• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

O gosto pelo silvestrismo

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Espero não ferir mentalidades ,mas o silvestrismo existe com muita alma e paixão tal como a pesca e caça ou seja homem \natureza .Este tópico deixem-me que lhes diga foi e é bastante polémico ,porque logo dizem que os silvestristas são assassinos ,capturadores ,vandalos etc No entanto se olharmos bem a história dos Canários e Psitacídeos donde apareceram ??
Ora vejam com os Alemães e Holandeses ,Espanhóis,encaram isto é paixão,outra mentalidade sem dúvida ,vejam que só apanha certos machos e faz escolha ou seja captura selectiva ,outros põe a avoar .Foi-me enviado pro meu email por um grande silvestrista mundial ,meus amigos gostaria que abordassem este tema com o devido respeito que o silvestrista tem por esta arte com 3 séculos ou mais .
Agora como é óbvio todo aquele que pilha ninhos e captura descriminadamente deve ser punido ,no pais vizinho existe várias associações que pra além de capturar certas aves pra concurso ,essas aves são anilhadas ,posteriormente acasaladas ou transmissão dos genes de canto (professor ) e no ano seguinte sendo postas em liberdade .
Dito isto vamos então ver este desporto ou hobbie .


É de facto amor á causa .
Aqui Don Fafes é com eles ,tb pintassilgos muito bonitos

Gostam de ópera ,alguns Mandarins

Isto é que está mal feito .
Aqui até tentilhões comem ,fonhix ,ainda dizem que o Português é um pirata do campo ,jasus

Pratos tradicionais com tentilhões e tudo.Tavam bem era na mitra .
Este pintas canta mal ,mas valente .

Á verdelhão dum caneco ,valente até dizer chega .

O meu era assim ,era ,ou muito melhor dava um gozo ver aquilo

Abraço amigos .isto é vivido com alma e respeito pela natureza,agora como tudo na vida á os pecadores
Aí vai o Rapp e Break do Pintassilgo hehehe ,Vejam amigos ,brutal hehehe

Aqui um documentario Espanhol ,com todos os quês e porquês .
video
Seria bom que em Portugal houvesse esta mentalidade ,mas enfim .
 
Última edição:

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Silvestrismo no Mundo

etiquetacd.jpg

barrios.jpg

silvestrismo_2008.gif

3286785829_448146fab5.jpg

0.jpg

campeonatodeespaa2007camg0.jpg

http://img413.imageshack.us/i/cartel800x600.jpg[IMG]

[IMG]http://foro.jilguero.es/archivos/imagenes/Ego09.JPG
silvestrismo_az.jpg

sin_ta10.jpg

Breve postarei outros países da U.E.
 
Última edição:

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Capturas e Soltas 2010-Espanha

SUELTA 2011 PEÑA SILVESTRISTA CHIPIONERA
Antes de mais ,quero informar e deixar bem claro ás demais autoridades que visitam este tópico ,que o mesmo não visa nem incentiva a caça furtiva destas aves neste ou em qualquer outro forum o mesmo tópico por mim postado ,apenas abordo a situação com a máxima clareza ,como podem verificar está tudo alojado na net ,ao qual me limito a divulgar o já divulgado por todo o mundo ,onde sou um mero observador completamente alheio .
Ora vejam as leis que eles teem e fazem estas capturas e soltas ,com um representante do governo Espanhol ,assim como um representante da devida Associação Silvestrista Legalizada

E assim vai a vidinha desta arte por fôra ,bem recente esta .
Já agora deixo algumas de 2010
Suelta Fringilidos Madrid 2010


suelta silvestrista 2010

É asim um pouco por toda a Espanha

suelta S.D.U cazadores 2010pepegranada

Suelta de gavilan (esto tambien es silvestrismo)

capturas 2010 jamaz.mp4

SUELTA DE FRINJILIDOS SOCIEDAD SILVESTRISTA SALOBREÑA 2010

Palavras para quê ???

