• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Bengalins tomam conta das suas crias?

mfn01

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Fev 21, 2009
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Ficha identificativa:


Origem: Ásia

Tamanho: 8-10cm

Cor: Macho vermelho escuro com pontos brancos, fêmea verde. Ambos têm uma mancha preta na parte superior do bico.

Postura: 3 a 5 ovos brancos num ninho reservado, geralmente uma pequena caixa.

Incubação: 12-13 dias

Saida do ninho: 18-20 dias, 1ª muda com cerca de 2 meses de idade.

Reprodução: Acessível com atenção à alimentação das crias.

Anilhas: 2,0mm colocados no ninho por volta dos 10 dias de idade.

Comportamento: Não deve coabitar com outras aves vermelhas, tirando isso não levanta problemas mesmo a espécies mais pequenas.


Características:
Os bengalins mosqueados são uma das aves da família dos estrildídeos originárias da Àsia. São aves de pequeno porte com cerca de 8 cm de comprimento e uma das poucas deste género em que o macho emite uma agradável melodia com diversos tons seguidos de belo efeito, pouco comum entre os estrildídeos. Uma outra diferença nesta espécie em relação aos seus congéneres é o facto de o macho possuir duas plumagens distintas na época de acasalamento e repouso. Durante o periodo reprodutivo o macho reveste-se de uma vistosa plumagem em tons de vermelho escuro e castanhos salpicada por diversos pontos brancos enquanto for a deste periodo assume uma aparência muito mais discreta em tons de castanho. A maioria dos exemplares existentes no mercado são obridos por importação de aves selvagens e, como aliás é uma regra para todos os estrildideos, preferem aviários espaçosos e amplos ou, na faltas destes, gaiolas espaçosas de nunca menos de 60cm de comprimento. Tal como outras aves de grande dimorfismo sexual os machos defendem ferozmente o seu ninho sobretudo de outras aves vermelhas, embora possam ser mantidos juntamente com estas em viveiros amplos pois a agressão raramente ocorre quando dispôem de espaço suficiente para estarem afastados. Gostam de cobertura vegetal ou pequenos arbustos onde se sentirão muito mais à vontade para se reproduzirem. A proximidade com outras espécie deste género, o guarda-marinho (Amandava subflava) não é problema caso se mantenham juntos, sendo no entanto de evitar alojar mais do que um macho de bengalim mosqueado por viveiro ou gaiola. A não ser que se usem viveiros amplos de com densa cobertura vegetal. A alimentação é simples e semelhante à dieta de outros estrildideos, consistindo numa mistura base de sementes secas com boa percentagem de painço. Como todas estas espécies tiram bom proveito de sementes imaturas de diversas plantas e de sementes germinadas. Não sendo uma espécie das mais pequenas consegue com relativa facilidade alimentar as crias com sementes germinadas e papas de ovo comerciais (de preferência húmidas misturadas com as sementes germinadas), no entanto o alimento vivo é importante na primeira fase de vida das crias. Como tal moscas da fruta, trelas pequenas e mesmo larvas de mosca e grilos pequenos são muito apreciados e podem fazer a diferença para uma boa reprodução. As aves importadas em particular têm mais dificuildade em aceitar papas de ovo comerciais sendo o alimento vivo a melhor fonte de proteina. Em termos de reprodução não são das espécies mais difíceis de convencer a criar, o único problema reside na alimentação das crias mas, de um mo modo geral, depois da primeira ninhada bem sucedida demosntram ser bons pais e reproduzem-se com bastante regularidade. Aceitam ninhos de diversos tipos chegando alguns casais a construir um belo ninho esférico com palhas secas ou ervas e fibras de coco o que, em meu entender, não devemos encorajar pois dificulta a verificação do ninho e anilhagem das crias. Tal como os guardas-marinhos gostam de ninhos reservados que revestem interiormente de penas e materiais macios escolhendo normalmente os cestos de verga ou corda fechados. Podem no entanto usar caixas de madeira pequenas onde formam uma bola fechada e compacta. São aves que criam durante todo o ano desde que disponham de condições de dieta favoráveis, embora seja de evitar sobretudo dada a mudança de plumagem dos machos. Atente-se no entanto que os machos não terão forçosamente de estar na sua plena plumagem de acasalamento para que se reproduzam com sucesso. Durante a incubação dos 3-6 ovos o casal deve ser deixado em sossego pelo periodo de 12-13 dias que é a duração normal da incubação. Este processo é partilhado pelos dois sexos embora com predominância clara para a fêmea. Nos dias anteriores ao nascimento das crias, caso não o façamos permanetemente, devemos comçar a fornecer maior quantidade de alimento vivo e sementes germinadas. Normalmente o comportamento atarefado dos pais denuncia se estão a ocupar-se correctamente das crias no entanto costuo verificar se as crias estão alimentadas ao terceiro dia e, de novo ao sétimo, altura a partir da qual raramente surgem problemas. Nesta altura aproveito também para ver o tamanho das crias e decidir quando colocar as anilhas de 2,00mm. Esta operação pode ser feita na maioria dos casos por volta do 10º dia mas devemos verificar antes pois são aves ligeiramente maiores que os amarantes ou guardas-marinhos. As crias saiem do ninho com aproximadamente 18-20 dias. São em tudo semelhantes aos guardas-marinhos com plumagem castanha e bicos pretos, distinguem-se apenas pelas listras brancas nas asas. Os adultos facilmente chamam e reunem as crias para as alimentar e regressar ao ninho o que, aliás, é normal em aves deste tipo, mais que nos diamantes australianos. Com cerca de 2 meses distinguem-se facilmente os primeiros machos que ganham a plumagem castanha enquanto as fêmeas se tornam verdes. São aves bastante sociàveis paar viveiros amplos mesmo apesar da sua agressividade durante a reprodução. O seu tamanho esconde a facilidade com que se adaptam e resistem ao tempo exterior. De um moco geral direi que, depois dos guardas-marinhos, serão a escolha ideal para quem se quer iniciar neste tipo de aves. Foram encontradas situações de melanismo frequentes em indivíduos desta espécie (Yantz, 1996) que parecem estar relacionadas umz vez mais com problemas ambientais visto que, quando alimentados com uma diversidade de alimentos vivos e mantidos em condições de iluminação natural, estes problemas são reduzidos.
Boa tarde

