• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Viga fere criança no recreio

Rotertinho

GF Ouro
Entrou
Abr 6, 2010
Mensagens
7,883
Gostos Recebidos
8
Vila do Conde: Menino internado no hospital de S. João, Porto
Viga fere criança no recreio

Daniel, aluno de quatro anos do jardim de infância de Vilar do Pinheiro, em Vila do Conde, estava a jogar à bola com os colegas durante o recreio. A bola foi parar perto de uma viga de betão, que suporta a beira de um telhado. O menino ajoelhou-se para apanhar a bola e foi atingido na perna pelo pilar de mais de 50 quilos. Fracturou a perna e o joelho. Ontem, a criança continuava internada no Hospital de S. João, no Porto, onde foi operada.

Tudo aconteceu pouco depois da hora de almoço, na segunda--feira. Os alunos do jardim de infância da EB1 de Vilar do Pinheiro aproveitavam o recreio para jogar à bola, antes de regressarem às aulas.

'O meu filho tem medo de voltar para a escola. Ficou traumatizado. Estava a brincar com os colegas e foi quando ele estava a apanhar a bola que a viga lhe caiu em cima da perna. Ele nem sequer tocou naquele pilar. Foi uma sorte a viga não ter atingido outras crianças. Podia ter sido uma tragédia muito grande', disse ontem ao CM José Sousa, pai do pequeno Daniel.

Os funcionários da escola alertaram de imediato os socorros. O menino foi socorrido na escola pelo INEM e transportado para o hospital da Póvoa de Varzim, de onde foi transferido para o Hospital de S. João, onde foi operado à perna e ao joelho.

Ao que o CM apurou junto da autarquia de Vila do Conde, que gere o edifício escolar, a viga desprendeu-se devido ao desgaste provocado pelos anos e pela intempérie. A Câmara, que garante inspeccionar regularmente todos os edifícios escolares, ainda está a apurar as causas da queda da viga.

'Estou à espera do inquérito da Câmara para saber se o edifício foi vistoriado há pouco e para que se possam apurar responsabilidades. Também vou contactar o meu advogado mas ainda não sei se quero processar a autarquia', disse José Sousa.

PORMENORES

EDIFÍCIO ANTIGO

O prédio onde o menino foi atingido foi construído na década de 1930 e albergava uma escola primária. Desde então, o edifício foi sucessivamente renovado e passou a ser um jardim de infância. No mesmo prédio funciona a junta de freguesia de Vilar do Pinheiro.

MÃE NO HOSPITAL

Depois de Daniel ter sido atingido pela viga e hospitalizado, a mãe, Ana Sousa, nunca deixou o filho sozinho. Assistiu à operação do menino e dormiu no hospital ao lado do filho. Ontem à tarde, o pai foi visitar Daniel, que deverá ter alta amanhã.

OBRAS HÁ TRÊS MESES

O jardim de infância foi alvo de pequenas intervenções e pinturas há cerca de quatro meses. A autarquia de Vila do Conde tem uma brigada constituída especialmente para efectuar pequenas obras no parque escolar do concelho. Anteontem, um técnico deslocou-se à escola para verificar a segurança das outras vigas.



Correio da Manha
 
Topo