• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Portugal terá mais um cardeal no Vaticano

R

RoterTeufel

Visitante
Igreja: Arcebispo D. Manuel Monteiro de Castro a meses de ser purpurado
Portugal terá mais um cardeal no Vaticano

No dia em que foi homenageado pelas gentes da sua terra natal (Santa Eufénia de Prazins, Guimarães) pelos 25 anos de episcopado, o arcebispo D. Manuel Monteiro de Castro admitiu, em declarações ao CM, que pode vir a ser nomeado cardeal pelo Papa Bento XVI.

"Posso vir a ser cardeal, é verdade, atendendo às funções de que o Santo Padre me incumbiu, mas também pode não acontecer, já que a tendência da Igreja de Roma é ter cardeais do máximo de países possível e só há 120 lugares", disse D. Manuel Monteiro de Castro, sublinhando que nunca fez, nem fará nada para que tal aconteça.

"Quando me ordenei foi para servir a Igreja, onde os meus superiores quiserem. Hoje faço e continuarei a fazer o que o Santo Padre quiser que eu faça", realçou.

D. Manuel Monteiro de Castro é, nesta altura, o prelado português com as mais altas funções executivas na Igreja Universal, uma vez que o cardeal D. José Saraiva Martins já passou, por força da idade, à qualidade de emérito.

Natural de Prazins, Guimarães, D. Manuel Monteiro de Castro é diplomata da Santa Sé desde 1961, tendo ocupado, na primeira década deste século, o cargo de Núncio Apostólico em Madrid. Há cerca de um ano, foi nomeado secretário da Congregação dos Bispos, passando por ele todas as nomeações de bispos para o mundo inteiro.

Há pouco mais de dois meses, foi nomeado por Bento XVI secretário do Colégio Cardinalício. Em caso de eleição de um novo Papa, será o primeiro a conhecer o seu nome.

PORMENORES

ASCENSÃO

D. Manuel Monteiro de Castro é o segundo português a chegar a secretário de uma congregação romana. Uma ascensão que surpreendeu muita gente.

NOMEAÇÕES

A sua principal função, em Roma, é a análise dos processos de nomeação dos bispos para todo o mundo. "As nomeações passam todas pela minha mão", disse.

DIPLOMATA

Enquanto embaixador da Santa Sé, esteve em países como México, Jamaica, El Salvador, Honduras, Namíbia, Suazilândia, África do Sul e Espanha.


Fonte Correio da Manhã
 
Topo