• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Nova descarga poluente para a ribeira dos Milagres

Rotertinho

GF Ouro
Entrou
Abr 6, 2010
Mensagens
7,882
Gostos Recebidos
8
Nova descarga poluente para a ribeira dos Milagres


A Comissão Ambiente e Defesa da Ribeira dos Milagres alertou hoje, quarta-feira, para uma nova descarga poluente, durante a madrugada, na Ribeira dos Milagres, concelho de Leiria.

O porta-voz da comissão, Rui Crespo, disse à Agência Lusa que hoje de manhã a ribeira apresentava "espuma abundante" e "cheiro característico das suiniculturas", adiantando que se tratou de uma descarga "intensa".

Rui Crespo, que denunciou à GNR a situação, afirmou que esta descarga assume semelhanças com anteriores, dado ocorrer "à noite ou durante a madrugada" e sempre que "as condições meteorológicas apontam chuva", como foi o caso de terça feira.

O responsável adiantou que as descargas para este curso de água continuam a ser frequentes, "mas são mais violentas quando as condições climatéricas indicam pluviosidade e, sobretudo, ao fim de semana".

"Agora, com as novas restrições, os suinicultores não têm outra forma se não lançar para a ribeira, porque os terrenos estão saturados", referiu Rui Crespo, acrescentando que a estação de tratamento de águas residuais (ETAR) Norte, no concelho de Leiria, "trata no máximo 280 metros cúbicos de efluentes por dia", quando a produção na região é superior.

Fonte da GNR confirmou a recepção da denúncia, assegurando que os militares "vão averiguar".

Já o presidente da Recilis, David Neves, disse lamentar a descarga, mas escusou-se a fazer outros comentários.

Em Março, a Administração da Região Hidrográfica do Centro indeferiu a licença de utilização dos recursos hídricos para descarga de águas residuais à Recilis, entidade criada para resolver o problema dos efluentes suinícolas na bacia do rio Lis.

Esta situação motivou protestos dos suinicultores, que se concentraram na ETAR Norte, onde alegaram a incapacidade da estrutura em receber os efluentes.

Já este mês, o secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, afirmou que os suinicultores de forma individual podem recorrer ao espalhamento dos efluentes suinícolas nos solos, admitindo ainda a possibilidade de descarga para o meio hídrico.

Por outro lado, Humberto Rosa frisou que a ETAR Norte foi "sobrequipada para poder receber também efluente suinícola", mas, apesar de ter capacidade para receber 280 metros cúbicos de efluentes diários, "tem estado a receber muito abaixo disso".

A solução final para os efluentes produzidos na região de Leiria passa pela construção de uma estação de tratamento, cuja construção deverá também resolver o problema das descargas na ribeira dos Milagres.

A estação, projectada para a freguesia de Amor, no concelho de Leiria, é uma obra da responsabilidade da Recilis e tem um custo previsto de 18 milhões de euros.

Trata-se de um projecto de concepção, construção, exploração e financiamento, e vai ter capacidade para tratar, diariamente, dois mil metros cúbicos de efluentes de suiniculturas e de outras explorações agropecuárias dos concelhos de Leiria, Batalha e Porto de Mós.

Jornal de Noticias
 

katy

GF Prata
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
288
Gostos Recebidos
1
Viva
Não sei porque é que se estão sempre a lamentar...já todos os habitantes da região sabem de onde vem e como vem o problema...já todos sabem como é que esses problemas são resolvidos...não me adianto muito , mas todos na região sabem, a quem é que se paga a livre passagem,,,quero dizer,,,,a livre descarga para a ribeira,,,sim,,,porque isso tem um preço...é claro que alguns até dizem que lamentam as descargas... mas,,,então e o BMW desse Sr. de onde veio?..

Claro,,,que toda a gente tem o direito de ter um BMW...o importante é saber como foi adquirido , ou melhor ,,oferecido,,,e quando digo isto, digo 1 veleiro estacionado no porto de S. Martinho do porto, e uma lancha, no porto de abrigo da Nazaré...de quem é?...

Perguntem aos criadores e gado (porcos) da zona Este e norte da ribeira dos milagres...tenho a certeza de que não sabem...claro...já é tempo de as pessoas começarem a habituar-se , ou então ganhem coragem e façam o que devem fazer,,,.

PS. garanto-vos de que sei do que estou a falar...pois conheço bem a região e o caso também.

Cumpts.
katy
 
Última edição:
Topo