• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Converter tensão de 220volts para 380volts

konsalik

GF Bronze
Entrou
Jun 19, 2007
Mensagens
74
Gostos Recebidos
0
Dizem que existem uns transformadores/conversores que elevam a tensão electrica de 220v. para 380v. para que com isso se possa ligar alguns aparelhos que necessitem de corrente trifásica, directamente da linha monofásica,
eu pessoalmente desconhecia a existência e por isso gostaria de saber se alguem tem ou já viu algum a funcionar,acho que a discussão sobre este assunto seria bastante util.

BOM 2010 PAR TODOS OS GFORENSES .

KONSALIK
 

soga

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 5, 2010
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Podes elevar a tensão com transformadores e passar de 220V para 380V, mas mantêm-se moniofasica pois para ser trifasica timas de ter outro tipo de aparelho pois resumidamente cada fase tem entre si 120º de desfasamento (L1 - L2, L1 - L3, L2 - L3) enquanto monofasico é entre fase neutro (L1 - N).
Logo a potenci a no primário é igual à do secuntario mas se o transformador for monofasico, mantem se monofasico, e se é trifasico mantem-se trifásico...
 

lcsm

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2007
Mensagens
22
Gostos Recebidos
0
Boa tarde é possivel fazer essa operação utilizando um inversor de frequência de monofásico para trifásico
 

djpid

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 29, 2009
Mensagens
178
Gostos Recebidos
0
nao amigos nao conseguem alterar de mono para tri porque mesmo que aumentem a tensao con transformadores o neutro e sempre neutro ou seja 0 volts em relaçao a terra e o valor 0 nao conseguem aumentar
 

xxpto

GF Prata
Entrou
Jan 7, 2007
Mensagens
365
Gostos Recebidos
0
é possivel sim, o aparelho custa mais ou menos 400€ e por exemplo, ele de mono, croa as 3 fazes, só k divide os amperes pelas 3 ou seja se a tua tensao tiver 30 amperes, ficas com 10 amp por cada faze . sei porque o meu irmao é eletricista e já aplicou varios aparelhos destes
posso tentar saber o nome e a marca se alguem quizer...
 

careca

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
45
Gostos Recebidos
0
Eu tenho um variador de frequência FUJI que é alimentado a 220V monofásico e que alimenta um motor trifásico. Mas o motor permite ligação 220 ou 380V porque a saída do aparelho é trifásica mas a 220V.
 

djpid

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 29, 2009
Mensagens
178
Gostos Recebidos
0
xxpto tenta saber entao o nome e diz-m sff
e que eu gostava de saber so por curiosidade
 

tclpt

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 11, 2012
Mensagens
19
Gostos Recebidos
0
Boas,

Na ABB existem uns variadores electrónicos de frequência, VEV, p.ex. familia ACS550, que são alimentados por um tensão monofásica e accionam um motor trifásico. No entanto, essa alimentação ao motor é realizada à custa de impulsos eléctricos e não uma forma de onda sinusoidal.

Para que possam alimentar outros equipamentos seria necessário intercalar, entre o VEV e a carga, com um filtro seno, o qual à custa dos tais impulsos vai produzir uma onda de tensão sinusoidal na saída.

Como devem imaginar e dependendo das potências em jogo, esta é uma solução muito cara e por isso apenas é utilizada em casos de extrema necessidade.

Abraço
Pedro Tavares
Alferpac, Lda.
 
Topo