• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Carta de caçador/uso e porte de Arma.

dany_boy

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 15, 2009
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Ola Boa tarde a todos...

Estou a colocar este post, para se possivel obter ajuda/esclarecimento em relação ao que realmente deve ser feito para obter a carta de caçador e a lincenca de uso e porte de arma...isto porque eu desde 31-07-09 que deixei ficar a coisa alinhavada, isto é no fim de ter concluido todos os exames testes práticos na psp etc etc, disseram me que teria de ir ao medico de familia pedir um atestado e reunir registo criminal novamente fotos...
Bem na verdade o unico problema aqui reside no atestado médico:
- isto porque mudei recentemente de medico de familia e quando fui ter com esse mesmo medico q me foi atribuido e lhe disse q precisava de um atestado para obter a licenca de uso e porte de arma, disse me q nao sabia mto bem como funcionava e tinha de perguntar a delegada de saude.

- passou uma semana e ele ja tinha falado com a delegada de saude, e disse me q tinha de ir fazer exames psicologicos/psicotecnicos, q so depois me passava o referido atestado.

- fiz o exame psicologico/psicotecnico ha um mês (na altura perguntei a psicologa se demorava mto a ter o resultado ela disse q me enviava a cobrança na semana seguinte), bem continuo a espera ate hj.

- na verdade tendo em conta que comecei a tentar obter o atestado medico junto do medico de familia no dia 31-07-09, e ate hj continuo a espera sem saber o q fazer...perguntava apenas se:
-é noramal este tempo de espera?
-o atestado medico tem obrigatoriamente que ser feito pelo medico de familia e tem de incluir exame psicologico/psicotecnico??
-será q posso requerer este mesmo atestado a um medico particular?

Enfim, se alguem tiver conhecimento do funcionamento geral deste tipo de coisas, ou que ja tenha obtido uso e porte de arma este ano ou tenha conhecimento de situação identica...agradecia que me clarifica se um pouco as ideias...pois isto quanto a mim parece me burocracia.

Atenciosamente, melhores cumprimentos.
 

jcodigo

GF Ouro
Entrou
Fev 21, 2007
Mensagens
3,912
Gostos Recebidos
3
Amigo quem passa o atestado médico para a obtenção da Carta de caçador ou Uso e Porte de Arma é o Delegado(a)de Saúde e é na hora. :right:
 

Augusto Patacao

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 28, 2008
Mensagens
49
Gostos Recebidos
0
Ola Boa tarde a todos...

Estou a colocar este post, para se possivel obter ajuda/esclarecimento em relação ao que realmente deve ser feito para obter a carta de caçador e a lincenca de uso e porte de arma...isto porque eu desde 31-07-09 que deixei ficar a coisa alinhavada, isto é no fim de ter concluido todos os exames testes práticos na psp etc etc, disseram me que teria de ir ao medico de familia pedir um atestado e reunir registo criminal novamente fotos...
Bem na verdade o unico problema aqui reside no atestado médico:
- isto porque mudei recentemente de medico de familia e quando fui ter com esse mesmo medico q me foi atribuido e lhe disse q precisava de um atestado para obter a licenca de uso e porte de arma, disse me q nao sabia mto bem como funcionava e tinha de perguntar a delegada de saude.

- passou uma semana e ele ja tinha falado com a delegada de saude, e disse me q tinha de ir fazer exames psicologicos/psicotecnicos, q so depois me passava o referido atestado.

- fiz o exame psicologico/psicotecnico ha um mês (na altura perguntei a psicologa se demorava mto a ter o resultado ela disse q me enviava a cobrança na semana seguinte), bem continuo a espera ate hj.

- na verdade tendo em conta que comecei a tentar obter o atestado medico junto do medico de familia no dia 31-07-09, e ate hj continuo a espera sem saber o q fazer...perguntava apenas se:
-é noramal este tempo de espera?
-o atestado medico tem obrigatoriamente que ser feito pelo medico de familia e tem de incluir exame psicologico/psicotecnico??
-será q posso requerer este mesmo atestado a um medico particular?

