• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Televisão digital por cabo (DVB-C) vs satelite (DVB-S)

LPCA

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 1, 2007
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Televisão digital por cabo (DVB-C) vs satelite (DVB-S), Cabovisão? dúvidas...

Boas

actualmente tenho um serviço de TV analógica (Cabovisão), com os típicos ~40 canais e quero subscrever um serviço de TV digital - mas tenho umas dúvidas que gostava que alguem esclarecesse.

vou começar por apontar algumas coisas que tenho conhecimento:
  • a familia DVB inclui o DVB-S (satélite), DVB-T (terrestre/TDT) e DVB-C (cabo).
  • o DVB-C tem a vantagem de ser mais rapido que o DVB-S pelo facto das transmissões serem feitas directamente por cabo e não satélite e a DVB-T (TDT) vai ter pouquisimos canais...
  • cada TV onde quero aplicar o Digital, tem que ter suporte DVB-C, DVB-S ou DVB-T com entrada CI, ou ter um descodificar digital (SetTopBox/STB) que os suporte.
  • pelo que vi tb, a maior parte das TVs com sintonizador digital/DVB (por ex da samsung), suportam DVB-T e DVB-C e têm entrada CI para um cartão, mas não suportam o DVB-S (satélite).
  • existem descodificadores DVB que suportam uma, duas ou as três normas, mas será um custo adicional às TVs (nomeadamente os DreamBox que são caritos).
  • há serviços (MEO?) que injectam tb o analógico por meio da STB (que converte o digital para anlógico), evitando assim o problema da extinção do analógico em 2011/2012... mas só emitem 1 canal de cada vez. a Cabovisão de momento mantem o digital e analógico simultaneamente, directamente das centrais.

dito isto, penso que preferencialmente, será logico escolher uma solução de TV DVB-C para poder usar TVs que suportam DVB-C, e assim evitar comprar ou alugar STBs, que muitas vezes ainda usam as conexões analógicas ultrapassadas, como o Composite, S-Video e SCART (vá lá, o Component é aceitável)...

mas recaem dúvidas sobre o que é possivel com DVB-C e DVB-S... e mais importante o que é possivel em Portugal, com os provedores portugueses e com o hardware que se pode comprar por cá.

portanto as minhas questões:
  • a Cabovisão tem serviço DVB-C (cabo) para além do DVB-S (satélite)? é bom apostar na Cabovisão? sempre estive satisfeito com a TV e internet deles (excepto nas extremidades da casa, mas isso é culpa da nossa instalação de TV)
  • é possível usar as TVs com DVB-C no lugar das STBs com o cartão que eles fornecem?
  • é possível ter múltiplos cartões em uso na mesma habitação? (1 por STB ou TV)
  • é possível fazer card sharing ou card-cloning entre STBs ou TVs na mesma habitação, com DVB-C e com a cabovisão? não gostaria nada de alugar múltiplas STBs e cartões... pagar, paga-se uma vez para ter TV, não por cada TV:espi29:
  • se é possível card-sharing com DVB-C, posso usar as TVs directamente (por LAN/CI) sem ter uma STB por TV ou preciso de uma STB por TV? claro, vou necessitar sempre de ter pelo menos uma STB ou PC a fazer de card server.
  • dado que DVB-C usa cabo coaxial, como posso impedir ao máximo interferencias electricas no cabo? uma vez testei DVB-S com uma parte da instalação coaxial e deu em nada (mesmo com cabos novos preparados para DVB), porque havia interferência eléctrico-magnética.
  • por último, como fazer, passo-a-passo?... que hardware preciso? onde comprar? etc

é que cá em casa, anda toda a gente com vontade de substituir TVs e o sinal analógico por digital, porque queixam-se da qualidade do sinal.

só que esquecem-se que são 3 quartos, uma sala, uma cozinha e um escritório, com TVs por todo o lado. não é propriamente simples, e tem de se investigar soluções e os custos.

já agora, é muito bonita a idea do Digital, mas se só se pode ver um canal de cada vez em toda a casa pelo analógico (conversão do digital) e tem-se uma em digital, então ninguem fica contente e é mais do mesmo.
pagar digital por TV para todas as TVs, igualmente, porque iamos pagar demais.
e manter o que temos com má qualidade, e que termina em 2011/2012, também não resolve nada.

nota: não pretendo investir em amplificadores de sinal analógico. os que se adaptavam à nossa instalação (electroline) rondam os 50-75€ por secção (eram precisos 3-4) e ainda era preciso obras para lhes fornecer energia.
é preferível apostar na nova tecnologia visto que a antiga vai cessar.

aconselhem-me o que fazer porque as hostes querem gastar dinheiro e prefiro não o gastar mal/ter de gastar novamente no futuro como já fizemos com o fracasso da DVB-S com uma box Edision que não tem entrada CI nem LAN... temos a parabólica e a box parada à 2-3 anos.:Espi42:

obrigado :)
 
Última edição:
Topo