• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Pagam renda por casa partilhada com ratos

R

RoterTeufel

Visitante
Porto: Edifício degradado e sem condições serve de casa a três homens
Pagam renda por casa partilhada com ratos


Visto da rua parece um prédio desabitado, mas no interior vivem actualmente três homens em condições miseráveis. Ratos vivos e mortos, humidade, lixo, urina, fezes, teias de aranha, madeira podre, um cheiro insuportável e falta de água potável é o cenário que o CM testemunhou.

A antiga pensão está classificada como baldia há já 15 anos pela Câmara do Porto, mas o facto é que o prédio situado na rua dos Caldeireiros serve de lar para cinco pessoas, entre as quais um casal com um recém-nascido. “Pago renda e agora não posso viver aqui, tenho de estar na casa da minha sogra. Tenho um bebé para amamentar e saí daqui por causa dos ratos e do cheiro”, conta Aurora Rodrigues.

“Já nem posso passar na porta. O cheiro vem para o exterior” revela Élia Carvalho, vizinha que ajuda, sempre que pode, homens como Guilherme Carvalho (conhecido por ‘8’), de 59 anos, o único dos inquilinos que deu a cara ao CM e que vive no local há mais de dez anos, pagando cem euros de renda. “Não tenho ninguém. Vou morrer aqui”, desabafa, em lágrimas.

Ao que o CM apurou, a senhoria, “que só pensa na renda”, como descreve Élia, ficou com o BI de Luís Guimarães, inquilino acamado e em fase terminal. “Quer o rendimento mínimo dele, de 185 euros. Não lhe chegam 300 euros pela renda desta badalhoquice”, relataram vizinhos, revoltados e preocupados. “É um perigo. Como eles não têm ninguém, passam o dia no café a beber e a fumar. Um dia ainda pegam fogo à casa sem querer. Temos medo”, confessa Maria Freire.

PORMENORES

AMEAÇAS

A senhoria do prédio diz que já foi ameaçada por inquilinos e queixa-se de falta de pagamento: "Nem fui lá receber. Tenho medo. Até o cilindro roubaram."

PORCOS

Para fazer obras nas casas, a senhoria, que preferiu o anonimato, afirma que, para tal, "eles têm de deixar de ser porcos. Fazem necessidades em todo o lado", afirma.

RENDAS

No total, a responsável pelo prédio recebe 300 euros da renda dos três homens. Um dos inquilinos paga mesmo 125 euros por um quarto.


Fonte Correio da Manhã
 
Topo