:espi28::espi28::espi28::espi28::espi28::espi28:::espi28:
:6_15_221::6_15_221::6_15_221::6_15_221::6_15_221:
 
Última edição:

Simplício III

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 25, 2010
Mensagens
12
Gostos Recebidos
0
Boa noite companheiros.:espi28:
Agora pergunto eu... ESTES SÃO CRIMINOSOS?????????
Abraço mano Cerveja Gforum
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Olá compadre hehehehe ,julgo e pelo que sei fazem isto dentro da lei ,por isso estão muito mais avançados nas mutações ,porque elas vieram da natureza ,isto é para apuramentos de bons sangues e há que fazer as coisas com honestidade ,eles soltam .
 
Última edição:

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Já Agora deixo aqui uma entrevista que me foi feita por um forum de aves Brazileiro ,pelo qual tenho o maior respeito ,gentge sincera que me acolheu de braços abertos .peço aos meus colegas a postagem do link ,até porque penso em fazer várias parcerias com vários foruns seja a nivél nacional como internacional aqui na secção de aves
Ora vejam lá a entrevista ,mostra bem o que quero e penso nesta arte do silvestrismo
ENTREVISTANDO CRIADORES.

Antes de tudo agradeço em nome do fórum nação dos canários por sua disponibilidade e amabilidade de nos conceder e aceitar esta entrevista.


Nação- Gostaria que você se apresentasse. De qual pais você é? Quais pássaros você tem? E como combina otempo entre os pássaros e a família?

Zé dos Pássaros- Bem ,em primeiro lugar muito obrigado ,estou muito satisfeito porser convidado a esta entrevista Sou José Luis S.F. Sou Alfacinha ou Lisboeta hehehe (Portugal )tenho tentilhões ,pintassilgos ,pintarrochos e mestiços(híbridos ) ,não sendo um criador nato de canários embora os tenha(Harz,Timbrados e raça Espanhola ) e aprecio alguns como os de canto ,porte e cõr ou até mesmo criador de fauna ,embora tente criar mestiçagem e Tentilhões ,por exemplo este ano quero criar pintassilgo português que já criei no passado ,afim de melhorar as minhas aves ,onde eu gosto mais que é os cantos silvestres .
Tenho os meus filhos que me ajudam e euque ponho mãos á obra a sério ,não sou de muitos tratamentos a nível de medicação ,preocupando-me mais com a limpeza e alimentação ,tento aproximar oque eles comem no campo ,muitos criadores de fauna dão o que os pássaros nem encontram no campo

Nação- Você é amante do silvestrismo. Como nasceu esse amor e o que te encanta mais neste hobby?

Zé dos Pássaros- Pois aqui está uma boa pergunta hehe Isto já vem de miudo sou um verdadeiro amante da natureza ,isto de homem\natureza é de facto pra mim algo que me transcede ,tipo pesca ou caça embora não pactue com as duas ,isso pra mim é gozo de matar ,pois o meu avô já éra o dito passarinheiro bem típico de boné e gaiola tapada na mão ,sendo eu filho de columbófilo optei pelos pássaros do campo Encanta-me particularmente os cantos ,ir ao campo e ouvir como eles se explicam ou os pegares ,cantos repartidos ,pancadas ,divididos ,arrastadas ,cantar de cia ,remates etc

Nação- quem influenciou você a gostardo silvestrismo?

Zé dos Pássaros- Claro que o meu avôzinho e ele sempre disse ao filho(meu pai) que eu tinha a veia dele e tudo o que sei de mais antigo foi ele e o meu tio (irmão do meu pai ) que me ensinaram e eu até faltava á escola e fugia de casa só pra colocar umas varas de visgo nuns cardos ,sem apanhar por vezes nada ,um vicio mesmo .

Nação- O que é silvestrismo para você??

Zé dos Pássaros- É como um peixe na água, conhecer terras e gentes, comidas locais, vinhos (incha hehe) é dias únicos, mesmo que se venha de mãos a abanar ,não faço nem nunca fiz qualquer venda ,a cena da natureza e armar as diversas formas de captura a aves selectivas ,ou seja os melhores exemplares que eu possa achar em virtude do canto ,não a beleza exótica que transportam e se possivél aproveitar e fazer alguma descendencia se fõr caso ,tornando-me desta forma meio criador ,como tenho tópico neste forum bem amigo .Mas não me considero criador por ter 7 ou 8 casais ,nada disso .

Nação- Quais os problemas enfrentados para se formar um plantel silvestre?

