• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Avaria Maq. Lavar Louça - Ariston LD87 - ERRO AL08 - Time out - heat

valter cardoso

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 26, 2010
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Boa noite a todos os membros.

Agradecia dicas para resolver o problema da minha máquina de lavar louça.

Marca: Ariston
Modelo: LD87
Ano: 2003
Código de Erro: AL08

Já estive a pesquisar e o erro tem a seguinte descrição "Time out - heat", o que dá a entender que tem problema do aquecimento. E em principio é mesmo este o erro, pois a maquina dá o erro durante a lavagem, penso que seja na altura de secar a louça. Tenho a sensação que a louça também estava fria, ou seja, foi lavada com água fria.

Noutra pesquisa falam que é o modulo de aquecimento.

Pergunto-vos qual a melhor forma de resolver o problema? Resolução fácil? Substituo a peça? qual?

Agradeço desde já toda a ajuda dispensado.

Obrigado.

Cumprimentos,
Valter Cardoso
 
Última edição:

valter cardoso

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 26, 2010
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
O problema será esta peça?

maq_lavar.jpg

Ariston Spares - Indesit Group Heater Element

Já localizei a peça na máquina de lavar, mas aparentemente está tudo bem, há algum teste que recomendam?
 

LON

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 8, 2010
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
o primeiro passo e testar a unidade de aquecimento,nao adquirir uma unidade nova s/fazer esse porque pode nao ser isso,mas a fonte de ordem de comando q e mais grave.
 

LON

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 8, 2010
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
o teste,se nao o sabes fazer,procura um tecnico.
 

valter cardoso

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 26, 2010
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
o teste,se nao o sabes fazer,procura um tecnico.
Obrigado pela ajuda.

Eu não sou técnico, sou só curioso, estou a ver que isto não vai ser fácil nem barato.

Se calhar o melhor é mesmo comprar uma máquina nova... :(
 
Última edição:

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
Boas companheiro valter cardoso

para fazeres o teste da resistençia fás o seguinte.

1-- ligas os 220v nas pontas da mesma e vês se aqueçe se sim está boa.

2-- a seguir metes 220v no fusivel que lá marca os graus, e na outra ponta da resistençia ( atençao nao metas corrente entre as duas pontas do fusivel ,se este estiver bom fás pum, e veres novamente se aqueçe se nao, muda esse fusivel que pensso ser de 298º .
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas

nós nao trabalhamos c, a ariston directamente, mas provávelmente deves conseguir mais barato é uma questao de pesquisares,e podem enviar-te via ctt, porque esse preço já inclui deslocaçao e mão de obra pensso eu.

por outro lado se te der garantia do serviço pelo menos de um ano passando-te uma factura é claro, mais vale, do que tu andares c, perca de tempo e sem querer poderes danificar esse módulo ao aplicares e teres de adquirir outro, o que te nao compensa.

isto é apenas um conselho.

cump.

marques.
 

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Amigo liga para a eletromaquinas em aveiro eles costumam a ter material para essas marcas e é só perguntar o preço o email de lá esta na tua caixa postal um abraço
 

megabronca

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 27, 2009
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Olá pessoal

O Problema é do Modulo, veio cá um técnico e pede-me 200€ pela substituição, sabem se posso encontrar um modulo igual a este mais barato?
Modulo.jpg


Já vi este no ebay, será o mesmo? pelas referências não parece:
ARISTON HOTPOINT INDESIT DISHWASHER PCB TIMER CARD - eBay (item 200315980306 end time Jan-21-11 10:01:19 PST)

Obrigado.



Já fiz o teste à resistência numa máquina similar e vi que aquecia perfeitamente.
Vendo bem o módulo da foto tem um relé, cuja passagem alimenta os 220volts da resistência.
Se enviarmos daí os 220volts, ( ou interligarmos os pinos do relé ) verificamos que a máquina funciona perfeitamente.
Será, que é mesmo esse módulo electrónico, custa na casa dos 110 euros o culpado do relé não funcionar ou outra peça, tal como termostáto possa estar estragado e não deixa enviar a informção ao módulo, para este fazer atracar o dito relé?

Caso alguém possa ajudar agardeço, pois qualquer sensor é mais barato do que um módulo, que parece afinal funcionar na perfeição.

Obrigado.
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas

vira a placa do outro lado para ver a parte da soldadura dos componentes.
 

megabronca

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 27, 2009
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
boas

vira a placa do outro lado para ver a parte da soldadura dos componentes.




Bom dia; obrigado pela resposta, já vi as soldaduras à lupa e parece-me tudo bem
quando faço o chante no relé para alimentar a resistência ela aquece, portanto o problema está na alimentação ou informação para dar tensão ao relé para este atracar e passarem os 220 volts à resistência
de resto a máquina faz tudo e já verifiquei o relé fora da placa, ele funciona direito quando lhe aplico os 12 volts DC, ele atraca e não está picado.
Tem de ser outra coisa a acontecer para ele não receber os 12 volts na placa e fazer passar os 220volts a resistencia.Há um sensor de temperatura junto à porta que também testei e pareceu bem.
 

fermat

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 2, 2011
Mensagens
177
Gostos Recebidos
0
:espi28: viva megabronca

Por acaso já viste o sensor de temperatura?
Já me aconteceu ser a resistência. que embora aqueça, faz uma pequena passagem, o módulo deteta e dá avaria.
Substituir a placa só quando se tiver a certeza absoluta que a avaria é da mesma, tal é o preço das placas.

Saudações GForumdistas

fermat
 

todeia

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Out 28, 2015
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Boa tarde Tenho uma maquina de lavar loiça ariston ll63 esta a dar o erro: pisca led 3 e 5 alguem me pode ajudar agradeço
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Boa tarde Tenho uma maquina de lavar loiça ariston ll63 esta a dar o erro: pisca led 3 e 5 alguem me pode ajudar agradeço
Deve verificar no manual que deve lá ter o código de erros
 
Topo