• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Penhora de salário-AJUDA URGENTE

Dmartinho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 23, 2010
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Boas tardes, venho por este meio pedir ajuda e algumas opiniões.

Fui penhorado um 1/3 no meu ordenado, o que da um total de 149€ mensais,
Visto que ganho 500€ de ordenado e 50€ de prémio de produção, 147€ de sub. de almoço num total de 697.43 ja com descontos.
Tendo em conta que pago 300€ de casa mais agua e luz, fora a comida, ainda tenho um veiculo que comprei a cerca de 3 anos que ainda estou a pagar, são mais 242€ mensais.
neste momento recebo de ordenado 475.49€ mensais, as poupanças estão a ir a vida e já mal tenho para comer, vi-me obrigado a procurar um quarto e no ultimo mês descontaram-me 265.44€ devido ao subs. de ferias..

A divida são 4.657.87 de um contracto de telemóveis com a optimus do qual ainda estou a espera a copia do contracto que nunca me foi solicitada. a pessoa que me fez o contracto deixou varias pessoas nesta situação e desapareceu.

Gostaria de saber se realmente e permitido fazerem-me isto. sei que estou em falta e quero pagar mas não desta maneira. assim quase que me vejo obrigado a emigrar de novo ou a trabalhar sem descontos.

Com melhores cumprimentos Diogo Martinho
 

Alkaria

GF Ouro
Entrou
Fev 2, 2007
Mensagens
773
Gostos Recebidos
0
O melhor mesmo amigo é desapareceres deste paiz que isto aki está podre, é assim que vivemos mais de metade de portugal a enganar os pobres que cada vez tem menos dinheiro para comer aparecem um esperto a fazer contratos incriveis e depois quem paga é o Zé Povinho, é triste viver em Portugal que depois a nossa justiça ainda dá a razão ao Ladrão, e os pobre como não tem dinheiro nem para comer sequer não podem pagar a um bom advogado para se livrar dessas coisas, infelizmente é assim no nosso paiz, precisavamos era de uma revolução.
 

jchaves

GForum VIP
Entrou
Nov 30, 2006
Mensagens
8,023
Gostos Recebidos
0
não te sei dar uma opinião concreta sobre a tua questão
mas porque não tentas contactar a DECO
expõem o teu caso o mais detalhado possivel que com toda certeza te devem dar respostas concretas , ou caminhos possiveis para resolver a questão.
 

elite

GF Prata
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
353
Gostos Recebidos
0
Exactamente como diz o amigo jchaves, pede ajuda à Deco, que te oferece imediatamente apoio jurídico.
Se as coisas são exactamente como dizes, não tardará a ser encontrada uma solução para o teu caso.

Boa sorte.
 

arial

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 7, 2010
Mensagens
380
Gostos Recebidos
0
Bom dia

Vou dar-lhe a resposta que já dei aqui, há meia dúzia de dias, a um utilizador do forum que estava nas mesmas circunstâncias, sendo que as únicas alternativas que lhe restam são:


Sendo uma penhora de salário o que poderá fazer caso reúna as condições necessárias, provando precisamente tudo o que expôs relativamente à sua situação actual, nomeadamente perante as dificuldades económicas em que se encontra, é pedir uma redução da penhora que por norma efectivamente é de 1/3 do vencimento para 1/6 .

Informo também que após a penhora o executado nunca pode ficar com um vencimento inferior ao salário mínimo nacional que é actualmente €475. Veja se é o seu caso...o que pelas contas que apresentou não me parece.

Outra hipótese em certos casos, é pedir a isenção da penhora por um determinado tempo.

Contacte o Solicitador de Execução e tente conjuntamente com ele, negociar soluções de liquidez.

cpts
 

arial

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 7, 2010
Mensagens
380
Gostos Recebidos
0
O melhor mesmo amigo é desapareceres deste paiz que isto aki está podre, é assim que vivemos mais de metade de portugal a enganar os pobres que cada vez tem menos dinheiro para comer aparecem um esperto a fazer contratos incriveis e depois quem paga é o Zé Povinho, é triste viver em Portugal que depois a nossa justiça ainda dá a razão ao Ladrão, e os pobre como não tem dinheiro nem para comer sequer não podem pagar a um bom advogado para se livrar dessas coisas, infelizmente é assim no nosso paiz, precisavamos era de uma revolução.


Não é bem assim...mau seria que todos nós fugissemos aos nossos compromissos!!

Mais...desculpe, mas tenho um caracter patriota muito afincado e choca-me profundamente que escreva país com um "Z".
 

Dmartinho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 23, 2010
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Penhora

Sim já tentei a DECO e a primeira coisa que me fizeram foi exigir dinheiro. eu tento livrar-me de despesas para poder comer, e no fim ainda me pedem dinheiro, já liguei para solicitadora e o entendimento possível para eles era eu pagar 600€ mensais no mínimo, mostram ma vontade e são arrogantes ao telemóvel, já tentei a segurança social, mas e um serviço muito mal tratado, especialmente com senhores e senhoras que pensam ser profissionais, e nem a amadores chegam.. visto que perdi um dia dia de trabalho, tive 3 horas a espera na loja do cidadão, fui a Sesimbra desproposito buscar os documentos pedidos ao tribunal, e por ter uma casa mal preenchida nos impressos mandaram-me para a fila da senha das informações e de seguida tirar nova senha para a entrega.. nunca tinha visto e fiquei imensamente desiludido e triste com o meu pais mais uma vez.. fui melhor tratado e muito mais acolhido nos outros países de onde não sou oriundo.. =o(

estou farto de correr opções e estou a ver que não tenho saída :eek:S
 

arial

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 7, 2010
Mensagens
380
Gostos Recebidos
0
Qual o nome do solicitador?