Zé dos Pássaros- Muitos ,pois são várias as zonas e nenhum canta exatamente igual, cada terra seu canto ,muitos julgam que se apanha centenas numa manhã, totalmente errado ,tem dias que nem um, fazendo viagens de vários kilómetros para conseguir um exímio cantor que possa transmitir a outros pássaros da mesma espécie .Pra além de que é proibido em Portugal ,em Espanha já se pode ser silvestrista de cabeça bem levantada

Nação- Algumas pessoas acham que o silvestrismo é crime. O que você teria a dizer em defesa desta afirmação?

Zé dos Pássaros- Pois é aqui que se espicaça o touro ,o malando, o capturas e sei lá que mais ,Acho que não é crime se fosse bem estruturado ,note Bento em Espanha ele teem associações capturam uma certa quantidade por silvestrista e fazem as soltas organizadas pelas ditas,simplificam isto de forma saúdável ,sem acusações ou presunções como em Portugal se faz ,critica-se até mais não ,se por ventura aparecer um exemplar na cõr ou porte fazem um tipo de petição pra então formar criação ,pode não ser um cantor exurbitante

Nação- Você acha que o silvestrismo contribui para o desaparecimento de algumas espécies na natureza? Ou existem outras razões para isso?

Zé dos Pássaros- Nunca .O silvestrismo é sobre Fringilidios que teem sobrevivido na cidade e é abundante ,existe outras situações bem mais graves ,como caça (atiram a tudo o que se mexe ) pesticidase herbicidas ,incêndios ,contaminação de águas ,predadores naturais, desflorestação ,desertificação, envenenamento (trigo rouxo ,enxofre etc ),agricultura (não existiriam espantalhos heheh),um verdadeiro silvestrista não se baseia na quantidade de aves ,mas sim na qualidade .Quando comprar um carro e se tiver euros compro um bom ,não um charuto heheh

Nação- O que há de melhor nos torneios que você participa?

Zé dos Pássaros- A camaradagem e estarmos todo com um propósito ,revê-se as velhas glorias com as suas velhas histórias, fala-se da cantos ,zonas comes e bebes ,histórias engraçadas ,algumas criações que alguns também fazem ,os trofeús ,de preferencia entregues ,por umas jeitosas hehe, enfim tudo em nome da tradição e companheirismo ,só isso .

Nação- Há união entre os participantes dos torneios?

Zé dos Pássaros- Claro ,embora haja discussão como todos os concursos ,normal enada de grave ,á uns que teem mau perder e outros não ,mas estamos lá pra explicar ,no meu caso se fõr um dos 5 juizes ,temos que ser imparciais mesmoque estejamos a ajuizar o nosso ,mas nunca um juiz de canto ajuiza sua ave ,é sempre outro

Nação- O silvestrismo não é muito divulgado. Na sua opinião o que poderia ser melhorado para divulgar?

Zé dos Pássaros- Uma autorização como já existiu ,está postado neste forum a dita licensa, uma associação ,um clube ,como nos outros pássaros ,identico,com franqueza e respeito ,não somos feirantes ou vendedores de pássaros ,como nos fazem ser

Nação- Qual a característica que você mais aprecia em um passaro? E qual passaro seria?

Zé dos Pássaros- Um excelente cantar ,com tudo no sítio certo ,perfeito pra ensinar outros e assim fazer uma boa colónia .de vários cantos bem feitos

Nação- Como você vê a ornitologia portuguesa hoje em relação ao silvestrismo?

Zé dos Pássaros- Muito mal ,falam , rebaixam,inferiorizam ,acham crime sei lá ,esta modalidade ou desporto,hobby ,no entanto os grandes criadores não dispensam um bom exemplar do campo afim de renovar o plantel e sangues .Virtualmente são uma coisa ,em presença são outra e não sabem decifrar um bom canto como o silvestrista nem nunca passarão disto de criação ,cantos zero á esquerda,é o que penso e já constatado

Nação- Quais as principais dicas que você dá para quem quer iniciar no silvestrismo?

Zé dos Pássaros- Sejam sérios ,respeitem a natureza ,nada de ganancia e procurem exemplares que valha a pena, não é tudo a eito ,isso não são silvestristas ,nem nada que se pareça ,são passareiros ,nem passarinheiros são

Nação- Como você avalia o fórum nação dos canários?

