• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

usar router Smc como repetior

pjvieira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 11, 2007
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Olá, tenho 2 routers SMC Barricade N (SMCWBR14S-N4), e queria usar um deles como repetidor o sinal de internet do outro, mas não encontrei em nenhum tutorial em pt. Será que alguém me pode ajudar? Se puderem fico agradecido.
Nota- tenho internet através da net cabo
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Boas,

Este tópico serve para partilhar a minha experiência na seguinte tarefa:

-Colocar um AP a funcionar como repeater de modo a "aumentar" a cobertura da rede wireless proveniente de um router (isto sem usar cabos pelo meio).

Após muita pesquisa e muitas tentativas falhadas decidi ligar para a assistência técnica da SMC e disseram-me o seguinte:

Configuração para Router e AP(que neste caso vai funcionar como repeater)

-Têm de ter o mesmo SSID

-Têm de usar o mesmo canal (qualquer um excepto o 1 ou 11) - para definir um determinado canal, a opção "Enable Auto Channel" tem de estar desactivada.

-A opção "Short GI" tem de estar desactivada (dentro de advanced wireless)

-A opção "WMM" tem de estar desactivada(dentro de advanced wireless), no meu caso só o router é que tem esta opção, e para a desactivar tive de voltar ao basic wireless settings e colocar em modo b e g, em vez de b,g e n(default).

-Activar WDS e colocar o mac address do router no AP e vice-versa - de modo a criar a ligação(isto dentro de advanced wireless). ATENÇÃO - WDS É IMCOMPATíVEL COM WPA.

-No AP, dentro de network settings colocar o IP do router dentro de gateway e primary DNS.

Com estas configurações, fiquei com o problema resolvido. De salientar e simpatia e profissionalismo do técnico da SMC que me atendeu e ajudou a resolver esta questão.

Espero que isto seja útil para alguém que queira efectuar a mesma operação.

Cumprimentos

ve se ajuda:espi28:

Eu basicamente optei por comprar um SMCWBR14-N2 que tem poucas diferenças comparando com o SMCWBR14-N para além de ser da norma N draft v2.0 como o SMCWEB-N...

Aqui vão as minhas conclusões e pequenos comentários após ter conseguido com sucesso aumentar o alcance da minha rede wireless, sem ter fios entre o Router e o Repetidor. (se fosse possível ter fios qualquer AP "Access Point" fazia o trabalho e seria possível usar aparelhos de marcas diferentes).

Em primeiro lugar fiz um update ao firmware de ambos os dispositivos para versão 1.0.6.0 (não tem de ter o mesmo numero, mas ser a mais recente é sempre algo bom).


- Têm de ter o mesmo SSID
Correcto se usarem a encriptação WEP, se optarem por uma solução como eu de não ter password de acesso (ver em baixo) podem ter SSID's diferentes, mas não vejo utilidade nisso. Mas pode ser que seja útil a alguém...


- Têm de usar o mesmo canal (qualquer um excepto o 1 ou 11) - para definir um determinado canal, a opção "Enable Auto Channel" tem de estar desactivada.
Eu uso o canal nº 1 por isso não me parece que haja limitações neste ponto, escolham um qualquer mas usem o mesmo em ambos.
Também experimentei deixar em Auto, mas o resultado foi uma perda enorme de performance na única vez que efectivamente ambos estavam no mesmo canal, por isso escolham um canal manualmente.


- A opção "Short GI" tem de estar desactivada (dentro de advanced wireless)
Foi possível ter a rede a funcionar com a opção do "Short GI" activada, mas como aparece no manual esta opção é usada para aumentar o alcance mas pode resultar num aumento nos erros.

Na minha rede vi que estava a ter alguns problemas, porque tinha muitos erros algo que não é especialmente bom para jogar mas também não o é para qualquer outra utilização.
Optei por desactivar esta opção em ambos e não notei uma diminuição no alcance mas notei uma diminuição nos erros, que agora só ocorrem muito raramente.



- Quanto ao WMM o SMCWBR14-N2 já não tem esta opção. Não tive de mexer em nada.


