• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ladrão em fuga abatido pela GNR

  • Criador do tópico RoterTeufel
  • Start date
R

RoterTeufel

Visitante
Barrancos: Dois elementos perigosos foram presos e dois estão a monte
Ladrão em fuga abatido pela GNR


A patrulha da GNR deu-lhes ordem de paragem com um tiro para o ar. Mas um dos três ladrões, depois de terem passado toda a madrugada de ontem escondidos na Herdade da Coutada Nova – propriedade da família do encenador Filipe La Féria –, perto de Barrancos, abriu o vidro de uma carrinha roubada por carjacking e apontou a caçadeira aos guardas. Um militar foi mais rápido no gatilho e abateu com um tiro na cabeça um dos elementos do gang brasileiro, procurado por roubos na região.

Na mesma acção, ontem de manhã, foram detidos os outros dois ocupantes da carrinha, com ferimentos leves. As autoridades procuram ainda dois fugitivos do mesmo gang, todos de nacionalidade brasileira, na casa dos 20 anos e sem identificação. A caça ao homem já tinha começado na tarde de anteontem, conforme o CM avançou: uma patrulha da GNR surpreendeu o grupo a tentar roubar uma professora em plena EN258, nas imediações de Barrancos.

O gang abortou o golpe e ripostou a tiro contra os militares, colocando-se em fuga – o que levou para o terreno um dispositivo composto por mais de 50 elementos policiais. "Nesse primeiro momento, por apenas cinco centímetros, os nossos dois homens não foram atingidos", disse ontem ao CM o major da GNR José Candeias.

Esconderam-se na propriedade de La Féria e, ao amanhecer de ontem, três dos cinco fugitivos encontraram um guarda de um couto de caça, perto da Coutada Nova. Ameaçaram-no com as armas e acabaram por lhe roubar a carrinha, onde minutos depois um dos ladrões seria abatido. O veículo foi depois alvo de perícias por parte da Polícia Judiciária.

As buscas mantêm-se em toda a região, na tentativa de localizar os restantes dois elementos do gang violento. "Estão armados e são potencialmente perigosos", alerta a GNR. "Fizeram carjacking e dispararam sobre a Guarda", referiu ao CM o major José Candeias.

PORMENORES

PRESENTES AO JUIZ

Os dois assaltantes detidos ontem de manhã pela GNR serão hoje presentes a tribunal. Polícia procura os outros dois.

SEM DOCUMENTOS

A lei determina que a autoridade comunique à família a morte do suspeito. Como não possuía documentação, a situação será comunicada à embaixada brasileira.

CALIBRE DE GUERRA

A PJ apreendeu na carrinha onde morreu o suspeito uma caçadeira com dois cartuchos e pistola de calibre de guerra.

"APONTARAM-ME ARMA À CABEÇA E AMEAÇARAM"

Minutos antes de serem interceptados pela GNR, o grupo do assaltante que viria a ser abatido roubou por carjacking a carrinha do Clube de Caça e Pesca de Santo Aleixo da Restauração (Moura), conduzida por Sérgio Branquinho. O guarda do couto diz ao CM ter visto "a morte de perto". "Apontaram-me a arma à cabeça e ameaçaram-me de morte. Um só dizia: ‘Mata-o, mata-o’, mas levaram-me a carteira e seguiram", referiu a vítima, que conseguiu avisar a GNR por telemóvel. "Estavam perto e deram logo com eles". Agora, com dois assaltantes ainda a monte, as populações de Barrancos, Santo Aleixo e Safara (Moura) estão em alerta. "Não vamos dormir até isto acabar. Não sabemos ao que estamos sujeitos", disse um comerciante de Safara, onde está montado no posto local o comando das operações da GNR.

"ESTOU A SABER POR VOCÊS. ESTÁ LÁ A MINHA IRMÃ"

"Estou a saber disso por vocês!", disse ontem ao final da tarde ao CM Filipe La Féria, depois de confrontado com o facto de um perigoso grupo de cinco assaltantes brasileiros se ter escondido da polícia, durante toda a madrugada anterior, em terrenos que pertencem à sua família. De resto, a irmã do encenador, que se encontra na propriedade de Barrancos, no Alentejo, também não se terá apercebido do perigo e telefonou-lhe momentos antes do CM, para lhe contar o que acontecera, dizendo apenas "que se tinha passado numa povoação próxima" da propriedade. O encenador estava ontem no Porto.


Fonte Correio da Manhã
 
Topo