Zé dos Pássaros- Um forum amigo ,sem tabus , a maior parte dos foruns tugas,aparece lá um silvestrista caiem ás paletes em provocações ,descabidas sem anexo ,pagando uns por erros de outros ,e quando são confrontados ,a expulsão é garantida no entanto muitos pedem aves por pm ,aí não hehehe ou explicações sobre um ou outro canto exebindo aves por you tube Por mim estão despachados ,embora respeite alguns criadores com quem tive desavenças virtuais .Não sou rancoroso felizmente ,o que lá vai lá vai .


Nação- Obrigado mais uma vez por sua disponibilidade e amabilidade de nos conceder e aceitar esta entrevista.

Zé dos Pássaros- De nada ,espero ter clarificado aqui alguns pontos ,mesmo pensando que tudo não foi dito ,Obrigado eu, por esta oportunidade de me esclarecer democráticamente o que não acontece nos foruns Portugueses ,só tabus e medos,faltas de respeito etc ,tenho inclusivé orgulho em vestir a t-shirt deste brutal forum que me acolheu de braços abertos ,desejo a maior felicidade a todos os membros e que a distancia que nos separa seja digna de curta da mesma .
José Luis S.F
Login
 
Última edição:

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Páginas com videos de silvestrismo

Ora umas páginas carregadinhas de videos silvestristas ,e não deve ser só em Espanha
Vídeos de SILVESTRISMO en VIDEOS.es
Ora acomodem-se bem que o que vão ver é único ,é arte .é paixão ,é lazer ,é hobbie ,etc ....etc ...etc
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Como faço para me naturalizar Espanhol ??hehehehehe

cartelfa.jpg

Já este fim de semana
buenoo.jpg

Este já deu umas boas pielas hehehehehehe
finalandaluzafinal.jpg

Aqui a tabela classificativa ,ao menos estes é que vivem bem esta porra ,nós por cá :shy_4_02::shy_4_02: unhinhas hehehehehe
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Resolução Capturas Valencia 2011\12

Aí esta a resolução de capturas de Valencia \Espanha 2011\12



ImageShack® - Online Photo and Video Hosting

Uploaded with ImageShack.us
Podem capturar 10 aves por sessão .Tentilhões também (fim da lista )
Nós por cá ,tá quieto ,chama-se a isto parceiros comunitários ,lindo sim senhor.
Isto sim é silvestrismo legal e feito por gente que sabe o que está a fazer ,como fico satisfeito ,vamos á festarola

HEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHE!!!!!!!
O que éra uma festa sem as meninas hehehehehehe!!!!!
-Ambrósio precisava de algo ... ... ...
-Senhora tomei a liberdade de ... ... ...

:18566.gif::18566.gif::18566.gif:
Estes Espanhóis é que sabem do assunto e as leis servem a todos ,vá toca a dançar e a comemorar


Resolucion de capturas 2011

:left: MEGAUPLOAD - The leading online storage and file delivery service

Resolucion de capturas del 2011 para Andalucia

caza catalunya

E siga a festinha ,que ainda á mais hhehehehehe


E VIVA LA ESPANHA !!!
 
Última edição:

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Microchip obrigatório no Silvestrismo -Espanha

Vai ser obrigatório colocar microchip no Silvestrismo ,só se podem rir dos Portugueses ,que estamos a léguas de distancia


En el transcurso de la citada reunión, a la que asistió el Presidente de la FAC, todos los intervinientes acordaron por unanimidad el inicio inmediato de los trabajos técnicos necesarios al objeto de su aplicación en el próximo calendario de competiciones de silvestrismo.

Con esta medida, la FAC pretende dotar a sus jueces y árbitros de un mayor rigor técnico en la fiscalización y control de los ejemplares que participan en los mismos así como facilitar estas tareas a organizadores y jueces.



Club de Caza - Microchip obligatorio para concursos de silvestrismo

Club de Caza - Actualidad


Nem nos canários por cá se faz disto ,estão muito é frentex

:shy_4_02::shy_4_02::shy_4_02::shy_4_02::shy_4_02:
Por cá fala-se do pioriu deste lazer e hoby ,atrasados em relação ainda é pouco ,anos de luz sim ,viva a europa !!!!








