• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Presidente de Honduras é detido por militares e levado para a Costa Rica

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
O presidente de Honduras, Manuel Zelaya, foi detido hoje (28) por um grupo de militares, horas antes de o país iniciar uma consulta pública para reformar a Constituição, o que daria ao presidente a possibilidade de reeleição.

Em entrevista por telefone à televisão multiestatal Telesur, Zelaya disse que foi sequestrado durante a madrugada, levado para a base aérea e embarcado em um avião para San José, capital da Costa Rica.

“Um sequestro brutal, feito sem nenhuma justificativa. Romperam os portões, ameaçaram disparar em mim. Me puseram em um veículo, me trouxeram à Força Aérea e me puseram em um avião com militares dentro e me deixaram aqui em San Jose”, afirmou.

A consulta pública foi considerada inconstitucional pelo Parlamento e pelo Suprema Corte de Honduras. “É um processo democrático e participativo. Esse sequestro é uma extorsão ao sistema democrático hondurenho”, rebateu Zelaya.

Segundo informações da agência argentina Telam, a programação das emissoras de rádio foi interrompida na manhã de hoje e passou a transmitir apenas música popular local.

Zelaya disse que vai amanhã (29) a Manágua, capital da Nicarágua, para uma reunião de chefes de Estado da América Central. O presidente hondurenho comparou seu sequestro à tentativa de golpe contra o presidente venezuelano Hugo Chávez, em 2002, e pediu aos colegas de continente que se manifestem pela “restituição da ordem e do sistema de direitos” em Honduras.

Fonte: Agência Brasil
 
Topo