• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Évora - Não consigo ter bom sinal de TV nem apanhar TDT

JackFlash

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 4, 2010
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Boas pessoal,

Agradecia alguma ajuda, já que percebo muito pouco ou nada disto.

O meu pai vive em Évora, dentro das muralhas, que tem um sistema de TV por cabo da Câmara Municipal algo peculiar, para quem o conhece.
A televisão avariou e comprei-lhe um LCD da Samsung, que supostamente deveria sintonizar a TDT, incluindo a espanhola.

Problemas:
1 - Qualidade do sinal é péssima, a RTP, SIC e TVI estão cheias de grão e listas, e por vezes quase não se consegue ver (pensava que o problema era também da TV velha, mas já vi que não).
2 - A instalação é antiga (~20 anos), e o cabo contorna a casa por completo, pelo exterior.
3 - A entrada na casa está ligada a uma caixa de distribuição com ~15 anos, mas que me parece em óptimo estado, que neste momento apenas dá sinal para uma TV.
4 - A busca por sinal digital, na tentativa de apanhar TDT, não surte qualquer resultado.

Perguntas:
1 - O problema poderá ser da caixa de distribuição?
2 - O facto de não apanhar a TDT será do sinal, ou poderei estar a efectuar mal a sintonização?
2 - Caso não seja da caixa, se comprar um amplificador posso melhorar a qualidade do sinal e possivelmente apanhar a TDT?
3 - Caso o amplificador ajude, que amplificador comprar? Dado que o sistema de TV por cabo dentro das muralhas de Évora combina Satélite com Antena, ou apenas satélite, mas não tenho a certeza (se alguém souber que diga).

Obrigado, desde já, a quem oferecer as suas sugestões e conselhos.

Cumprimentos.
 

luisplay

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2007
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
ola vou tentar dar-te alguma ajuda dentro do meu conhecimento.
1º o TDT pode no teu lcd nao dar tens que confirmar com o modelo do lcd se tem TDT com um sistema chamado mpeg4
2º o tdt pode não funcionar pk pode ainda não existir na tua zona tens que confirmar isso
3º quanto a qualidade de sinal tens que ir por tentativas, o cabo ter muito comprimento ja por si é mau, agora a caixa de distribuição com 15 anos pode não estar em bom estado

agora da minha maneira de ver antes de fazer qualquer coisa experimentava colocar um amplificador antes da caixa de destribuição

espero ter ajudado
 

Silva51

GF Platina
Entrou
Fev 11, 2010
Mensagens
3,030
Gostos Recebidos
50
amigo com tantos anos de instalação ,para mim um dos problemas é do cabo que deve tar todo calcinado,te dou um exemplo real moro num prédio com 20 anos metiam antenas novas e alimentadores e nada era daí sim era do cabo da antena tava todo calcinado bem podes cortar 1 m ou 2 etc e vês o cabo que tá bom mas na está para mim é do cabo com 15 anos já é tempo de o substutuir.cump-s
 

JackFlash

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 4, 2010
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Obrigado, luisplay e Silva51

Em relação ao LCD, antes de comprar pesquisei nas características dos modelos de forma a ter DVB-T com a norma MPEG-4/H.264, e, portanto está preparada.
Em Évora existe um emissor de TDT e segundo algumas informações também é possível apanhar o sinal TDT de Espanha para alguns canais.

Esqueci-me de colocar a questão do cabo, que de facto deve estar em bastante mau estado. Mas quanto a este nada posso fazer, já que a sua instalação é da responsabilidade da câmara, ou da empresa que gere este tipo de TV por cabo, mas que, penso seu, já não fazem instalação nem dão assistência há alguns anos. Vou informar-me para saber se é possível algum tipo de intervenção.

Em relação ao amplificador estou com vontade de experimentar mas queria comprar um que se adaptasse ao sinal de Évora.

Cumps.
 
