• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Casa Pia - Carlos Cruz: «Assisti como vítima a uma monstruosidade jurídica»

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
202


Apresentador foi condenado a sete anos de prisão efectiva e evoca tempos do Estado Novo.

Carlos Cruz disse esta sexta-feira em conferência de imprensa que foi «vítima» de uma «monstruosidade jurídica» no processo Casa Pia, depois de ter sido condenado a sete anos de prisão efectiva, evocando o tempo do Estado Novo. «Sem provas da minha culpa fui hoje condenado a sete anos de prisão», disse ainda, falando em «contradições» e «mentiras» no processo.

«Vêm-me à memória os tribunais plenários de antes do 25 de Abril. Com uma única diferença, eram mais rápidos os julgamentos, mas condenava-se sem provas. E hoje fui condenado sem prova. Uma prova testemunhal cheia de contradições e mentiras. Contradições dentro das próprias contradições», referiu.

«Não me foi explicado naquele tribunal hoje em que o que é que se baseia a afirmação que os factos foram provados», referiu, dizendo que foi dado como provado algo que não reconhece: «Factos que não aconteceram, em sítios que nunca frequentei, com pessoas que não conheço, sem qualquer fundamentação».

«É qualquer coisa que se me fosse contado eu diria que era um pesadelo», salientou Carlos Cruz. «O que se passou hoje no Campus da Justiça tem que ser, e para mim vai sê-lo com certeza, um ponto de partida para uma luta que não pretende beneficiar-me apenas a mim. É uma luta pelo país».

«Um julgamento de preconceitos»

Para Carlos Cruz, a sentença desta sexta-feira «só pode ser consequência de um preconceito assumido desde o inicio deste julgamento». «Foi um julgamento de preconceitos, porque só os preconceitos é que obrigam a perder tempo», apontou, criticando os quase seis anos de julgamento.

«A prova da minha inocência chegará um dia», sublinhou Carlos Cruz, dizendo que o processo se trata de «uma lenda e de uma fantasia».

Carlos Cruz diz que não teme a opinião pública «que não se deixa intoxicar», dizendo que foi «julgado na praça pública em 2003». «Fui julgado de uma forma violenta com um massacre mediático com a publicação de notícias objectivamente falsas fornecidas propositadamente pela investigação», acusou.

Carlos Cruz disse ainda que não está preocupado com a pena a que foi condenado. «Não estou preocupado com a cadeia. São sete anos, podiam ser 14, 25, 30, 50... Já não devo viver tanto. O problema da dimensão da pena não me preocupa», disse, salientando: «O que me surpreendeu foi terem sido dados como provados os crimes, a partir daí, qualquer pena servia».

O antigo apresentador considerou que «o processo Casa Pia não existe há muito tempo. Há muito tempo que o processo se chama Carlos Cruz», atribuindo a formação dessa ideia na opinião pública devido aos media.

Carlos Cruz disse ainda que o que lhe «aconteceu» a ele «pode acontecer a qualquer cidadão». «A partir de hoje não tenho qualquer dúvida que vai aumentar o número de denúncias de falsos abusos», frisou.

«Mentiram em relação a mim»

Questionado sobre qual seria o objectivo das vítimas em incriminá-lo, Carlos Cruz disse que «as vítimas é que têm de responder, qual foi o objectivo e o que lucraram com isso».

«Continuo a olhar para eles como pessoas, cidadãos, que mentiram», disse, Carlos Cruz, depois de lhe ter sido perguntado como viu as vítimas presentes em tribunal.

«Mentiram em relação a mim, mentiram em relação à minha presença na [Avenida] das Forças Armadas [em Lisboa], mentiram na afirmação de que me conheciam, mentiram em relação à minha presença na casa de Elvas», acrescentou.

Carlos Cruz disse ainda que durante oito anos ficou «calado», para não ser acusado de «influenciar fosse quem fosse». «Ao fim de oito anos abri um site que a partir desta noite tem uma primeira página muito importante, onde eu começo a montar este absurdo», anunciou.

tvi24
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Casa Pia - Sá Fernandes reage a sentença: «Isto reduz-se a pó!»

202


Advogado reage indignado à sentença de seis anos de prisão efectiva para Carlos Cruz.

Ricardo Sá Fernandes reagiu indignado à sentença proferida pelo colectivo de juízes que julgou o processo Casa Pia e condenou Carlos Cruz a sete anos de prisão por três crimes.

«Esta sentença não assenta em coisa nenhuma. Isto reduz-se a pó. E que é filha do preconceito. Nada há mais difícil do que desfazer do que uma ideia feita», disse rodeado por jornalistas.

«Um homem que a fim de oito anos de perseguição foi condenado a sete anos de prisão por factos que ele não praticou com pessoas que ele não conhece, em locais onde ele não foi e em que nem sequer no dia em que lhe é comunicada a sentença à fundamentação em que se baseou o tribunal. Nem isso ele teve direito. Isto é uma ignomínia», disse ainda.

Sá Fernandes anunciou que vai recorrer da decisão considerando a sentença um «erro gravíssimo». «Para mim, a sentença representa o reino da trevas», afirmou, classificando a 8.ª Vara onde decorreu o julgamento «uma desgraçada».

O julgamento do processo de abusos sexuais na Casa Pia chegou hoje ao fim com a leitura do acórdão final, quase seis anos depois de ter começado, tendo Carlos Cruz sido condenado a sete anos de prisão efectiva.

tvi24
 

CARBM

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,233
Gostos Recebidos
3
Sá Fernandes reage a sentença: «Isto reduz-se a pó!»

Infelizmente, eis a verdade desta declaração.
Como algúem disse:
"Um bom advogado tem que ser um bom mentiroso"
 
Topo