Que será preciso dizer ,acho que o silencio diz tudo .
 
Última edição:

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Pegando em palavras

Bem o que li aqui está fôra de contexto numa grande percentagem ,quer por desconhecimento ,interpretação ,avaliação e o mais importante o tradicionalismo,é certo que em Espanha está agregado á caça e suas federações ,mas á associaçôes totalmente silvestristas,existe uma quantidade delas ,penso que está aqui neste tópico algumas , já á novas e alguma em formação de outras localidades espanholas ,como achei este artigo dum forum de aves interessante ,além do autor ser uma pessoa que merece todo o crédito ,mesmo eu inclusivé ter sido afastado do forum talvez por ele ,mas isso não é para aqui ,o que quero dizer é que é um individo que bem lá no fundo respeito ,é um bom criador e alguém com quem se pode falar mais á moda bruta,das barracas diria ,muitos com uma simples conversa directa ,ficam todos comichosos e esquesitos ,armados em senhores doutores ,foi precisamente a esses que nunca me poupei nem poupo ,quando me vêm com conversas de milhões de euros ,isto foi só um desabafo ,e sei que isto vai ser lido ,disso tenho a certeza ,espero que faça algum efeito benéfico ,adiante

Ola a Todos!

Tenho lido e acompanhado algumas ideias portuguesas dos defensores da modalidade Silvestrista espanhola. Em Espanha esta modalidade esta ligada às federações de caça. A sua pratica esta regulamentada pelas leis autonómicas e nacionais. Ou seja obedece a lei e é necessário ter uma licença e pagar. (Não é como muitos portugueses pensam...)


Esta certo ,eu á muito que frizei isto ,aí para 2006 talvez ,na altura estoirava o silvestrismo espanhol em portugal ,os que pensam o contrário ,nada sabem ,aprenderam agora ,portanto muito atrasados vão ,tudo é pago e feito com legislação espanhola ,agora infratores e prevaricadores á em tudo ,mas tudo ,até com berlindes e barbys ,ou não ?

Os apontamentos que vou expor são baseados no "Temerário juiz de Silvestrismo" ou "Curso de Jueces Categoria Social" da Federação Andaluza de Caça.

O Silvestrismo em Espanha é uma modalidade desportiva que tem por finalidade educar e cultivar o canto nos passaros silvestres. Os procedimentos praticados nesta


Não diria educar os silvestres mas sim corrigí-los ou seja tirar as partes más e tentar meter as partes boas ,se o canto é silvestre é silvestre que deve permanecer,mesmo que com penalizações,sem isto não teria qualquer graça ou fundamento ,éram todos bons ,por isso existe o canto limpo e canto silvestre ,canto limpo é canto montado para ensinar ou de correcção ,e consequente competição se assim fôr o caso ,e mesmo a mentalidade espanhola já está a mudar no sentido de englobar a criação no dito silvestrismo ,situação que não existia á bem pouco tempo ou seja captura ,concursos ,embora os de cativeiro não concursem com os selvagens ,são concursos diferentes ,os de cativeiro comparo aos concursos de canarios de canto ,tal como foi feito nas 5 raças de canto de canários

http://www.gforum.tv/board/1644/470171/licensa-de-silvestrismo-espanhola.html

Aqui está o método que utilizam ,eles têm isto bem defenido ao contrário de nós .

http://www.gforum.tv/board/1644/489827/parlamento-catalao-autoriza-caca-de-60-mil-aves.html

Uma lei que está em vigor até ao fim do ano onde engloba a criação ,como podem confirmar .60 000 é obra !!!!


modalidade seguem as segunites fases:
1 - Captura e pre-selecção dos exemplares (pintassilgos, verdilhoes, pintarroxos).
2 - Educação para o canto
3 - Após a selecção dos espécimes aptos ou com aptidão canora procede-se a devolução a Natureza daqueles que não reunem as qualidades canoras requeridas.
4 - Participação nos Concursos de Canto.
A avaliação do canto, é feita num concurso em que o passaro presta prova de canto. A competição entre as aves canoras é regulada por um Código de Canto.


