• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

6 Gb / s SATA: Seagate Barracuda XT e SSD da Marvell Controller

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
por Chris Angelini
traduzido pelo google

Eu ainda me lembro Intel Developer's Forum, em 2008, antes de a empresa lançou sua programação Core i7 'Bloomfield sobre LGA 1366. Todas as máquinas demo Intel estava mostrando a portas fechadas foram expulsos pelo seu então SSDs inéditas. E eu ainda me lembro Francois Piednoel observando que, sem SSDs, o desempenho dos Core i7 seria prejudicado por discos rígidos convencionais. Desde então, estamos amarrados armazenamento em estado sólido, tanto do nosso processador high-end e gráficos de teste rápido possível.



Como você já sabe, sem dúvida, discos rígidos e SSDs têm igualmente quase universalmente conectado com o resto do sistema através de 3 Gb / s portas SATA. A norma tem sido bastante acessíveis, desde 2005, de forma mais remotamente-modernas máquinas já suportam.

Três gigabits por segundo dividido por oito dá-lhe um débito máximo de 375 mega bytes por segundo. No entanto, a codificação 8B/10B cobra uma penalização imediata de 20% de largura de banda, deixando cair o teto de uma única porta SATA 3 Gb / s para 300 MB / s. Isso é realmente um tubo bastante grande. É grande o suficiente, de fato, que nenhuma movimentação mecânica de disco rígido é capaz de saturar (Patrick tem uma próxima revisão de 2 TB Western Digital Caviar Negro, onde ele empurra a 140 MB / s em leituras seqüenciais). É preciso uma geração atual-SSD realizando leituras seqüenciais para atingir os limites do que SATA de 3 Gb / s pode fazer. E mesmo assim, nós dificilmente chamam as últimas unidades com gargalo de sua interface SATA.

No entanto, aqui estou eu, olhando para uma placa-mãe Asus com 88SE9128 6 Marvell Gb / s SATA controlador, Behemoth Seagate Barracuda 2TB XT 6 Gb / s HD SATA, e uma amostra de engenharia do próximo Marvell 6 Gb / s SSD controlador.

E quando eu digo amostra de engenharia, quero dizer muito de hardware, muito cedo. Como em, este esporte SSD um único número de série e não inclui qualquer memória flash NAND. Assim, só podemos testar o controlador de si mesmo usando um número limitado de parâmetros. Não posso ainda incluir uma imagem de coragem da coisa sem levantar o inferno.

asus-p7p55d-premium,0-C-228108-13.jpg


Eu não tenho tempo para fazer uma revisão formal da placa-mãe Asus ou a unidade Seagate (meu vôo para a Espanha sai em 10 horas). Thomas será cuidar da P55 da Asus baseada P7P55D Premium mãe em breve, e Patrick planos para cobrir a XT Barracuda em um recurso próximo. Hoje, eu sou capaz de oferecer uma rápida olhada em como estes três componentes trabalham juntos e um breve auge em desempenho.

 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Update: É interessante notar que, Gb, com 600 MB / s SATA possível por 6 / s porta, o P55 na segunda-gen links PCI Express (limitado a 2,5 GT / s cada) são realmente insuficientes. Asus contorna este no Premium P7P55D com um segundo PLX8613 chip ponte-gen, que tem quatro das ligações PCH's e transforma-los em um único 500 MB / s de ligação ao controlador Marvell SATA. Em teoria, ainda há um gargalo potencial lá. Mas, como vamos ver, ainda, os dispositivos de armazenamento de hoje são realmente completamente incapaz de se saturar.

A First Look At 6 SATA Gb / s

Antes de começar a jogar com o mais recente controlador Marvell, vamos ter um olhar para os primeiros 6 Gb / s de disco rígido SATA de acertar nossos laboratórios: Seagate Barracuda XT. O monstro 2TB gira a 7.200 RPM e um esporte 64MB buffer de dados, semelhante ao da Western Digital Caviar Black (embora o Caviar 2TB é limitado a 3 Gb / s de sinalização).

