• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Afeganistão: Primeiros reforços dos EUA chegam esta semana

maioritelia

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
8,310
Gostos Recebidos
160
Os primeiros dos 30.000 soldados que o presidente dos EUA, Barack Obama, decidiu enviar como reforço para o Afeganistão, chegarão ao país esta semana, disse o chefe do Estado Maior dos EUA, o almirante Michael Mullen, esta segunda-feira.
«Marines de Camp Lejeune chegarão esta semana», disse à imprensa durante visita à Cabul.

Camp Lejeune é a principal base do corpo de Marines, situada na Carolina do Norte, no sudeste dos EUA.

Obama anunciou no início de Dezembro o envio de 30.000 soldados norte-americanos em reforço aos 112.000 militares das forças internacionais presentes no Afeganistão para combater a insurreição dos talibãs.

No domingo, Obama disse que a sua recente decisão de enviar 30.000 soldados adicionais para o Afeganistão foi a mais difícil do seu mandato, e que dentro de um ano vai ficar claro se a estratégia funciona.

Em entrevista à rede CBS, Obama disse discordar de analistas que criticaram o tom supostamente professoral e frio do discurso em que anunciou o envio dos reforços, a 1 de Dezembro. Foi na verdade provavelmente o discurso mais emotivo que já fiz, em termos de como me sentia a esse respeito», disse Obama. «Porque eu estava a olhar para um grupo de cadetes (na Academia Militar de West Point), alguns dos quais serão mobilizados para o Afeganistão. E potencialmente alguns podem não voltar. Não há um discurso que eu tenha feito que tenha me atingido as entranhas como esse», disse.

Questionado sobre se o envio de reforços foi o momento mais difícil do seu mandato, iniciado em Janeiro, respondeu: «sim, absolutamente».

Os reforços eram rejeitados por parte do seu Partido Democrata, mas atendiam parcialmente a pedidos do general Stanley McChrystal, comandante das forças dos EUA no Afeganistão, que enfrenta o recrudescimento da insurreição da milícia islâmica talibã.

dd.
 
Topo