Não ,não é assim ,parecido mas diferente ou seja todo o silvestrista sabe na integra os que cantam o mais aproximado possivél do código de canto espanhol ,depois á os vencedores ,como numa pova de fórmula 1,ou atletismo,senão ficava tudo em primeiro.o pássaro é escolhido e levado á mesa quer pela sua valentia ou código ,ou seja sem penalizações ou com .

O código Canto é um conjunto de normas tecnicas baseadas no canto do passaro que permitem identificar, classificar, valorar e avaliar o canto da espécie em causa, conforme as regras defenidas pela modalidade desportiva.
O canto de transfer - é o que se obtem quando se passam ou transferem cantares mais melodiosos com pureza e harmonia a passaros da mesma espécie.


Não se trata de harmonia ,trata-se de respeitar um código de canto ,

São avaliados desportivamente segundo um Código de Canto.

O canto não cultivado - é o canto que um passaro silvestre tem com trechos não harmoniosos e discordantes.

O codigo de Canto tem como objectivos básicos:

- Ser um elemento fundamental para a fixação de um canto cultivado ou de transfer.
- Ser um instrumento didactico fundamental para a formação de novos silvestistas e juízes.
- Ser um elemento de regulação e homogeneidade dos critérios de avaliação dos juízes.


O canto já está defenido á muitos anos ,desde 1800 tal ,se fizerem trinos e trechos fõra do código descontextualizado ,é uma penalização ,é como nos canários

Muito mais haveria a expor sobre o tema Código de Canto, confesso que não domino o tema, mas vou tentar aprofundar e talvez numa próxima oportunidade escreva mais umas linhas.

Pena que vai falar sozinho ,não existe ninguém português num forum de aves que saiba decifrar o código de canto português de pintassilgos ,nem sequer sabem que existe e já existiu concursos de canto e plumagem ,mas a lei quiz acabar com isso,com a tradição digamos dos bairros típicos de Lisboa e os grandes mestres desapareceram levando com eles muito segredo por desvendar .

Ando a procura se existe um Código de Canto Português para o pintassilgo (Carduelis carduelis), mas pelo que tenho constatado não existe. (CD´s com canto para ensinar pintassilgos há, mas não chega...) No tentilhão há concursos, para pintassilgos alguém sabe ou conhece se existe concursos de canto de pintassilgos?

Cordiais cumprimentos a todos


Existiu sim senhor e existe código tradicional Lisboeta,Alfacinha ,isso é que éra bom ,eu tentei explicar o pouco que sei ,mas entretanto fez confusão a muita gente fina ,fui duramente criticado por tentar ensinar .ficam sem saber nada ,virem-se para a moda espanhola ,sim ensinar felizmente sei o que é um bom cantor seja em pintas ,tentilhões ou canarios ,não é com duas cantigas que me enganam e segundo o que se ouve por cá ,lá fõra é outra história ,nos tentilhões os espanhoís são um zero á esquerda em relação aos passarinheiros lisboetas ,sim porque tudo de concursos de canto selvagens partiu cá de baixo ,se não fosse a net ,muitos nem sabiam o que existia ,chamavam e chamam de pim pim e padal do mato aos tentilhões ,matando-os como se fossem pardais ou pitinhas.
No tentilhão á concursos porque foi preservado ,houve inclusivé autorizações governamentais e continua a haver ,no pintassilgo perdeu-se ,extingui-se muito por culpa dos governantes .Para eles é tudo captura ,a caça e pesca o que é afinal ??,não é um desporto ,é o quê atão ,lá está a mentalidade desta gente por cá ,dizem que em espanha acaba e tal ,mas até ao fim o ano mais de 60 000 aves canoras estão a ser capturadas legalmente na Catalunha
O silvestrismo é homem natureza ,homem tradição ,convivio ,reencontro de gente amiga e sabedora ,velhos e novos ,move dinheiro comidos e bebidos ,move gente ,move aves e competição ,torféus mais bonitos que nos canários e mais valiosos , é lindo assistir a um concurso ,como posso explicar isto ,só vendo tiram conclusões ,os concursos são honestos ,feito por gente honesta e sabedoura ,sempre os apoiei e continuarei ,está-me no sangue ,esta paixão que me chega a tirar o sono
Não é nos foruns que vão aprender a ouvir e decifrar um pintassilgo a 100%,tá bem tá .
Bem posto isto foi só o responder com a franqeza que me é caracterstica ,sem papas lingua ,de resto foi muito bom o artigo ,havia de haver mais gente como o autor destas palavras verdes ,fica apenas o meu sincero e humildade abraço a este homem ,que cria e adora os pintassilgos ,que quer aprender,conhecer mais etc ,o que poderia ter acontecido se não me ... ... ...
http://www.gforum.tv/board/1056/412965/tentilhao-historia-em-portugal.html
 