Vá ao tribunal e tente o adiamento da penhora.
 

Dmartinho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 23, 2010
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
O nome da solicitadora e

Maria João Marques, a morada e na Avª Republica, 1439 Bloco Sul Loja 2. Parede

A mim não me interessa muito o adiamento, eu quero pagar o mais rápido possível, mas este valor e muito para as contas que tenho,
vim para portugal para estabilizar, ando no estrangeiro desde os meus 16 anos. Não quero voltar a virar a cara aos problemas.
 

ranso

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 18, 2008
Mensagens
106
Gostos Recebidos
0
Olá,

Partindo do pressuposto de que aceitas a dívida que te estão a reclamar, então penso que terás de solicitar a redução do montante do salário que te estão a penhorar. Tens de expor a tua situação sócio-económica à solicitadora do processo, requerendo a redução do montante salarial que te está a ser penhorado. É importante que ao fazeres esse requerimento anexes provas de todas as despesas mensais que tens. Se tiveres problemas terás de pedir um advogado junto da segurança social.

Para melhor compreensão, deixo aqui o artigo 824 do Código Processo Civil:

Artigo 824.º
Bens parcialmente penhoráveis
1 - São impenhoráveis:
a) Dois terços dos vencimentos, salários ou prestações de natureza semelhante, auferidos pelo executado;
b) Dois terços das prestações periódicas pagas a título de aposentação ou de outra qualquer regalia social, seguro, indemnização por acidente ou renda vitalícia, ou de quaisquer outras pensões de natureza semelhante.
2 - A impenhorabilidade prescrita no número anterior tem como limite máximo o montante equivalente a três salários mínimos nacionais à data de cada apreensão e como limite mínimo, quando o executado não tenha outro rendimento e o crédito exequendo não seja de alimentos, o montante equivalente a um salário mínimo nacional.
3 - Na penhora de dinheiro ou de saldo bancário de conta à ordem, é impenhorável o valor global correspondente a um salário mínimo nacional.
4 - A requerimento do executado, o agente de execução, ouvido o exequente, isenta de penhora os rendimentos daquele, pelo prazo de seis meses, se o agregado familiar do requerente tiver um rendimento relevante para efeitos de protecção jurídica igual ou inferior a três quartos do valor do Indexante de Apoios Sociais.
5 - A requerimento do executado, o agente de execução, ouvido o exequente, reduz para metade a parte penhorável dos rendimentos daquele, pelo prazo de seis meses, se o agregado familiar requerente tiver um rendimento relevante para efeitos de protecção jurídica superior a três quartos e igual ou inferior a duas vezes e meia do valor do Indexante de Apoios Sociais.
6 - Para além das situações previstas nos n.os 4 e 5, a requerimento do executado, pode o agente de execução, ouvido o exequente, propor ao juiz a redução, por período que considere razoável, da parte penhorável dos rendimentos, ponderados o montante e a natureza do crédito exequendo, bem como as necessidades do executado e do seu agregado familiar.
7 - O agente de execução pode, a requerimento do exequente e ponderados o montante e a natureza do crédito exequendo e o estilo de vida e as necessidades do executado e do seu agregado familiar, ouvido o executado, propor ao juiz o afastamento do disposto no n.º 3 e reduzir o limite mínimo imposto no n.º 2, salvo no caso de pensão ou regalia social.
8 - As decisões do agente de execução previstas nos n.os 4 a 7 são fundamentadas e susceptíveis de reclamação para o juiz.
9 - As propostas enviadas pelo agente de execução ao tribunal nos termos dos n.os 6 e 7 contêm um projecto de decisão fundamentada que o juiz pode sustentar.



Cumprimentos,
ranso
 

Melo173

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Nov 14, 2011
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
O nome da solicitadora e

Maria João Marques, a morada e na Avª Republica, 1439 Bloco Sul Loja 2. Parede

A mim não me interessa muito o adiamento, eu quero pagar o mais rápido possível, mas este valor e muito para as contas que tenho,
vim para portugal para estabilizar, ando no estrangeiro desde os meus 16 anos. Não quero voltar a virar a cara aos problemas.

boas tardes..

Essa tal senhora é a mesma que esta a tratar de um processo meu de penhora por uma divida de 1061€ a optimus..
Acontece que eu estou a pagar a minha divida desde Agosto deste ano, e supostamente tinha de pagar ate Março. O que acontece?? Acontece que estamos a chegar a Dezembro e só me falta 132€, assinei um acordo como me comprometia a pagar a divida e esses gatunos do caraças que não tem outro nome continuam a penhora!!! para quê o acordo??? E o melhor de tudo é que tento ligar para la para pedir esclarecimentos e nada... o zé povinho é que paga a esses filhos da ****.... eu como tenho dignidade e honra assinei o acordo como me comprometia a pagar. Mas esses palhaços como não têm honra nem dignidade, continuam a roubar ao pequeno..
 
Topo