tenho um casal de bengalins com uma parda na mesma gaiola há cerca de 4 meses.
hoje surpreendentemente puseram dois ovos, um estava gelado dentro da agua do bebedouro e outro estava no fundo da gaiola. Quando retirei o ovo da água a parda foi lá e partiu a casca.
Retirei o ovo não danificado e coloquei-o em algodão e luz para manter o ovo quente, pareceu-me o mais lógico
Que devo fazer agora?
Pensei que os bengalins tomavam conta das suas crias?
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Movi este tópico para este local em virtude desta secção ser a indicada para este tipo de assunto.


Sobre a sua questão, apenas posso dizer que os ovos não precisam de estar expostos a qualquer tipo de ambiente para aquecer os mesmos, embora seja conveniente mudar a posição dos mesmos diariamente.:espi28:

Se os Bengalins tomam ou não conta das crias, desconheço..!
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Boa noite mfn01 ,penso que o Boss cá do nosso bairro hehehehe!!(abraço )respondeu claro ,não sendo aves que me digam da minha paróquia (exóticos ) vou tentar dar o meu contributo dentro daquilo aqque me parece ser mais viável ,neste tipo de criação ,que não
é assim tão fácil como muita gente pensa .Vou frizar aqui apenas alguns pontos ,pode ser que ajude

1-hoje surpreendentemente puseram dois ovos, um estava gelado dentro da agua do bebedouro
R-Aqui a minha curiosidade é de que como lá foram parar,será que tem o ninho descaido ? Por cima dos bebedouros ? Como pode o ovo ir do ninho pró bebedouro ?
Amigo reveja como tem o ninho ,se os ovos podem cair fácilmente do ninho com a movimentação do casal ,digo-lhe que por vezes o macho de estar bem cioso (o que é bom) queira galar a fêmea no ninho e essa agitação toda pode amandar ovo fõra do ninho ,acontece .