Última edição:

B@eta

GForum VIP
Entrou
Dez 30, 2006
Mensagens
1,874
Gostos Recebidos
18
Obrigado, luisplay e Silva51

Em relação ao LCD, antes de comprar pesquisei nas características dos modelos de forma a ter DVB-T com a norma MPEG-4/H.264, e, portanto está preparada.
Em Évora existe um emissor de TDT e segundo algumas informações também é possível apanhar o sinal TDT de Espanha para alguns canais.

Esqueci-me de colocar a questão do cabo, que de facto deve estar em bastante mau estado. Mas quanto a este nada posso fazer, já que a sua instalação é da responsabilidade da câmara, ou da empresa que gere este tipo de TV por cabo, mas que, penso seu, já não fazem instalação nem dão assistência há alguns anos. Vou informar-me para saber se é possível algum tipo de intervenção.

Em relação ao amplificador estou com vontade de experimentar mas queria comprar um que se adaptasse ao sinal de Évora.

Cumps.

Boas,
Eu também estou de acordo total com o que foi dito e bem, sobre o cabo...
Uma coisa, e a antena terrestre, é normal? é que se for uma normal não apanha a nossa TDT mpeg4 H.264, ou se apanha é com muito pouca qualidade, esta parte das antenas também tem que se ter em atenção...
Não é possível fazer uma ligação individual para a casa do teu pai?
Por exemplo metendo uma antena no telhado e fazer uma ligação directa à TV?
Espero ter ajudado...
Cumpts
hinho
 

JackFlash

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 4, 2010
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Boas hinho,

Obrigado pela sugestão.
De facto da tua opinião e das restantes aqui do post ,parece-me que a melhor alternativa é comprar uma antena adequada a TDT e instalar no telhado, até porque me parece cada vez menos provável que a Câmara ou empresa contratada, façam algum tipo de intervenção no sistema de TV por cabo.
Ou então o meu velho tem é que começar a pensar gastar uns euros por mês num MEO, ZON, etc, se ele quer ver TV com boa qualidade e com mais uns canais.

Obrigado a todos.

Cumps.
 

naronj

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 31, 2006
Mensagens
163
Gostos Recebidos
0
TDt - Évora

Boas

Não sei se já resolveste o problema? Mas tudo passa pelo cabo.

Solução em Évora, consegues apanhar tdt Portuguesa a brincar, porque tem um transmissor no Alto de São Bento, e Espanhola tambem 25 canais, para isso ser possível vais ao Bairro da Casinha ao armazem de electricidade que lá existe (não posso divulgar o nome julgo eu? mas se quiseres saber manda-me pm) e compras um antena própria para tdt (são umas verdes) um cabo novo, se quiseres apanhar tambem a espanhola só para esta situação é que compras amplificador, para a tdt Portuguesa não precisas e ficas com o problema resolvido.

Cumps.:espi28:
 

JackFlash

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 4, 2010
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Boas,

Obrigado naronj, pelas sugestões! Acho que sei qual é o armazém, mas se o meu velho decidir comprar logo te contacto para saber qual o nome.

Numa das minhas recentes pesquisas sobre o sistema de TV por cabo de Évora, descobri que o "Centro Histórico de Évora vai ter novo concessionário de televisão por cabo", pois devido à falta de assistência e reclamações da população a Câmara resolveu abrir novo concurso. No entanto, parece que é objectivo da Câmara cobrar uma taxa mensal. Vamos lá a ver no que isto vai dar. Podem consultar no google utilizando o título entre aspas. Quem tiver uma empresa que trabalhe com este tipo de sistemas, tem aqui uma oportunidade de ganhar umas coroas.