Última edição:

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Pasión por los jilgueros en la UVA

En los días soleados, la plaza se convierte en una espontánea exposición ornitológicaEn el barrio, raro es el joven que no saca a la calle su pájaro cantor en una jaula
6199480.jpg

La docena de jaulas con pájaros que pueblan las paredes y el muro a mediodía dibujan una estampa más propia de patio trasero que de parque público, pero la plaza Santa Engracia, en la UVA, hay momentos que parece una pajarería. En el barrio hay una ferviente afición al silvestrismo -caza de pájaros cantores vivos para criarlos en cautividad- que convierte el pequeño parque en un multitudinario concierto ornitológico.
Los días soleados después de mediodía el parque se empieza a llenar de chavales, cada uno trae su jilguero y a las pocas horas en la plaza ya hay una más de una docena de chicos entre los dos bancos y otras tantas jaulas amontonadas, cada una habitada por un fringílido, denominación técnica de los pájaros cantores. Para entrenarlos en el canto conviene, además de una alimentación específica, que les de el sol y que escuchen otros cantos. Aunque la mayoría son jilgueros también hay verderones, pardillos, verdecillos y pinzones, las razas cantoras más comunes y fáciles de encontrar.
Con tanta afición no extraña que uno de los negocios más visitados del barrio sea una pajarería que se abrió hace poco más de un año. Allí se vende alpiste, jaulas y complementos para las aves y en la puerta hay otro grupo de jóvenes con varias jaulas de fringílidos al sol viendo en un Ipad el partido del Barça en el mundialito de clubes. El silvetrismo tiene mucha tradición en los barrios periféricos de la ciudad, pero en la UVA llama la atención como los más jóvenes han abrazado la afición. En el grupo de la plaza cuentan que la mayoría ya enseñaban a cantar a jilgueros de niños. Algunos incluso participan en concursos que se organizan por la provincia y aprovechan los ejemplares de los amigos para los cruces con las hembras de canario. Pero la mejor expresión de la afición en el barrio la protagoniza Juan Gutiérrez. Ha convertido el sótano de su casa en un volador para 50 aves donde verderones, pardillos y jilgueros conviven como si estuvieran en libertad. Tras muchos años como criador se ha convertido en todo un experto. Diferencia perfectamente el canto de un jilguero de un verderón. Los ejemplares que caza en el campo los cruza con hembras de canario para garantizarse crías con un timbre apropiado para el canto. Lo más complicado para un criador es sacar todos los ejemplares adelante. Cuenta Juan que lo principal es elegir las papillas y las vitaminas adecuadas. Además de alpiste, sus aves también comen magdalenas y zanahorias. Juan gasta más de cuatro kilos de pienso a la semana. Hace tres años casi se queda sin ejemplares porque una serpiente de más de un metro se le coló en casa y se comió más de 70 pájaros. Solo le quedaron las hembras así que tuvo que empezar casi de cero. No es la primera vez que tiene un incidente de este tipo. Su casa no se encuentra muy lejos del vertedero de Las Cuestas y cada poco tiempo se topa con serpientes. La última hace tres meses, pero en este caso pudo terminar con el reptil antes de que se diera la comilona en su sótano.
Aunque él lleva más de cuarenta practicando el silvestrismo y dice que esta práctica forma parte de la identidad del barrio, reconoce que en los últimos se ha notado una creciente afición, para la que tiene su propia teoría. En su opinión, no es casualidad que haya llegado este despertar con las tasas de paro más altas que se recuerdan. «Cuando uno no tiene trabajo, se agarra a una afición barata como esta».
Explica además que en el barrio el silvestrismo ejerce su particular papel de cohesión social. «Además del Madrid y del Barça, aquí se habla mucho de pájaros». Aprovechando la coyuntura, apuesta por crear definitivamente en la ciudad una asociación de silvestrismo. Él mismo intentó hace pocos meses ponerla en marcha a través de una pajarería de San Roque, pero el proyecto no cuajó. El principal problema del silvestrismo es la situación de alegalidad en la que se encuentra. Un policía local o un guardia civil del Seprona pueden requisar los pájaros en las jaulas y darle larga si el animal no está debidamente anillado. La anilla la otorga una federación internacional y en Badajoz la mayoría de los pájaros de silvestrismo cuentan con esta anilla, que garantiza una captura de acuerdo con las normativas europeas. Es un secreto a voces entre los aficionados que muchos ejemplares proceden del furtivismo y que se han cazado con el método vesc, que consiste en poner pegamento a las ramas para que las aves se queden pegadas y echarlas con facilidad a la jaula. En Badajoz, por ejemplo, un sitio muy frecuentado por los furtivos de cantores es el Fuerte de San Cristóbal. Juan cree que una asociación ayudaría a combatir este furtivismo. Para añadir más confusión, cada comunidad autónoma desarrolla las directivas europeas de una manera. En Cataluña, por ejemplo, donde hay una larga tradición a esta modalidad de caza, las capturas se prohibieron en septiembre y en la mayorías de las comunidades se regula con una veda autorizando solo la captura durante algunos fines de semana y, por supuesto, sin pegamento.

