• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Montagem de um kit Watercooling

  • Criador do tópico helldanger1
  • Start date
H

helldanger1

Visitante
O Watercooling:
Escolhi para esta montagem um kit completo Innovatek ao qual acrescentei um reservatório de grande capacidade. Este kit, recente no mundo do watercooling,
é mesmo muito eficiente e a qualidade de fabricação sem falhos!Um radiador cubo que é fornecido integra-se a caixa e esta acompanhado por um
ventilador Aflorante super silencioso. Aqui esta a fotografia do kit:
w1.jpg

O meu objectivo principal é de integrar o máximo de componentes a minha caixa, se tivesse utilizado o reservatório fornecido pelo kit (um air-trap)
tudo teria entrado na caixa. A primeira peça colocada foi o radiador
w2.jpg

Vista do radiador na parte da frente da caixa
w3.jpg

Vista do reservatório de 3,5 Litros
w4.jpg


Coloquei o radiador e o ventilador na parte de baixo da caixa, e o reservatório mesmo em cima da caixa (ficando assim fora da caixa).Neste momento
deve estar a pensar "mas porque é que ele meteu o reservatório em cima da caixa e não em baixo?", em primeiro colocando o reservatório em cima permite suprimir
o ar que se encontra no circuito ,isto porque a tampa não esta isolada e deixa passar o ar (o que não acontece quando o reservatório esta em cima e a agua desce).
Deixa-lo em cima também permite deixar o circuito de watercooling funcionar mesmo com a bomba desligada, também permite compensar a perca de
pressão no circuito e salvar a vida do processador. E por ultimo colocando-o em cima o acesso para o encher/esvaziar esta mais facilmente acessível.
Depois tenho de integrar a bomba que não será imergida, isto por duas razões:



-A bomba dissipa 10 watts em calor o que vai aquecer a agua



-A bomba é grande e não entra no reservatório.



Aqui vemos uma foto da bomba Eheim 1048 fornecida neste kit já colocada na caixa,as bombas Eheim são para mim as mais eficazes do mercado, mas também
são das mais caras.

w5.jpg

Escolhi de a colocar em baixo da caixa afixada por baixo.
w6.jpg

Na entrada da bomba, um tubo em 90°em PVC (Eheim) esta colocado para fazer a ligação com o reservatório. Agora vamos passar ao waterblock, que esta composto
por dois tipos de materiais: alumínio e cobre (no meio do waterblock)

A sua eficácia é impressionante comparado ao tamanho dele
w7.jpg

aqui o vemos com a sua fixação e os seus tubos já ligados


w8.jpg

Aqui podemos o ver montado no processador, a fixação Innovatek é perfeita, utiliza os 3 buracos de fixação do socket,e assegura uma posição perfeita sobre o processador.
Aqui esta a caixa com o circuito em fase final de montagem:

w9.jpg

Aqui esta outro com a montagem completa no interior da caixa
w10.jpg

Não fica muito lugar dentro da caixa :)
Aqui vemos a passagem do interior da caixa ao reservatório colocado em cima:
w11.jpg

Chegamos agora ao ponto onde vamos ter de experimentar esta instalação (alto momento de stress):
w12.jpg

Tudo esta pronto pró arranque
w13.jpg

Aqui esta o reservatório funcionar!!!!Parece que esta tudo a funcionar.



Deixei o computador ligado 1h a fazer testes de estabilidade (cpu e ram a 100%), averiguando de tempos a tempos a temperatura (pois tenho um mostrador LCD com
a temperatura do cpu e da caixa)
w14.jpg


Aqui vemos 36° para o cpu e 24° para a placa mãe depois de 1hora de testes!!!!
Parece que tudo esta a funcionar correctamente, posso agora mudar a agua por um liquido especial watercooling (agua totalmente desmineralizada)
w15.jpg

Aqui esta uma fotografia geral do computador ao final da instalação :
w16.jpg


Aqui vão as temperaturas depois de 4 horas de funcionamento:
com os ventiladores a 7V , peça a 22°: 34° CPU a frio e 38° a quente!!!!!
com os ventiladores a 12V , peça a 22°: 29° CPU a frio e 33° a quente!!!!!

Uma pequena precisão antes de acabar: Cortei a fixa de ligação a electricidade da bomba para a poder ligar directamente ao modulo de retransmissão,
o que permite ligar a bomba ao mesmo tempo que o pcs e de a ligar alimentação do PC.
w17.jpg

Para os que prefiram um sistema de watercooling activo (sem reservatório) o material também esta fornecido neste kit!!!Vemos aqui o air-trap
que se liga a entrada da bomba e que faz oficio de reservatório
w18.jpg

cumpts
hell
 
Topo