- Activar WDS e colocar o mac address do router no AP e vice-versa de modo a criar a ligação(isto dentro de advanced wireless). ATENÇÃO - WDS É INCOMPATÍVEL COM WPA.
O WDS é incompatível com WPA e WPA2 :s



- No AP, dentro de network settings colocar o IP do router dentro de gateway e primary DNS.



Ao colocar a encriptação WEP o router dá a informação que o WEP é incompatível com a normal N!!!!! Algo que me assustou porque estar a usar uma encriptação rudimentar (WEP) e uma rede G com dispositivos N adquiridos para aumentar o alcance de uma rede não me pareceu por bem.

Experimentei usar WEP a 64bits e a 128bits (e deixar o router em auto no tipo de norma a usar) e também experimentei não por nenhuma password, usando assim a norma N, e bloquear o acesso à rede por Mac Address.
Em ambas as três definições não notei diferença NENHUMA nem no alcance nem na performance da rede!! Escolham a que vos parecer melhor…

Eu acabei por optar não por nenhuma password de acesso à rede, usar a norma N, e bloquear o acesso à rede por MAC Address isto em Advanced / Mac Address Filter. (atenção que também têm de por o Mac Address do SMCWEB-N na lista de Mac Address Filter do router e vice-versa).

Pareceu-me que seria mais seguro que usar a norma G com uma password WEP 128bits. Quem quiser também pode usar ambos usar WEP e bloquear o acesso à rede por Mac Address.

Agora cada computador que quero que tenha acesso à rede, em vez de lhe dar a password da rede (que não existe) preciso de por o MAC Address da placa wireless desse computador no router e no repetidor.



Acho que estas configurações se aplicam a todos os routers da SMC que tenham WDS.

Tenham em atenção se quiserem optar por comprar um router SMC e este Repetidor SMCWEB-N, antes de o adquirirem aconselho-os a irem ao site da SMC e vejam no manual do Router se esse tem WDS.

Isto porque as referências podem ser enganadoras.
P.e.
O SMCWBR14-N tem WDS
O SMCWBR14-N2 tem WDS
O SMCWBR14S-N NÃO TEM WDS!
O SMCWGBR14-N tem

Todos os que eu vi começados por SMC7904... não tinham WDS!! Mas confirmem…

Tenham em atenção também na posição do repetidor, em primeiro lugar “apontei” as três antenas para o sítio onde queria apanhar a cobertura “extra” mas não aconselho porque só fez com que a rede ficasse pior. Neste momento tenho o repetidor numa zona que a rede só era captada a 50% e estou muito satisfeito com o alcance tanto do Router como do Repetidor. E com as antenas do Repetidor mesmo na vertical quando estou ligado ao mesmo, tenho tempos de resposta muito bons (3ms) ou de 30/40ms se já tiver a fazer um download exigente. É como se tivesse ao pé do Router e saco à velocidade máxima da ligação em causa.

Uma última nota, não consegui fazer com que um computador ligado por fios ao repetidor tivesse internet! Pelo que já vi também já se fala em WDS+AP e aparentemente só assim é que também se teria internet através das portas RJ45 do repetidor…
Vou contactar o apoio da SMC a ver se há algo que se possa fazer, se houver venho cá partilhar essa informação, mas não estou muito confiante

Espero ter ajudado.
 

trintaeum

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 23, 2007
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Boas,
Tenho uma ligação Clix com um Sagem Fast 2604, mas devido à configuração da minha casa e pisos, o sinal de internet "chega" mal ou não "chega" a várias zonas.
Assim comprei um router DrayTek Vigor 2110n para fazer a extensão. Tenho ainda um extender Sitecom 300N.
Agadecia um "manual" como pôr isto a trabalhar:
Sagem 2604 ligado à internet e a emitir WIFI (R/C)
Draytek a receber WIFI do Sagem e a emitir WIFI extendendo a rede. (1º Andar)
Sitecom a receber WIFI do Sagem e a emitir WIFI extendendo a rede. (Cave)

Muito Obrigado antecipadamente.
José Carlos
 
Última edição por um moderador:

ptmf

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 26, 2009
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Routeres pra que ? Connectify é a solução
 
Topo