• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Sal a mais no pão vale multa a partir de hoje

arial

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 7, 2010
Mensagens
380
Gostos Recebidos
0
A partir de hoje o pão português é obrigado a conter menos sal. A lei prevê coimas até 5 mil euros. A nova lei define um teor máximo de 1,4 gramas de sal por 100 gramas de pão e obriga a que os rótulos das embalagens de alimentos pré-embalados prestem informação sobre a quantidade relativa e absoluta de sal na embalagem, por percentagem do produto e por porção/dose.

A multa pode variar entre 500 e os 3.500 euros, no caso de pessoa singular, e entre 750 e 5.000 euros se for uma pessoa colectiva. Industriais e comerciantes de panificação lamentam que a lei deixe de fora produtos como os cereais de pequeno-almoço e acusam o Governo de falhar os apoios previstos para o sector.

"O pão foi um bode de expiatório para alguém mostrar que se preocupa com a saúde dos portugueses. Se fosse com esta preocupação seria abrangente para todos os produtos", comentou o presidente da Associação do Comércio e da Industria de Panificação (ACIP), Carlos Alberto dos Santos, à Lusa.

A associação refere que o sector tem perdido produção para produtos ligados ao pequeno-almoço, como os cereais, "e que não vão estar abrangidos pela nova lei e que contêm em média cinco vezes mais sal do que o pão". "Os mais fracos são obrigados a alterar a produção.

As grandes indústrias pura e simplesmente são obrigadas a ter rotulagem", considerou Carlos Alberto dos Santos. Portugal consome o dobro do sal que é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), uma situação que a Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) acredita que será alterada com esta lei.

Segundo dados divulgados pela SPH, cada português consome em média 12 gramas de sal por dia, quando a OMS recomenda um máximo de seis. Para o presidente da SPH, José Alberto Silva, a nova legislação "é a melhor lei em termos de saúde pública que já foi publicada": "Vai fazer com que de forma normal as pessoas vão consumindo menos sal".

In Diário Económico
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Olá amiga arial;

Esperemos que isto não seja apenas notícia e que as actividades económicas metam pés bem a caminho, pois terão muito que fazer no que diz respeito ao assunto em epígrafe.
 

arial

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 7, 2010
Mensagens
380
Gostos Recebidos
0
Olá...

Apenas te posso dizer que ...o pão já não é o que era!!
Como me lembro de ir à Padaria da Tia Augusta e degustar-me com um belo papo-seco (assim se chamava na altura)....dou por mim a usar a expressão antiga, porque tenho na realidade saudades de devorar o pão de outrora!
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Olá...

Apenas te posso dizer que ...o pão já não é o que era!!
Como me lembro de ir à Padaria da Tia Augusta e degustar-me com um belo papo-seco (assim se chamava na altura)....dou por mim a usar a expressão antiga, porque tenho na realidade saudades de devorar o pão de outrora!

Papo-seco :espi28:, tiram o sal do pao Alentejano fica o que?
:shy_4_02:
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Olá...

Apenas te posso dizer que ...o pão já não é o que era!!
Como me lembro de ir à Padaria da Tia Augusta e degustar-me com um belo papo-seco (assim se chamava na altura)....dou por mim a usar a expressão antiga, porque tenho na realidade saudades de devorar o pão de outrora!

Pois mas isso eram outros tempos...!

Agora è fazer dinheiro rápido e não interessa mais nada..!
 

arial

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 7, 2010
Mensagens
380
Gostos Recebidos
0
Papo-seco :espi28:, tiram o sal do pao Alentejano fica o que?
:shy_4_02:


Oh desse nem me fales....como adoro uma bela fatia de pão alentejano com manteiga..... e, não, esse não tem excesso de sal..bem pelo contrário, ainda se consegue um fabrico à moda antiga..
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Oh desse nem me fales....como adoro uma bela fatia de pão alentejano com manteiga..... e, não, esse não tem excesso de sal..bem pelo contrário, ainda se consegue um fabrico à moda antiga..

Uma torradinha ou duas ou tres....farinha tipo 65 e ja consegues fazer em casa :espi28:
 

arial

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 7, 2010
Mensagens
380
Gostos Recebidos
0
Uma torradinha ou duas ou tres....farinha tipo 65 e ja consegues fazer em casa :espi28:


Pronto...definitivamente fiquei com água na boca! Vou fazer uma torradinha ou duas...de fatias de pão rico :(
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Na falta de pão alentejano :shy_4_02: ... usa-se pão "plástico" e com excesso de sal :((

Vais ao PD tens la pao Alentejano made in fermentoópao (beja)que por sinal é mais barato que na padaria.....:shy_4_02:
 

F.B.I.

GF Ouro
Entrou
Out 1, 2006
Mensagens
12,892
Gostos Recebidos
0
Amigo FBI isso ja é outra conversa, estaladiço ui.... carradas de manteiga :shy_4_02: meu rico castrol :shy_4_02:

Nem mais amigo e quanto ao castrol muda para a galp :msnm_com_br007-03::msnm_com_br007-03:
 
Topo