Enfim, se alguem tiver conhecimento do funcionamento geral deste tipo de coisas, ou que ja tenha obtido uso e porte de arma este ano ou tenha conhecimento de situação identica...agradecia que me clarifica se um pouco as ideias...pois isto quanto a mim parece me burocracia.

Atenciosamente, melhores cumprimentos.

Amigo qualquer médico passa o atestado desde que cumpra a minuta propria do Decreto - Lei da caça ( identificação do caçador comprovativo de que não é portador de anomalia psíquica ou de deficiência orgânica ou fisiológica que torne perigoso o exercicio da caça com o emprego de armas de fogo.)
 

mighcar

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 30, 2009
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Depois de entregarmos todos os documentos na PSP para pedir a licença de uso e porte de arma, alguém sabe (mais ou menos) quanto tempo demora a chegar a licença de uso e porte de arma?




--------------------------------------------------------------------------------
Hoje fui a direcção geral das florestas pedir a carta de caçador. São necessários os seguintes documentos: Atestado médico para a carta de caçador, registo criminal para a carta de caçador, 2 fotografias e fotocópia do BI (ou cartão de cidadão). Temos que pagar 10,25 euros
Segundo a informação dos serviços, a carta demora cerca de 2 a 3 semanas e está previsto por decreto que não pode demorar mais que 2 meses. Portanto, se alguém está a mais de dois meses a espera da carta de caçador é melhor “dar corda aos sapatos “ e tentar saber o que se passa com o seu processo.
Para a licença de uso e porte de arma fui informado que são necessários os seguintes documentos:
Cópia do BI (ou cartão de cidadão), 2 fotografias, certificado de aprovação do curso técnico e cívico, cópia da carta de caçador, certificado médico para o uso e porte de arma, registo criminal para a licença de uso e porte de arma, certificado da autoridade nacional de segurança rodoviária ( acho que é pedido na psp), Prova de residência e caso já tenha arma de caça (se for praticante do tiro desportivo, etc) tem que apresentar prova do seguro obrigatório.
Convém levarem os originais dos documentos que tiraram fotocópias porque a psp pode querer confirmar se as cópias são verdadeiras. Não sei quanto temos que pagar mas penso que há-de ser uma triste surpresa:::::
Quanto ao certificado de aprovação do curso técnico e cívico, no dia do exame fui informado que o documento demorava, cerca de 10 a 12 dias, a ser enviado por correio.
Temos que levar isto na desportiva……………….. não sei é se tenho paciência para tanto.

--------------------------------------------------------------------------------
Última edição por mighcar; 26-10-09
 

Kelluis

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Dez 7, 2009
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
alguem me sabe dizer quanto custa tirar licença porte arma de caça?

Enviem me os preços de tudo .

obrigad0
 

xina 1979

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 5, 2009
Mensagens
28
Gostos Recebidos
0
Depois de entregarmos todos os documentos na PSP para pedir a licença de uso e porte de arma, alguém sabe (mais ou menos) quanto tempo demora a chegar a licença de uso e porte de arma?

bom dia amigo mighcar,

no meu caso,demorou cerca de 3 meses.
julgo ser esse o tempo que a maioria de nós teve de esperar.

um grande abraço e boa sorte
 

devotrio

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 14, 2008
Mensagens
68
Gostos Recebidos
0
...Quanto custa tirar a LUPA...

alguem me sabe dizer quanto custa tirar licença porte arma de caça?

Enviem me os preços de tudo .

obrigad0



Boa Tarde:

A minha custou 385€, é o único n.º que me lembro bem.


(lupa+ou- 102€, papeis, atestados médicos +ou- 20€, carta de caçador +ou- 11€, inscrição em exame de carta de caçador 50€, inscrição curso LUPA +ou- 30€, curso LUPA 125€, deslocações +ou- 85, comprovativo curso +ou- 30€, pedido de compra de carabina 3.5€, emissão de certificado de LUPA +ou- 30€, registos criminais (2x) 7€, mais uns poucosetc,etc...)
 
Topo