• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

"Foi uma explosão de cor num filme a preto e branco"

Rotertinho

GF Ouro
Entrou
Abr 6, 2010
Mensagens
7,884
Gostos Recebidos
8
Maria da Graça Tomé: "Foi uma explosão de cor num filme a preto e branco"

"Sou filha de um militar e tinha jurado nunca casar com um militar, mas não resisti à beleza e ao grãozinho de loucura que tinha o Mário. Percebi que ali havia matéria para trabalhar e o primeiro presente que lhe ofereci foi um livro do Sartre. Comecei a fazer trabalho de sapa e cheguei a induzir a ideia de ele desertar".

Claro que Mário Tomé não desertou, mas a sua consciência política foi crescendo e pertenceu à coordenadora do MFA.

Maria da Graça estava com o marido em Nampula no dia 25 de Abril. "Lembro-me de chegar a casa e perceber que o Mário estava ao telefone a dizer: 'As fragatas estão no Tejo e estão connosco'. Desligou o telefone e garantiu: 'Isto está a andar'. Dei saltos até ao tecto e fui à cozinha abracei o Jaime, que trabalhava lá em casa e disse-lhe: 'Estamos livres, acabou a ditadura" e ele respondeu-me, tranquilo: 'Senhora, isso é coisa de branco'. E era". Mais tarde, o telefonema da mãe, de Lisboa. "Disse-me que tinha dois cigarros na mão enquanto gritava 'Viva Portugal'. Contou-me que tudo era lindo e que só achava péssimo que todos quisessem fazer greves".

Seguiram-se dias de ânsia pelo regresso a Lisboa. Em Moçambique, vivia-se ainda um clima de indefinição. Para Graça, "foi uma explosão de cor num filme a preto e branco", mas "não podíamos esquecer que de um lado tínhamos a África do Sul e o apartheid, do outro o oceano Índico e no meio os colonos brancos, que tinham muito a perder".