• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Reactivação dos núcleos CPUs AMD

roberts

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2007
Mensagens
8,173
Gostos Recebidos
0
Na verdade, alguns modelos X2 e X3, a foundry utiliza CPUs dotadas de 4 núcleos onde um ou dois foram desactivados.

Algumas vezes estes núcleos estão com defeito e outras vezes eles não tem a frequência nominal do processador, mas é perfeitamente possível fazer a reactivação através do BIOS da placa mãe.

Com isto a AMD está a ganhar terreno à intel, pois comprando um x2, facilmente passará a x3 ou x4, tudo isto com um update à bios...

Dependendo do fabricante e do chipset utilizado pela motherboard, irá ou não fazer o unlock dos cores...
Para isso aconselho uma pesquisa sobre o tema, referente ao modelo da board e do chipset utilizado...
Poderá ver também através das descrições dos updates da bios...


Deixo um exemplo do fabricante com que mais tenho à vontade: ASUS


normal_76759-asus-amd-coeurs-bios.jpg


Mas outros fabricantes já têm essa opção disponível...

Com esta possibilidade ao alcance de qualquer um as vendas têm disparado...
Tenho bons feedbacks em relação à AMD, e na minha opinião tem vindo a surpreender o mercado...


Boas investigações...
 
Última edição:

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Ja agora quais os cpus que aconselhas e boards?

sempre gostei da AMD e ainda tenho dois pc´s montados com eles
 

roberts

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2007
Mensagens
8,173
Gostos Recebidos
0
Dentro dos diversos fabricantes, posso te indicar algumas board´s que sirvam para o efeito...
Aqui o tipo de chip7 tem um papel muito importante...

Dentro do fabricante ASUS, tens estas:

normal_76759-asus-amd-coeurs-bios.jpg



Outros testadas por mim:

AMD Phenom II 720 BE - Batch CACZC AC 0904 EPMW com board Gigabyte MA790GP-DS3H
AMD Phenom II 720 BE - Batch CACZC AC 0904 EPMW com board Gigabyte MA770T-UD3P
AMD Phenom II X2 550 --» Phenom II X4 B50, com Gigabyte GA-MA790X-UD3P.
AMD Phenom II x3 720 BE - Batch CACZC AC 0904CPMW
Gigabyte GA-MA790XT-UD4P (bios f6)


É uma questão de ter a board certa para desbloquear um X2/X3-X4, e de alguma sorte em ter comprado um processador cujos cores não sejam defeituosos...
Como deves saber todos os phenom II sao quads, so que as vezes nao sai tudo bem e por motivos vários desactivam cores. os cpus com menos cores activados de origem são mais baratos e acabam por ser aproveitados de um quad que nao pode ser quad por motivos de qualidade ou por haver procura de cpus com menos cores que sao mais baratos.
Mas a AMD está a lucrar bastante com isto, pois na revisao de cpu´s nao implementou nada para evitar esse unlock...
Muitas das vezes num x3 o 4ºcore não tem a mesma frequencia logo é aproveitado para x3, ficando apenas com 3 cores...
Outras vezes fazendo OC um core é instável e não é activado, existem milhares de hipoteses...
 
Última edição:

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Dentro dos diversos fabricantes, posso te indicar algumas board´s que sirvam para o efeito...
Aqui o tipo de chip7 tem um papel muito importante...

Dentro do fabricante ASUS, tens estas:

normal_76759-asus-amd-coeurs-bios.jpg



Outros testadas por mim:

AMD Phenom II 720 BE - Batch CACZC AC 0904 EPMW com board Gigabyte MA790GP-DS3H
AMD Phenom II 720 BE - Batch CACZC AC 0904 EPMW com board Gigabyte MA770T-UD3P
AMD Phenom II X2 550 --» Phenom II X4 B50, com Gigabyte GA-MA790X-UD3P.
AMD Phenom II x3 720 BE - Batch CACZC AC 0904CPMW
Gigabyte GA-MA790XT-UD4P (bios f6)


É uma questão de ter a board certa para desbloquear um X2/X3-X4, e de alguma sorte em ter comprado um processador cujos cores não sejam defeituosos...
Como deves saber todos os phenom II sao quads, so que as vezes nao sai tudo bem e por motivos vários desactivam cores. os cpus com menos cores activados de origem são mais baratos e acabam por ser aproveitados de um quad que nao pode ser quad por motivos de qualidade ou por haver procura de cpus com menos cores que sao mais baratos.
Mas a AMD está a lucrar bastante com isto, pois na revisao de cpu´s nao implementou nada para evitar esse unlock...
Muitas das vezes num x3 o 4ºcore não tem a mesma frequencia logo é aproveitado para x3, ficando apenas com 3 cores...
Outras vezes fazendo OC um core é instável e não é activado, existem milhares de hipoteses...

Pois mas assim tambem será jogar no euromilhoes e ganhar, sorte em comprar um assim.... deve ser pouco provavel....
 

roberts

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2007
Mensagens
8,173
Gostos Recebidos
0
Pois mas assim tambem será jogar no euromilhoes e ganhar, sorte em comprar um assim.... deve ser pouco provavel....

Olha que não preciso ter tanta sorte quanto isso...
É preciso é que não venha com o core totalmente danificado...
Posso te dizer que tens grande probabilidade, mas tudo depende do chip7 da board, da revisao do cpu e da batch correspondente...
 
Topo