6-gb-s-sata,Y-X-228057-13.jpg


Como ele suporta SATA 6 Gb / s taxas de transferência, a Seagate é capaz de reivindicar uma interface de velocidade máxima de até 600 MB / s, o dobro do SATA de 3 Gb / s poderia fazer. Claro, é totalmente irrealista esperar que a unidade a entrar em qualquer lugar perto. Ele possui a mesma densidade de área e outras taxas brutas de dados como o Barracuda 7200.12s nós aferido no início deste ano, o desempenho deve ser, na sua maior parte, bastante semelhantes.

A fim de zero em qualquer ganho habilitado pelo 6 Gb / s interface, testamos a XT Barracuda em 88SE9128 Marvell e depois novamente em P55 Intel PCH, com write-buffer cache flushing ativada e desativada em ambos os ambientes.
Escreve-Cache Buffer Flushing Ativado Escreve-Cache Buffer Flushing com mobilidade condicionada
6 Gb / s Marvell Controller 5495 6420
3 Gb / s Controladora Intel P55 5307 6045



No PCMark Vantage, duas coisas são aparentes. Primeiro, há uma melhora significativa no desempenho do ser tinha quando você desativar o Windows gravação do buffer cache (é ativado por padrão), e segunda, independentemente de você ter o referido recurso ativado ou desativado, a 6 Gb / s interface ajuda da Seagate Barracuda XT um pouco.



6 Gb / s Marvell Controller 3 Gb / s Controladora Intel
Sequential Read Performance 138,5 MB / s 138,5 MB / s
Velocidade de acesso aleatório 17.12ms 17,13 ms



Ficamos com a taxa de transferência seqüencial mesmo ler e ler os resultados do acesso em H2benchw. Everest Ultimate Edition



6 Gb / s Marvell Controller 3 Gb / s Controladora Intel
Linear Leia Beginning () 140,1 MB / s 140,1 MB / s
Linear Read (Médio) 113,8 MB / s 114,5 MB / s
Leia linear (Fim) 64,4 MB / s 64,4 MB / s
Random Read 101,7 MB / s 73,3 MB / s
Acesso de leitura 16,64 ms 17,05 ms



 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Coming Soon: 6 Gb / s SSDs

Percebendo que 6 Gb / s taxa de transferência não vai beneficiar propulsão mecânica quanto maior densidade de área (pelo menos quando você está falando em discos individuais, naturalmente, mais largura de banda por porta é grande quando você está usando um multiplicador de anexar múltiplos unidades), nós penduramos nossas esperanças para um melhor desempenho na geração de SSDs.


Eu não estou indo mesmo tentar ir para a profundidade do desempenho SSD coberto pelo meu amigo, Anand em seu último SSD Roundup (especialmente com menos de 10 horas, agora antes de um vôo para a Espanha). Basta dizer que, a atual safra de drives de estado sólido é, em exames seqüenciais de leitura, capaz de imposto 3 Gb / s link. A próxima geração de SSDs deve empurrar ainda mais esse limite.


A 6 Gb / s controller que temos em nossas mãos é, como mencionado, muito preliminar. Embora a 2,5 "chassis parece um SSD real, abrimos-lo e não encontraram nenhuma memória flash dentro dele (infelizmente, também somos incapazes de mostrar uma foto do próprio controlador ou a DDR2 Micron-667 buffer de memória sob o capô Neste ponto, proteger os inocentes, e tudo isso).

6-gb-s-sata,Y-W-228056-13.jpg


Não podemos testar exatamente este dispositivo contra um produto de varejo. Afinal, o desempenho de um SSD baseado neste controlador particular acabará por ser obrigado pelos fornecedores de configuração flash NAND utilizar em seus projetos. Pelo que ouvi, no entanto, alguns dos next-gen flash amostras de engenharia (na configuração à direita) será capaz de saturar um 6 Gb / s port. Naturalmente, o encargo é a unidade de vendedores que realmente nos mostrar este desempenho.

 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Por agora, tudo o que somos capazes de fazer é testar o desempenho máximo de controlador Marvell em 6 Gb / s de porta e um 3 Gb / s port, esperamos realizar um salto significativo desempenho do último ao primeiro.




