• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

«20 bandas, 40 canções, 3 Pistas»

nuno29

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
16,750
Gostos Recebidos
0
A regra é simples: três microfones gravados em três pistas. Este é o desafio lançado por Henrique Amaro desde 2003 a cerca de 50 bandas nacionais.

Das emissões da Antena 3 para o CD, o segundo volume do projecto «3 Pistas» já está nas lojas. Clã, Peixe:Avião, Margarida Pinto e Sean Riley & The Slowriders são alguns dos artistas que apresentaram novas versões dos seus próprios temas.

«Eu acho que cada canção, as mesmas palavras e os mesmos acordes, têm mil caras. Às vezes, tomamos contacto com as músicas através da rádio e da televisão, e chegamos a elas na sua forma final. Mas até chegar a elas houve muitas etapas. O que me apetecia fazer era desmontar essas etapas todas e ir em busca do esqueleto, da semente da canção», explicou Henrique Amaro ao IOL Música.

Para os bracarenses Peixe:Avião, a busca pelo minimalismo da canção resultou numa «experiência muito agradável». «A nossa música costuma ser mais preenchida, mais orquestral, e estar a compactá-la em só três pistas foi muito bom», contou o vocalista Ronaldo Fonseca.

De Armando Gama aos Heróis do Mar, passando por Springsteen

Outro dos desafios foi a gravação de uma cover de outro artista. Os Peixe:Avião escolheram «Só Eu Te Posso Ajudar», de Miguel Ângelo, Os Pontos Negros interpretaram «Esta Balada Que Te Dou», de Armando Gama, «State Trooper», de Bruce Springsteen, foi gravada por Sean Riley & The Slowriders, e Margarida Pinto recuperou os Heróis do Mar com «Só Gosto de Ti».

«Tenho uma filha que cantarolava a canção pela casa fora e eu achei que era uma boa ideia aproveitar. Se é uma canção que vem de tão atrás e uma criança, em 2006, continuava a trauteá-la, então tinha de haver qualquer coisa ali», revelou a vocalista dos Coldfinger sobre o porquê da escolha do tema.

«Um disco cheio de aldrabice»

Mas será que todos obedeceram à regra «três pistas e três microfones»? Henrique Amaro afirmou que, apesar da regra, «este não é um disco fundamentalista, é um disco cheio de aldrabice». Para Sean Riley, «este desafio tem piada se o respeitares e só utilizares as três pistas».

Já Os Pontos Negros seguiram a política do «vale tudo». «Nós só utilizámos, rigorosamente, três pistas. Depois há segredos do estúdio que não se revelam», comentou Silas Ferreira, organista da jovem banda de Queluz.

Sem planos imediatos para um próximo disco «3 Pistas», Henrique Amaro adiantou que em 2010 já tem preparadas várias sessões para o seu programa «Portugália» na Antena 3. Virgem Suta, Paco Hunter e Murdering Tripping Blues são alguns dos novos nomes a incluir no projecto.

iol
 
Topo