Fonte ;
Pasión por los jilgueros en la UVA. hoy.es
 

kikosalmeida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 8, 2011
Mensagens
522
Gostos Recebidos
0
Olha este chamariz hem!!!!!
 

Anexos

  • vxz10.jpg
    vxz10.jpg
    28 KB · Visualizações: 88
  • vdsc10.jpg
    vdsc10.jpg
    165.5 KB · Visualizações: 87
  • tyhrgv10.jpg
    tyhrgv10.jpg
    177.9 KB · Visualizações: 93

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
A que eu vi éra idêntica ,tinha mais um coche de branco ,olha que maravilha para acasalar ,parece ser um machinho ,bonito pássaro ,lá está ,hoje em dia já se vê bué cores ,e muito por culpa dos Espanhóis ,este macho como é mais escuro ,é mais dificil ser predado ,os malhados ou variegados correm mais risco
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Esta será e é a prova bem viva que o silvestrismo a sério se faz com alma e tradiçâo ,o que vâo ver nestes 30 minutos é obra ,apreciem cada momento ,porque é fantástico ,cá em Portugal continua impensável ,como sempre na mentalidade dos nossos governantes que só pensam encher os bolsos com tudo e com nada

Quem de autoridade é ,deveria ver este video ,para assim perceberem o que está mais que percebido ,tirem as nuvens dos olhos e acordem ,isto existe com alma e paixâo
Vejam como fazem o controlo de espécies ,nada se captura ao acaso e se existe respeito pelo que se está a fazer ,só em Espanha isto é possivél
As aves de captura sâo anilhadas ,vejam e registadas ,para mais tarde ,depois de possivél acasalamento e para concursos de canto.irem á vida deles ou mediante uma petiçâo se fôr raridade ou mutaçâo para seguir sangues e criaçâo ,e andar com a mutaçâo para a frente ,por isso por lá existe perto de 10 mutaçôes de pintassilgos e nâo foi feito com canários ,nem pensar ,o chip já é obrigatório
Este video é fresquinho ,ainda só foi visto 165 vezes e tem a data ;02/03/2013
Ainda nâo o vi como deve ser ,mas vai ser a minha proxima meia hora ocupado
Obrigado grande Felipe ,esses mestiços de lugre x chamariz ,é doutro mundo,umas verdadeiras raridades por cá ,parabens amigo,um grande abraço

Se ainda nâo explica ,á isso é das carolas pensadoras
Jara y sedal - El arte del silvestrismo, Jara y sedal - RTVE.es A la Carta

Cabecinhaasss pensadoooorrrraaaassss!!!!!!
 
Última edição:
Topo