3 Gb / s Controladora Intel 6 Gb / s Marvell Controller 3 Gb / s Controladora Intel (Intel Gen2 SSD de 160GB)
Linear Leia Beginning () 241,3 MB / s 377,3 MB / s 241,5 MB / s
Linear Read (Médio) 241,5 MB / s 377,3 MB / s 241,3 MB / s
Leia linear (Fim) 241,5 MB / s 377,7 MB / s 241,4 MB / s
Random Read 300,6 MB / s 430,7 MB / s 247,0 MB / s
Acesso de leitura ,13 Ms ,16 Ms ,10 Ms





Everest mostra-nos um ganho significativo na mudança a partir do 3 Gb / s port ao próprio Marvell 6 Gb / s SATA. Evidentemente, devemos também salientar que a observada na leitura linear de números 3 Gb / s não são tão elevados como alguns dos resultados que temos visto do transporte marítimo SSDs, então não há otimização provável adicional a ser feito dentro do firmware da Marvell.


Mas a mudança para um 6 Gb / s link está dizendo a verdade. Linear ler saltos de velocidade de 241 MB / s ou menos até 377 MB / s. E de leitura, vai de 300,6 MB / s (basicamente a velocidade máxima de interface SATA de 3 Gb / s MB) para 430,7 / s.


Naturalmente, porque não há memória flash aqui, ainda não podemos testar desempenho de gravação, que será sem dúvida menor.




3 Gb / s Controladora Intel 6 Gb / s Marvell Controller 3 Gb / s Controladora Intel (Intel Gen2 SSD de 160GB)
Burst Read Performance 249 MB / s -- 258 MB / s
Média Sequential Read Performance 219,9 MB / s 303,2 MB / s 225,7 MB / s
Tempo de Acesso .1 Ms ,2 Ms .1 Ms



O desempenho médio de leitura seqüencial em saltos HDTach de 219 MB / s para 303 MB / s no sentido de tornar a passagem de 3 Gb / s para 6 Gb / s. Para comparação, segundo Intel X25-gen-unidade M alcança 225,7 MB / s.


Lembre-se que os SSDs baseado no controlador Marvell será limitada pela largura de banda de memória flash. Assim, mais uma vez, nós estamos inclinados a suspeitar que há uma abundância de otimização deixou de fazer, com base no desempenho do controlador Marvell comparada a movimentação completa da Intel, anexado a uma 3 Gb / s port.


Com isto dito, ainda parece ser um ganho considerável em passar de 3 Gb / s para 6 Gb / s SATA.


 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Conclusão

Quando se trata de diferenciar-mãe, especialmente as baseadas no P55-lo não é fácil. Asus, especificamente, propõe um esforço considerável para permitir 6 Gb / s SATA na sua primeira rodada de plataformas baseadas no P55 (devemos saber, estávamos conversando com todas as empresas-mãe sobre sua 6 Gb / s planos antes chipset Intel mainstream foi lançado oficialmente).

Ao mesmo tempo, a conclusão era fácil que a SATA 6 Gb / s não faria um impacto imediato e, por isso, provavelmente, não valia a pena baseando toda a sua compra quando você está comprando para placas P55 hoje. Acho que nossos resultados iniciais com Seagate Barracuda XT iria confirmar essas suspeitas.

Em $ 300 +, o Barracuda XT tem um prêmio hefty vinculados a ela, especialmente em comparação com 2TB Hitachi Deskstar, disponível por US $ 180 on-line. Suporte para 6 Gb / s é um benefício mensurável, mas não vai mudar ll whatsoever.We sua experiência de computação "ter uma análise mais completa da XT Barracuda Patrick recebe uma vez as mãos sobre a unidade e é capaz de executar um benchmark completo banho nele.

Mais promissor é o 6 Marvell Gb / s SSD controlador. Porque o nosso assunto de teste chegou um tanto indiretamente, Marvell não estava disposta a compartilhar todos os detalhes adicionais sobre seus planos para este dispositivo específico. O que sabemos é que ele é capaz de demonstrar uma diferença considerável entre 3 Gb / s e 6 Gb / s dispositivos SATA. Além disso, Marvell não é um fornecedor da unidade, a empresa não será vender SSDs e planos em vez de vender o controlador de unidade de fornecedores, semelhante ao que faz com seus Indilinx Barefoot. Até o momento Marvell fica marcado em seu desempenho e os vendedores de disco começar a integrá-la em seus próprios SSDs, poderíamos ter um motivo muito forte para recomendar placas-mãe com 6 Gb / s SATA-funcionalidade, pelo menos para os entusiastas capazes de desfrutar de tudo isso throughput .

 
Topo