• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Fazer antena Dipolo

Nickel

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 7, 2009
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Boas pessoal,
Tenho por aqui umas velharias, e gostava de saber as medidas para fazer uma antena dipolo para escutar a banda dos 136/174Mhz.

Será que alguém me pode ajudar?

:shy_4_02:

Deste de já obrigado.
 

Nickel

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 7, 2009
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Boas pessoal,
Tenho por aqui umas velharias, e gostava de saber as medidas para fazer uma antena dipolo para escutar a banda dos 136/174Mhz.

Será que alguém me pode ajudar?

:shy_4_02:

Deste de já obrigado.


Ninguém me consegue ajudar?
 

ariem

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 30, 2007
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
Boas...
Para emissão...?!
...Ou só para recepção.
Cumpts
ariem
 

Nickel

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 7, 2009
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Boas...
Para emissão...?!
...Ou só para recepção.
Cumpts
ariem

Deste de já muito obrigado por ter respondido.
Ora bem, mesmo a base que queria era receber, mas gostava que tivesse as duas coisas isto se possível.

Mais uma vez obrigado.
 

Nickel

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 7, 2009
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
E já agora, se tiver as medidas agradecia.
Obrigado.
 

lavaium

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
28
Gostos Recebidos
0
Boas festas,porquê antena dipolo para essa frequencia?

Abraço.

lavaium.
 

Vadius

GF Bronze
Entrou
Out 12, 2007
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Boas pessoal,
Tenho por aqui umas velharias, e gostava de saber as medidas para fazer uma antena dipolo para escutar a banda dos 136/174Mhz.

Será que alguém me pode ajudar?

:shy_4_02:

Deste de já obrigado.

Vamos deixar-nos de rodeios.... Por acaso o amigo já leu a matéria já exposta cá no fórum?
Parece que não mas eu também não vou ensina-lo a procurar ou a utilizar o motor de procura. Recordo-lhe e não o mando procurar....

1° Em primeiro lugar eu gostava de perguntar a alguém o porquê da questão (para emissão ou recepção) São diferentes? ( porquê dipolo? ) Não há dipolos nestas bandas ?

Concretamente vamos recordar as medidas de qqr antena, seja para que banda for. Salvo algumas (raras) excepções.

As antenas baseiam-se Na sua frequência intrínseca à velocidade da luz multiplicadas pelo factor de corte (banda passante) dividida pelo numero de quarto de onda.

Assim temos aqui duas frequências e como para todas as antenas multi-banda, é preciso uma adaptação (selfes) em cada parte dos elementos do dipolo.

Assim retornamos à linha 1°

Claro que temos que saber se é para recepção ou emissão.
Para a primeira basta um fio mais ou menos bem cortado e adaptado,
Para a segunda e visto certas complexidades não é assim tão fácil.... o Quando se pergunta porquê um dipolo, pois um dipolo pode trabalhar em vertical e horizontal mas o trabalho da construção é bem mais complicado para o dipolo.
Seja como for aqui vão as medidas para fazer você mesmo um dipolo para cada banda, partindo do principio que, quanto mais grosso for o tubo, mais larga é a banda passante (mais frequências ou canais recebe), e mais curta a antena será.

Vejamos como se corta uma antena para 30MHz

velocidade da luz 300000Kms / frequência em kHz exp: 300000/30000kHz ou 300/30 =10 (10 metros)

Estes 10 metros precisam der tratados pelo seu factor de corte (Onda/(2xdiametro))

Exemplo:
Se você usa um tubo de 2cm de diâmetro sobre uma frequência de 150MHz a sua relação é de 200/4 = 50. Assim o comprimento do dipolo deverá ter 920mm de comprimento em vez de de 1 metro.

Como vê, não é difícil começar a ler. Está tudo aqui no fórum.

Por meu lado também lhe digo que se alguém lhe colocar as medidas exactas, você vai continuar a precisar de pedir para outras frequências e nunca compreenderá o funcionamento.

:espi28:
 
Topo