2-Quando retirei o ovo da água a parda foi lá e partiu a casca.
R-Provavélmente pode ter sentido o ovo húmido ,o ovo também respira por micro buraquinhos e estando algum tempo dentro de água danifica o interior ou embrião como é lógico ,por outro lado podia ter procurado uma fonte de calcio ,levando a depenicar o próprio ovo ,partindo-o e comendo-o ,forneça formas de calcio ,já temos um tópico a falar do precioso calcio pra bicharada
3-Retirei o ovo não danificado e coloquei-o em algodão e luz para manter o ovo quente, pareceu-me o mais lógico
R-Aqui está a resposta certa do nosso amigo Matapitosboss ,o ovo só precisa de ser virado todos os dias ,calor nada ,amigo se por acaso trabalhar com ovos falsos (plástico ) terá mais sucesso ou seja a fêmea coloca ovo ,o meu amigo retira e coloca um falso ,ao fim do quinto ou quarto coloca os ovos verdadeiros e deste modo nascem todos ao mesmo tempo sensivélmente ,nunca haverá dias de diferença entre as crias e crescem todas praticamente ao mesmo tempo ,nos exóticos não se usa muito este sistema ,mas pode ajudar e muito .
4-Que devo fazer agora?
R-Deixar que ela acabe a postura ,já pôs 2 ,faltam mais 2 ou 3 e verificar bem como está a posição do ninho ,pra não cair ovos ,utilizar ovos falsos no caso de a fêmea não fazer um choco ferrado ,muitas só se agarram difinitivamente ao choco apõs colocarem o último ovo (boas criadeiras ),não deve de incomodar a rapariga quando está a chocar os ovos ,deixá-la estar sossegada
5-Se os Bengalins tomam ou não conta das crias, desconheço..!
R- Eu acho que tomam ,os diamantes de gold saiem debaixo dessas aves e mandarins (alguns) portanto penso serem boas mães e criadeiras .claro que tendo lá o devido material entre papas ,milho painço(maçarocas )e demais alimentação .

Amigo no caso de ter mais dúvidas exponha-as(espero que sim) ,estes dados que deu parecem-me ser poucos pra uma análize mais profunda,além disso vou falar com uns criadores amigos pra tentar obter uma informação mais coesa e simplicista .
Coloque o que tiver dúvidas ,se eu puder ajudar,tou aqui prontíssimo
Abraço forte e não desmereça ,sempre prá frente .
 
Última edição:

F.B.I.

GF Ouro
Entrou
Out 1, 2006
Mensagens
12,892
Gostos Recebidos
0
Boas
Bem o que podia ter acontecido ao ovos ter caido ou sairam do ninho
pode ser facto com este calor os ovos ter colado as penas e depois ao sair do ninho vem juntamente os ovos e depois cairam. (acontece nos canarios)
nada de banheirinha com agua dentro da gaiola para banhos durante
a altura de acasalar.
Evitar o bebedor muito junto do poleiro pois os mesmo vao junto do bebedor
e molham as penas para tomar banho e depois vão ao ninho e depois os ovos
colam e secam nas penas e natuaralmente quando saiam do ninho
vem os ovos juntamente.
Bem assim por alto é isto e depois direi mais alguma coisa sobre isto.

PS: é preciso ver a epoca de acasalar dos bengalins, e logo dou mais informaçoes pois tenho amigos com este tipo de pasaro.:espi28:
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Boa noite mfn01 ,penso que o Boss cá do nosso bairro hehehehe!!(abraço )respondeu claro ,não sendo aves que me digam da minha paróquia (exóticos ) vou tentar dar o meu contributo dentro daquilo aqque me parece ser mais viável ,neste tipo de criação ,que não
é assim tão fácil como muita gente pensa .Vou frizar aqui apenas alguns pontos ,pode ser que ajude

1-hoje surpreendentemente puseram dois ovos, um estava gelado dentro da agua do bebedouro
R-Aqui a minha curiosidade é de que como lá foram parar,será que tem o ninho descaido ? Por cima dos bebedouros ? Como pode o ovo ir do ninho pró bebedouro ?
Amigo reveja como tem o ninho ,se os ovos podem cair fácilmente do ninho com a movimentação do casal ,digo-lhe que por vezes o macho de estar bem cioso (o que é bom) queira galar a fêmea no ninho e essa agitação toda pode amandar ovo fõra do ninho ,acontece .

