• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Fogo causado por vela desaloja dez

R

RoterTeufel

Visitante
Guimarães: Fogo danificou três edifícios do Centro Histórico
Fogo causado por vela desaloja dez


"A senhora saiu para fazer umas compras e deixou uma vela acesa, o que terá causado o incêndio." Maria Teresa de Castro, que mora no nº 97 da rua de Camões, referia-se à vizinha que habitava o 2º andar do nº 87, onde deflagrou o incêndio que ontem danificou quatro edifícios no Centro Histórico de Guimarães. Dez pessoas ficaram desalojadas. Os prejuízos são elevados.

Os bombeiros não confirmam a causa do sinistro, referindo que "só o inquérito a poderá determinar", mas Bento Marques, o comandante, disse ao CM que "neste tipo de habitações antigas uma vela esquecida é suficiente para provocar um grande incêndio".

Do que não há dúvidas é de que as chamas eclodiram pelas 12h20 na cozinha do 2º andar do nº 87 e, em pouco mais de uma hora, alastraram a três edifícios contíguos.

As 170 crianças do infantário das Dominicanas, mesmo ao lado, foram retiradas, mas o edifício não foi atingido pelo fogo.

As chamas destruíram o telhado de três prédios, danificaram o de outro, queimaram o apartamento onde o incêndio começou, assim como o do primeiro andar, e causaram estragos noutros três apartamentos. As lojas do rés-do-chão sofreram danos causados pela água usada pelos bombeiros.

"Consegui salvar o meu computador, de resto está tudo inundado", disse ao CM o alfaiate António Mo-ta. Maria Teresa, que à hora em que começou o fogo preparava o almoço, disse que apanhou um susto de morte. "Ouvi-a a gritar, vim à varanda e era só fumo. Desliguei o fogão e corri pelas escadas abaixo."

José Oliveira, dono do prédio mais afectado, acusou os bombeiros de não terem feito "tudo o que estava ao alcance" para evitar a propagação das chamas.

O presidente da Câmara Municipal, António Magalhães, louvou a rapidez de actuação dos bombeiros, salientando as dificuldades que se enfrentam no combate a fogos em casas com mais de duzentos anos.

DEPOIMENTOS

"Isto é lamentável, e eu digo-o olhos nos olhos. Em vez de deitarem água com força, puseram-se a atirar telhas cá para baixo. Acho que os bombeiros podiam ter feito mais.": José Oliveira Proprietário

"O fogo não chegou à minha loja, mas, por causa da água que os bombeiros usaram para combater as chamas,ficou tudo inundado. Só consegui salvar o meu computador.": António Mota, Alfaiate

"Eu estavaa fazer o almoço, os meus filhos vinhamtodos comer cá a casa, e quando vi tanto fumo só pensei em fugir pelas escadas abaixo."



Fonte Correio da Manhã
 
Topo