• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Rapaz de 12 anos contrai dívida de 1000 euros para jogar FarmVille

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Um menino britânico de 12 anos gastou mais de 700 euros do cartão de crédito da mãe e 326 euros das suas próprias poupanças no jogo disponível no Facebook, FarmVille


74d79836f3ec4ad89acc875c9c0c803d.jpg




A mãe descobriu no mês de Março que o rapaz tinha usado o seu cartão de crédito e esvaziado a conta poupança que tinha no banco. Em entrevista ao britânico Guardian, a senhora, que preferiu manter o anonimato, quis deixar o alerta para os riscos que existem nestes jogos supostamente “grátis”.

O FarmVille, um dos jogos mais populares do Facebook, consiste numa quinta virtual onde se pode plantar sementes, fazer colheitas, recolher frutos das árvores e gerir animais. Todas estas actividades geram dinheiro virtual para se ir progredindo no jogo. Mas o jogador mais desesperado por progredir mais rapidamente pode comprar dinheiro virtual com dinheiro verdadeiro.

“Até agora, o valor gasto é de 905 libras [aproximadamente 1020 euros] mas ainda há créditos pendentes”, explica a mãe. “O Facebook e a Zynga [a empresa que criou o jogo] não vão devolver o dinheiro porque [o rapaz] vive na minha casa. O Facebook desactivou a conta e a Zynga deu a útil sugestão de, daqui para a frente, eu passar a usar uma password no meu computador”, ironiza a mãe.

A senhora contactou o banco responsável pelo cartão de crédito, HSBC, que lhe respondeu que um reembolso só seria possível caso a mãe denunciasse o filho à polícia. “Ele ficaria com cadastro. Claro que nem me passa pela cabeça pôr em causa o futuro do meu filho por causa de uma estúpida quinta virtual”, garante.

Segundo conta a mãe, quando confrontado com a quantia gasta, o filho ficou “muito escandalizado” mas estava perfeitamente consciente do que tinha feito. “Quando lhe perguntei porque o fez ele respondeu que tinha sido para comprar coisas que queria”.

A mãe não culpa por isso o Facebook, a Zynga ou o HSBC, considera apenas que deveriam existir mecanismos que prevenissem situações deste género.
















header_logo_sic.png
 
Topo