• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

TUTORIAL: DVA-G3170i/PT com outros providers de VOIP

nunojpg

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 8, 2008
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Não sei se já alguém o tinha feito, mas recebi este router ontem e estive a arranjar forma de o meter a dar com outras contas de VOIP, com chamadas muito mais baratas(especialmente gratuitas para a UE!)

"O Nuno": Como reparar o router do Sapo

Estou curioso de ainda ninguém tinha tentado isto...

Duvidas é só dizer.
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Nuno seria interessante que aqui postasses o tutorial completo se possível!

Obrigado e um abraço
 

nunojpg

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 8, 2008
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Pronto, depois de descobrir a Roda, descobri a Cerveja:

Afinal basta fazer o pedido:

http://192.168.10.1/ad_voice_voip_p...me/web/voiplock=0&set/runtime/web/pppoelock=0

(substituir o endereço se o router não estiver no IP normal, e fazer login no interface web antes do pedido)

Isto desbloqueia todas as possibilidades de configuração até ser feito um restart(o que não destrói as configurações, apenas será necessário voltar a fazer este truque para alterar alguma configuração não-permitida pelo Sapo).

Melhor do que isto só mexendo no firmware do bicho...
 

nomadeh

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,931
Gostos Recebidos
0
Boas.

Aqui segue o metodo definitivo de desbloquear o dlink.

- Fazer download do ficheiro tar.gz para um Linux.: dlink_1.20


- No ficheiro elbox_dvag3170ipt_1.20_PT/templates/wiad.adsl/dlink/dvag3170i_pt/defnodes/S40brand.php modificar as linhas


set("/runtime/web/pppoelock", "1");

para

set("/runtime/web/pppoelock", "0");

e

set("runtime/web/voiplock", "1");

para

set("runtime/web/voiplock", "0");

No fim seguir os passos descritos neste file:
DLink-DVAG3170iPT.v1.20_PT.GPL.readme.txt
Antes de iniciar o processo.

Testado num Redhat FC6 e FC10

E ja com o link para o codigo fonte corrigido.. ups
 
Última edição:

hjlopes

GF Bronze
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
23
Gostos Recebidos
0
Boa tarde, alguem ja o compilou em linux??

eu nao tenho linux para compilar isso se alguem pudesse disponibilizar o ficheiro para o router!!

Obrigado
 

Parleur

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 18, 2010
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Boas

Meti um firmware novo que encontrei na net no router para poder funcionar com voip doutro fornecedor que não o Sapo. Já me aceita isso, no caso VOIPBUSTER mas ainda não consigo fazer chamadas com ele. Falta-me certamente configurar algum parametro mas não sei que fazer. Meti-lhe o username e a password para entrar, acho que criei bem o profile mas népias quanto a fazer chamadas.
Alguém por aqui me pode explicar como se configura exactamente o router? Quais os parametros que devem ser preenchidos?

Obrigado:espi28:
 

ARPcPro

GF Bronze
Entrou
Fev 25, 2007
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Talvez haja aqui pessoal que esteve a olhar para o source code do firmware deste router.

Por acaso não viram lá nenhuma opção para desbloquear o canal wireless 14 ou para mudar a região para o Japão?

Ou talvez saibam de algum truque para selecionar esse canal através de uma alteração aos ficheiros php da GUI?
 

ARPcPro

GF Bronze
Entrou
Fev 25, 2007
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Já tentei alterar no pedido de página que envio, mas o router fica no canal 13. Altero este pedido:

GET /SETUP/restartwireless.xgi?save=true&sssid=0&page=1&set/runtime/wireless/cfginprogress=1&save=true&set/wireless/inf:1/enable=1&set/wireless/autochannel=0&set/wireless/channel=14&set/wireless/inf:1/authtype=4&set/wireless/inf:1/wpa/format=1&set/wireless/inf:1/wpa/key=password&set/wireless/inf:1/wpa/grp_rekey_interval=3600&set/wireless/inf:1/encrypttype=2&CMT=0&EXE=wlan,2 HTTP/1.1
...Referer: http://192.168.1.196/SETUP/sp_wireless.htm?save=true&ssid=0
Authorization: Basic YWRtaW46cXdlcnR5dWlvcA==

E no código da página tem definido um array (listas) de canais onde está o 14:
...
<script language="JavaScript">
var channelEnable="2";
cLists=["840","826","724","250","392","376","620"];
cChannels=[
["1","2","3","4","5","6","7","8","9","10","11"],
["1","2","3","4","5","6","7","8","9","10","11","12","13"],
["10","11"],
["10","11","12","13"],
["1","2","3","4","5","6","7","8","9","10","11","12","13","14"],
["3","4","5","6","7","8","9"],
["1","2","3","4","5","6","7","8","9","10","11","12","13"]
]; ...

Enquanto testo tenho-o no modo B only. Está-me a escapar aqui qualquer coisa.

Edit: Já percebi que tem definido o codigo de país 620, que corresponde ao array de canais 1 a 13. Portanto para selecionar o 14, tenho de mudar o codigo de país para 392.
Agora como é que se fará isso? (sem ter de compilar o firmware com essa variável alterada)

Edit2: Depois disto ele mostra o 13 no "Wireless Setup", mas no Status fica definido no 14. No entanto o meu portátil detecta-o como estando no canal 6. Isto vai precisar de mais investigação.

Edit3: Finalmente já consegui mudar para o canal 14 através de telnet, mudando o país para o Japão e seleccionando apenas o modo wifi B. Numa zona com alta densidade de redes wireless este canal dava-me jeito para ter um bastante link estável e sem interferências. Infelizmente o meu PDA e a placa atheros do portatil não detectam este canal. Há uma eeprom patch para usar no linux que faz a atheros ultrapassar as regulatory restrictions mas não encontro para windows. A Ralink USB que tenho também não detecta este canal no windows, por isso acabei por não o usar. Aumentei só o txpower do router para 18 dBm e deixei-o num canal wireless europeu.
 
Última edição:
Topo