Cumps.
 

neto_7

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 4, 2007
Mensagens
22
Gostos Recebidos
0
Boas, a solução mais fácil e barata, seria mesmo comprar uma antena e colocar no telhado, mas não sei se reparou que não devem existir muitas antenas (ou mesmo nenhumas) nos telhados dentro das muralhas de Évora, por se tratar de uma zona histórica, devido ao aspecto visual.... é por isso que existe a rede de cabo que foi mandada colocar pela câmara, e que já tem uns aninhos! :) Eu dei assistência a essa dita rede, á cerca de 12 anos, já era de bradar aos céus, pois coisa que nasce torta, tarde ou nunca se endireita, por ai não se safa. Apesar disso, na rede de cabo não vai apanhar TDT nenhum, porque os canais são todos filtrados. Não sei se a TV CABO opera á base de cabo dentro das muralhas... (outra solução) ou instalar uma parabólica escondida...
 

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Mensagens
1,235
Gostos Recebidos
3
colega se tem sinal TDT em Evora e se o seu LCD e de 2009 tem de certo tuner Digital.. entao pode comprar uma antena digital interior.. que há a venda no mercado e receber os canais digitais terrestes.. e so uma questao de procurar em casa qual a melhor posicao para receber os canais...

cumprimentos

remocon:right:
 

pedro_bastos

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Set 30, 2006
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
tdt e tv por cabo em casa

deculpem amigos eu tenho tv por cabo em casa e como acabaram os canais espanhois na tv por decidi comprar uma antena e tudo bem mas eu como a minha televisao no quarto tb tem esses canais digitais decidi juntar o sinal ouno cabo da tdt com um T ao cabo da tv por cabo e par poder ver no quarto pra nao ter que estar a passar mais fios pelas paredes e o aparelho da sala deixa de apanhar o sinal da tdt queria saber o motivo e o que devo fazer pra passar o sinal da tdt pelo mesmo cabo de antena que traz o sinal da tv por cabo se me poderem ajudar eu agredecia visto é que tenho amigos meus com o mesmo problema que eu obridado pessoal
 
Última edição:

barbanato

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 27, 2006
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
deculpem amigos eu tenho tv por cabo em casa e como acabaram os canais espanhois na tv por decidi comprar uma antena e tudo bem mas eu como a minha televisao no quarto tb tem esses canais digitais decidi juntar o sinal ouno cabo da tdt com um T ao cabo da tv por cabo e par poder ver no quarto pra nao ter que estar a passar mais fios pelas paredes e o aparelho da sala deixa de apanhar o sinal da tdt queria saber o motivo e o que devo fazer pra passar o sinal da tdt pelo mesmo cabo de antena que traz o sinal da tv por cabo se me poderem ajudar eu agredecia visto é que tenho amigos meus com o mesmo problema que eu obridado pessoal

Boas, o sinal desaparece porque interrompe a alimentação de 5v á antena ao repartir o sinal com outro cabo, como diz que fez. Terão de ser 2 cabos separados, 1 para a tdt outro para a tv cabo. Não sei se um misturador/separador que se utiliza para satélite lhe resolverá o problema, em satélite resolveria.

Abraço
 

TygerOne

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 1, 2007
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Boa noite amigos...sou novato aqui...e gostava de saber como posso apanhar espanhóis em Évora?para onde orientar a antena?e que tipo de amplificador arranjar?segundo sei os espanhóis emitem em mpeg2...logo os decod. que apanhem mpeg4 também apanham mpeg2...corrija me se estiver errado
 

horse

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 4, 2006
Mensagens
127
Gostos Recebidos
0
Boa noite amigos...sou novato aqui...e gostava de saber como posso apanhar espanhóis em Évora?para onde orientar a antena?e que tipo de amplificador arranjar?segundo sei os espanhóis emitem em mpeg2...logo os decod. que apanhem mpeg4 também apanham mpeg2...corrija me se estiver errado

Podes tentar virar o "rabo" da antena para os lados de reguengos para ver o que consegues, como o emissor da TDT PT é no alto de são bento em principio vais conseguir os PT e alguns espanhois
 
Topo