• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Presidente da PT fala no Parlamento

R

RoterTeufel

Visitante
Presidente da PT fala no Parlamento
Zeinal Bava: Rui Pedro Soares "estava à mão"

O presidente da comissão executiva da PT disse esta quarta-feira na comissão de ética que o administrador Rui Pedro Soares só foi envolvido nas negociações com a TVI porque participou na reunião de 19 de Junho em que o projecto foi esboçado pelas empresas.



'O dr. Rui Pedro Soares participou comigo numa reunião porque estava disponível e eu disse-lhe para vir comigo', afirmou Zeinal Bava, citado pela agência Lusa. O CEO da PT adiantou que Rui Pedro Soares foi à reunião porque estavam a ser discutidas questões ligadas à publicidade e à internet, mas foi nesse dia que o negócio começou a ser esboçado.

“Como Rui Pedro Soares estava presente, manteve-se no grupo negocial', explicou, adiantando que o envolvimento daquele administrador aconteceu porque 'era a pessoa que estava à mão'.

O ex-administrador da PT, Rui Pedro Soares, foi ouvido pela mesma comissão no final de Fevereiro, tendo garantido nunca ter recebido instruções do primeiro-ministro em relação à Portugal Telecom nem nunca ter falado do negócio PT/TVI com o ministro Mário Lino. Rui Pedro Soares foi tomado como um dos intervenientes do alegado plano, já que terá conversado com armando Vara sobre a forma de i pôr em prática, segundo notícias do semanário 'Sol'.

COMPRA DA TVI MANTINHA MONIZ NA MEDIA CAPITAL

Antes, Zeinal Bava afirmou esta quarta-feira que o negócio de entrada no capital da TVI implicava manter o ex-director geral da estação, José Eduardo Moniz, na Media Capital. 'Nunca lhe apresentei nenhum contrato, mas disse-lhe [a José Eduardo Moniz]: quero que trabalhes comigo, mas que fiques na Media Capital', disse Zeinal Bava, remetendo para uma conversa que teve com o actual administrador da Ongoing no final de Junho de 2009 num hotel em Lisboa.

Na comissão de Ética, que decorre na Assembleia da República, Zeinal Bava recordou que Moniz 'reservou a sua posição sobre o assunto, mas manifestou algumas reservas' e explicou que a PT queria 'aproveitar o 'know-how' do ex-director-geral da TVI para melhorar os conteúdos do Meo'.

“A potencial transação [entrada no capital da TVI] estava muito adiantada e podia ser concretizada rapidamente', acrescentou Bava sobre a altura em que falou com Moniz. Sobre a razão dessa conversa, o CEO da PT justificou-a com 'uma fuga de informação' para a comunicação social que tornou o assunto público. 'Achei importante informá-lo pessoalmente que ia sair um comunicado para a CMVM [a assumir que decorriam negociações com a Media Capital]', disse.

PLANO PARA CONTROLAR MEDIA: "NÃO SE O QUE É"

O presidente da comissão executiva da Portugal Telecom rejeitou ainda conhecer um plano do Governo para controlo da comunicação social. "Não sei o que é nem do que se trata", acrescentou Zeinal Bava na comissão parlamentar de Ética, Sociedade e Cultura sobre o "exercício da liberdade de expressão em Portugal".

"Para que fique claro, a PT só mostrou interesse numa participação minoritária na Media Capital. Nunca a PT mostrou qualquer interesse em relação a qualquer outro investimento em qualquer outro órgão de comunicação social", frisou.

Zeinal Bava lembrou que a PT já deteve a Lusomundo Media, detentora de vários jornais, e vendeu-a. O presidente da comissão executiva da PT declarou ainda que ficou surpreendido com as reações ao negócio com a TVI até porque ninguém se pronunciou quando a PT manifestou interesse no quinto canal, onde iria ter 100 por cento e controlar completamente os conteúdos e não os 35 por cento previstos na Media Capital.

"Nessa altura ninguém ficou preocupado", referiu, adiantando que o negócio com a Media Capital prendia-se com a necessidade da PT em ter acesso a conteúdos para o Meo.


Fonte Correio da Manhã
 
Topo