• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Router Meo...

jcodigo

GF Ouro
Entrou
Fev 21, 2007
Mensagens
3,912
Gostos Recebidos
3
Uma pergunta:
O router da meo funciona como repetidor? Ou seja, ligar um router por wireless a outro router que fornece a internet.
Alguém me pode ajudar e dar uma explicação de como fazer?
:espi28:
 

Alkaria

GF Ouro
Entrou
Fev 2, 2007
Mensagens
773
Gostos Recebidos
0
Uma pergunta:
O router da meo funciona como repetidor? Ou seja, ligar um router por wireless a outro router que fornece a internet.
Alguém me pode ajudar e dar uma explicação de como fazer?
:espi28:

com os Dlinks da sapo funciona e com esses tambem é possível ligar outro router, apenas tens de configurar de acordo com a situação, com o 2º router a ser apenas uma extensão da rede desabilitando a função DHCP no segundo para que os "devices" ligados no 2º router peçam IP ao 1º.
 

jcodigo

GF Ouro
Entrou
Fev 21, 2007
Mensagens
3,912
Gostos Recebidos
3
com os Dlinks da sapo funciona e com esses tambem é possível ligar outro router, apenas tens de configurar de acordo com a situação, com o 2º router a ser apenas uma extensão da rede desabilitando a função DHCP no segundo para que os "devices" ligados no 2º router peçam IP ao 1º.

Ou seja, o 2º router é o recpetor o que recebe a internet.
 

jcodigo

GF Ouro
Entrou
Fev 21, 2007
Mensagens
3,912
Gostos Recebidos
3
com os Dlinks da sapo funciona e com esses tambem é possível ligar outro router, apenas tens de configurar de acordo com a situação, com o 2º router a ser apenas uma extensão da rede desabilitando a função DHCP no segundo para que os "devices" ligados no 2º router peçam IP ao 1º.

Alguém tem algum tutorial de como ligar um router da meo, ou seja, o router da meo funcionar como repetidor. Precisava de uma solução mais pormenorizada. :shy_4_02: Se alguém me pudesse ajudar agradecia.
 

fafa87

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Ago 19, 2009
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
com os Dlinks da sapo funciona e com esses tambem é possível ligar outro router, apenas tens de configurar de acordo com a situação, com o 2º router a ser apenas uma extensão da rede desabilitando a função DHCP no segundo para que os "devices" ligados no 2º router peçam IP ao 1º.


Boas, desde que passei a ter net através do router da meo que tenho tido muitas dificuldades em ter sinal wireless pela casa.
Antes tinha net através do router da sapo e tinha sinal máximo em toda a casa...
Gostava por isso de saber se dá para ligar o router D-Link DVA-G3170i-PT (SAPO) ao router Thomson 784 (meo) de forma a poder apanhar net atraves do router da sapo em vez do da meo...

Espero ter-me feito entender e agradeço a quem me possa ajudar ;)
 

tecnicopc

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 20, 2009
Mensagens
148
Gostos Recebidos
0
Muito basicamente e pelo mais facil:

O teu Thompson deve ter 4 portas amarelas atras, certo?
Tiras um cabo de rede (straight nao cruzado) de uma das portas amarelas e
ligas na porta WAN do teu Linksys (eu tenho um igual). A MEO box fica
ligada numa das outras portas amarelas do Thompson.
O Thompson esta como router porque senao nao conseguias ter
o PC e a box ao mesmo tempo. Portanto, so tens de ter a certeza
que o Linksys esta em DHCP (configuracao automatica).
Para configurar o linksys: ligas ao PC por cabo de rede
(sem mais nada ligado). No browser metes 192.168.1.1, metes
a pass e o user e estas no setup. Ai ves as configs da WAN
(devem estar em DHCP, senao metes) e da LAN (deves por em DHCP).
O ideal e alterares o IP do router para (por exemplo) 192.168.4.1
para nao correres o risco de estar a fazer conflito com
o ip do thompson (que nao sei qual o default).
Depois claro existem dicas e truques para melhorares
uma conexao (mas exigem alguns conhecimentos basicos
ou alguma paciencia e pesquisa aqui pelo forum ou pela net...).
Uma opcao de que alguns users aqui do forum falam muito
bem e net por rede electrica. Precisas de 2 adaptadores
e assim onde tiveres uma tomada electrica (teoricamente) tens internet.

:espi28:

Modem/router (res do chao): WAN (DHCP-configuracao automatica atribuida pelo teu provider). Lan (a tua rede) configura manualmente: ip sera por exemplo 192.168.1.2

router primeiro andar: (configura manualmente) ip 192.168.2.1 e gateway 192.168.1.2 (ip do modem/router).

router segundo andar: (configura manualmente) ip 192.168.3.1 e gateway 192.168.1.2 (ip do modem/router).

Se deixares o DHCP ligado, sempre que tentares aceder a net com um portatil, ele vai ligar ou atravez do router do 1 andar ou do 2 andar pois recebe configuracoes automaticas de um deles.

Nao te esquecas de configurar o nome da rede e respectiva pass.
Deve haver outras maneiras mas esta foi a que me lembrei de cabeca e vai funcionar. Alem disso e muito facil de configurar.


:espi28:

Para resolver o problema teria de se atribuir a mesma gama aos 3 equipamentos e limitar o dhcp em cada um deles para não atribuir o mesmo ip.
Ou então fazer NAT (Network Address Translation) que julgo seria mais complicado para quem não está a vontade com redes. Mesmo para quem está ás vezes a solução demora algum tempo a ser encontrada.

Seria algo do genero:

router 1
wan - atribuido polo isp
lan -ip fixo 192.168.1.1
dhcp - 192.168.1.50-192.168.1.100

router 2
lan - ip fixo 192.168.1.2
dns1 - 192.168.1.2
dns2- 192.168.1.1
gateway-192.168.1.1 (ip do router 1)
dhcp - 192.168.1.101-192.168.1.150

router 3
lan - ip fixo 192.168.1.3
dns1 - 192.168.1.3
dns2- 192.168.1.1
gateway-192.168.1.1 (ip do router 1)
dhcp - 192.168.1.151-192.168.1.200

Desta forma todos os pcs podem comunicar uns com os outros.

:espi28:
 
Topo