor tratamento para a febre durante a gravidez e
pode ser tomado 1gr de 8/8horas. Se tiver dúvidas pode ligar para a Linha “Saúde 24”
(808 24 24 24).
• Beba água, ou outros líquidos, em abundância para repor os que perdeu por estar doente.
• Os medicamentos antivirais como o Tamiflu® (oseltamivir) ou Relenza® (zanamivir) só
devem ser utilizados sob prescrição médica. Não estão descritas complicações na grávida ou
no feto com a utilização destes fármacos.
 
Topo