• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Lavam a roupa a mil idosos carenciados

Rotertinho

GF Ouro
Entrou
Abr 6, 2010
Mensagens
7,884
Gostos Recebidos
8
Lavam a roupa a mil idosos carenciados


A Associação Concelhia de Apoio ao Idoso (ACAI), em Almada, lava, seca e passa a ferro milhares de quilos de roupa de cerca de um milhar de idosos carenciados.

Desde 1993 que a chamada "Lavandaria do Idoso" ajuda com o serviço de lavandaria idosos mais desfavorecidos e outras pessoas com carências económicas.

Os preços que se praticam estão tabelados, e conforme o escalão das reformas de cada associado, é atribuído o escalão para o pagamento dos quilos de roupa, sendo que, a maioria dos sócios pertence ao escalão mais baixo.

"O grosso das pessoas que nos aparece aqui são pessoas carenciadas, que têm dificuldade em pagar e por isso mesmo pagam consoante as suas reformas", explicou Amável André, membro da Associação Concelhia de Apoio ao Idoso.

Maria Agapito, 82 anos, é uma das associadas mais antigas e diz que há 16 anos que é cliente e "tenciona ser até partir".

A população idosa que usufrui deste serviço procura não só a ajuda para o tratamento das roupas, mas também alguém que as ouça e compreenda.

"Venho aqui deixar a minha roupa à segunda e venho buscá-la à sexta-feira, mas todos os dias passo aqui para dar dois dedos de conversa, isto faz com que me sinta viva", conta.

Com um gasto mensal de 25 euros, Maria Agapito, afirma que "a ajuda que dão ao tratarem da roupa não tem preço, o serviço que estas pessoas prestam aos idosos é de louvar".

A coordenar a lavandaria desde 1993, Maria de Lurdes Coxixo, 60 anos, é a alma da lavandaria: "Sinto-me como se tivesse nascido para isto, gosto deste trabalho e faço-o com amor".

"A melhor recompensa ao fim de quase 17 anos é ver os meus velhotes na rua todos bonitos com a roupa lavadinha, bem engomada e sem vincos", aponta.

A Câmara de Almada apoia a lavandaria com uma verba anual de dez mil euros e paga as despesas com água, luz, telefone assim como as instalações.

Amável André lamenta a falta dos parceiros sociais, nomeadamente da Segurança Social.

O projeto conta com o apoio incondicional das cinco funcionárias, da autarquia, do trabalho voluntário dos dirigentes e de algumas juntas de freguesia.


Jornal de Noticias
 
Topo