• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

[Ajuda] Instalar ficheiros tar.gz

frozen mind

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 27, 2007
Mensagens
101
Gostos Recebidos
0
boas pessoal :)
Estou a utilizar o ubunto netbook editon 10.10 no meu asus 1001 px.
Sou um principiante em linux, e tudo diferente do windows, queria saber como instalar os ficheiros tar.gz.
Ja entendi alguns passos tipo ate aqui:

1º extrai a pasta logo sei que tambem podia fazer pela consola mas preferi fazer logo a extracao dos ficheiros.

em seguida:

consola

$ cd /home/Nome do utilizador/nome da pasta em que está o pacote/nome do pacote.
$ ls (para ver os ficheiros que contem o pacote )
depois aparece as coisas que tenho dentro dessa, ficheiros exemplo configure, install, read me etc.
Depois faço o comando ./configure e aparece a dizer ficheiro ou directoria inexistente.

E depois fico bloqueado aqui.

Como fasso para continuar ser aque preciso instalar alguma coisa sou iniciante nisto e nao sei fazer muira coisa.

Podem ensinar me como instalar os ficheiros tar.gz
 

frozen mind

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 27, 2007
Mensagens
101
Gostos Recebidos
0
Pois so que nao encontro os programas que quero

Mysql 5.0 oss workbench
Gparted a ultima versao a que instalei nao funciona
 

frozen mind

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 27, 2007
Mensagens
101
Gostos Recebidos
0
quando fasso o comando sudo ./ configure dis o seguinte (bash: ficheiro ou directoria inexistente).
Outra coisa eu tenho 108 gb livres no disco e queria aumentar a prticao onde tenho o ubuntu como fasso para aumentar, eu ja tenho o gparted live cd arranco no iniciar do pc mas nao sei que o fazer dai em diante porque ha umas coisas para escolher e eu nao sei quais sao e a primeira vez que meti um live cd do gparted.

obrigado
 

Kazzar

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mar 4, 2009
Mensagens
851
Gostos Recebidos
0
quando fasso o comando sudo ./ configure dis o seguinte (bash: ficheiro ou directoria inexistente).
Outra coisa eu tenho 108 gb livres no disco e queria aumentar a prticao onde tenho o ubuntu como fasso para aumentar, eu ja tenho o gparted live cd arranco no iniciar do pc mas nao sei que o fazer dai em diante porque ha umas coisas para escolher e eu nao sei quais sao e a primeira vez que meti um live cd do gparted.

obrigado

atenção que não leva espaço entre "./" e "configure". mas falaste que quando listas aparece um "install", faz: sudo sh install.sh

quanto ao gparted, o melhor que te posso fazer é:
 

frozen mind

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 27, 2007
Mensagens
101
Gostos Recebidos
0
ok obrigado vo experimentar.
Em relacao ao ubuntu netbook edition 10.10, ha muitos programas que nao funcionam bem, nao sei se e por o S.O ser recente, mas e bom rapido leve e uma interface boa.
 

Kazzar

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mar 4, 2009
Mensagens
851
Gostos Recebidos
0
sim, podem surgir algumas incompatibilidades pois o software existente é "construído" até à 10.04... mas com tempo...
 
Topo