• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Duvida - carta de caçador

p3dr0cAx

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 7, 2009
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
Ola companheiros, eu tenho uma duvida e se alguem me podesse esclarecer ficaria muito grato. Entao a duvida, é que o meu irmao tem 15 anos e ele queria ir tirar a carta de caçador mas o problema é que ele so faz 16 no mês dos exames, e eu gostaria de saber se ele pode se inscriver com 15 anos e depois receber quando fizer 16?

cumps.
 

p3dr0cAx

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 7, 2009
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
Ola helldanger1, caro amigo desculpe a minha burrice, mas a duvida é que se ele se pode inscrever com 15 anos para tirar a carta de caçador, pois ele faz 16 anos +/- na data da 1º chamada de exame

cumps.
 
Última edição:

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
CAPÍTULO IV
Exercício da caça
Artigo 20.º
Requisitos
1 - Só é permitido caçar aos indivíduos com mais de 16 anos, detentores de carta de caçador e que estiverem munidos da necessária licença de caça e demais documentos legalmente exigidos.
2 - Para além da carta de caçador, o menor necessita de autorização escrita da pessoa que legalmente o represente.

::: Lei n.º 173/99, de 21 de Setembro

espera pelo amigo CSI ou jcodigo que eles estao mais dentro do assunto, em todo o caso fica a minha leitura disto...
 

jcodigo

GF Ouro
Entrou
Fev 21, 2007
Mensagens
3,912
Gostos Recebidos
3
Amigo a fase de inscrições é feita entre 1 de Outubro e 31 de Dezembro daí o seu irmão não ter os 16 anos feitos.
E como tal a carta de caçador só pode ser emitida a favor dos requerentes que reunam simultaneamente as seguintes condições:
- Sejam maiores de 16 anos;
- Não sejam portadores de anomalia psíquica ou de deficiência orgânica ou fisiológica que torne
perigoso o exercício da caça no âmbito da especificação pretendida;
- Não estejam sujeitos a proibição de caçar por disposição legal ou decisão judicial;
- Tenham obtido aprovação em exame (ver exame para carta de caçador) destinado a apurar a
aptidão e o conhecimento necessário ao exercício da caça no âmbito da especificação
pretendida;
- Requeiram a concessão de carta de caçador até 31 de Maio do ano imediato ao da realização de
exame com aproveitamento.
 

p3dr0cAx

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 7, 2009
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
obrigado a todos pela a ajuda...

cumps.
 

Augusto Patacao

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 28, 2008
Mensagens
49
Gostos Recebidos
0
Ola companheiros, eu tenho uma duvida e se alguem me podesse esclarecer ficaria muito grato. Entao a duvida, é que o meu irmao tem 15 anos e ele queria ir tirar a carta de caçador mas o problema é que ele so faz 16 no mês dos exames, e eu gostaria de saber se ele pode se inscriver com 15 anos e depois receber quando fizer 16?

cumps.

Caro amigo o seu irmão pode se inscrever para o exame de carta de caçador com 15 anos desde que quando for exame para o uso e porte de arma tenha feito os 16 anos pois ai é que não pode fazer o curso com 15 anos mas o exame para a carta sim pois é válido por um anos o exame. ( Atenção o primeiro Curso e exame para o uso e porte de arma é normalmente em Junho) e o segundo da segunda chamada é no final de Julho e o seu irmão faz anos antes destas datas pode se inscrever)
 

p3dr0cAx

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 7, 2009
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
Obrigado amigo Augusto Patacao pela ajuda e sim ele faz antes dessa data, vou-lhe ja disser que se pode inscrever vai ficar super contente...

Cumps. Obrigado a todos
 

jcodigo

GF Ouro
Entrou
Fev 21, 2007
Mensagens
3,912
Gostos Recebidos
3
Amigo p3dr0cAx, as minhas desculpas pela informação dada relativamente à sua dúvida, dei uma informação errada e peço desculpa. Efectivamente e como diz o amigo Augusto Patacao e muito bem e depois da informação que me foi dada pelas autoridades competentes, que diz:

Até 31 de Dezembro deste ano a legislação em vigor não determina qualquer limite de idade para inscrição em exame, sendo apenas necessário ter 16 anos para poder realizar o curso de formação técnico e civico da responsabilidade da PSP e poder, posteriormente, solicitar a carta de caçador.

Para fins de realização do curso e correspondente exame a PSP considera suficiente que o
candidato tenha 16 anos até 31 de Dezembro do ano em causa.

Portanto, se o seu irmão atinge os 16 anos em 2010, poderá inscrever-se para a época normal
do próximo ano, cujo periodo de inscrição decorre de 1 de Outubro a 31 de Dezembro deste ano.

Aos outros leitores do tópico as minhas desculpas...
:espi28:
 

p3dr0cAx

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 7, 2009
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
É so para dizer que o meu irmão ja vai a exame no dia 4 de Maio, e tanbem para agradecer a todos que me ajudaram no esclarecimento da minha duvida...

cumps.
 
Topo