2-Quando retirei o ovo da água a parda foi lá e partiu a casca.
R-Provavélmente pode ter sentido o ovo húmido ,o ovo também respira por micro buraquinhos e estando algum tempo dentro de água danifica o interior ou embrião como é lógico ,por outro lado podia ter procurado uma fonte de calcio ,levando a depenicar o próprio ovo ,partindo-o e comendo-o ,forneça formas de calcio ,já temos um tópico a falar do precioso calcio pra bicharada
3-Retirei o ovo não danificado e coloquei-o em algodão e luz para manter o ovo quente, pareceu-me o mais lógico
R-Aqui está a resposta certa do nosso amigo Matapitosboss ,o ovo só precisa de ser virado todos os dias ,calor nada ,amigo se por acaso trabalhar com ovos falsos (plástico ) terá mais sucesso ou seja a fêmea coloca ovo ,o meu amigo retira e coloca um falso ,ao fim do quinto ou quarto coloca os ovos verdadeiros e deste modo nascem todos ao mesmo tempo sensivélmente ,nunca haverá dias de diferença entre as crias e crescem todas praticamente ao mesmo tempo ,nos exóticos não se usa muito este sistema ,mas pode ajudar e muito .
4-Que devo fazer agora?
R-Deixar que ela acabe a postura ,já pôs 2 ,faltam mais 2 ou 3 e verificar bem como está a posição do ninho ,pra não cair ovos ,utilizar ovos falsos no caso de a fêmea não fazer um choco ferrado ,muitas só se agarram difinitivamente ao choco apõs colocarem o último ovo (boas criadeiras ),não deve de incomodar a rapariga quando está a chocar os ovos ,deixá-la estar sossegada
5-Se os Bengalins tomam ou não conta das crias, desconheço..!
R- Eu acho que tomam ,os diamantes de gold saiem debaixo dessas aves e mandarins (alguns) portanto penso serem boas mães e criadeiras .claro que tendo lá o devido material entre papas ,milho painço(maçarocas )e demais alimentação .

Amigo no caso de ter mais dúvidas exponha-as(espero que sim) ,estes dados que deu parecem-me ser poucos pra uma análize mais profunda,além disso vou falar com uns criadores amigos pra tentar obter uma informação mais coesa e simplicista .
Coloque o que tiver dúvidas ,se eu puder ajudar,tou aqui prontíssimo
Abraço forte e não desmereça ,sempre prá frente .

Amigo Zé
Uma resposta com muito teor e sabedoria estamos perante um membro que percebe e muito de criação os meus parabens Amigo pela tua contribuição :espi28:
Desejo-te a continuação do excelente trabalho que tens desenvolvido :espi28:
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Olá Bruno tudo fino por aí pr cima ,ora nem mais ,esta area de de exóticos não é muito a minha paixão ,mas tenta-se sempre dar o que se tem ,esse é sempre o meu principio em aves ,ou no que sei ,e mesmo que não saiba levanto sempre algumas questões ,isto porque também preciso de aprender .
Hoje estou um pouco chateado com o futebol hehehe ,mas isso não invalida nada hehehehe
Abraço forte e gostei de te ter visto postar em aves e sei que tú também tens uma grande palavra neste campo ,saúde da boa aí pra cima .
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Amigo mfn01 reveja também se o causador não é o macho ,pois pode querer farróbadó hehe com a fêmea e esta ,estar agarrada ao choco ,quando vai comer ou beber ,ele vai ao ninho e pica o ovo ,de seguida faz ela o resto ,ou seja pode destruí-lo ,os machos são lixados heh,pode até ter que separar o macho no último ovo ou no penúltimo ,o último já sai galado se de facto ele galou desde o primeiro ou segundo ,acontece ,forneça calcio ,e tenho que saber se é a primeira postura ou se já criou ,qualquer dúvida ,diga ,tenho a sensação que me está a escapar algo ,é essa a ideia que fico .
 
Última edição:

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Boas
Bem o que podia ter acontecido ao ovos ter caido ou sairam do ninho
pode ser facto com este calor os ovos ter colado as penas e depois ao sair do ninho vem juntamente os ovos e depois cairam. (acontece nos canarios)
nada de banheirinha com agua dentro da gaiola para banhos durante
a altura de acasalar.
Evitar o bebedor muito junto do poleiro pois os mesmo vao junto do bebedor
e molham as penas para tomar banho e depois vão ao ninho e depois os ovos
colam e secam nas penas e natuaralmente quando saiam do ninho
vem os ovos juntamente.
Bem assim por alto é isto e depois direi mais alguma coisa sobre isto.

PS: é preciso ver a epoca de acasalar dos bengalins, e logo dou mais informaçoes pois tenho amigos com este tipo de pasaro.:espi28:

Ora pode ser sim senhor ,boas palavras ,isto é sempre complicado ,no que toca a criações e por vezes (a maior parte ) toca-nos situações inéditas ,até mesmo bons criadores ,nada é igual ,é parecido ou muito identico ,igual fico na dúvida sempre .hehe
Penso que os exóticos acasalam mais que os da fauna ,os mandarins é praticamente todo o ano ,exóticos é uma verdadeira comunidade .
Abraço Daqueles F.B.I.
 
Topo