• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Verificação da consistência do disco

vtuning

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,051
Gostos Recebidos
0
Boas amigos

Ora tenho um portátil Toshiba A500-149 com windows 7 64bits

e de há uns tempos para cá, sempre que encerro ou reinicio o computador, quando ele liga vai sempre fazer a verificação de consistência do disco...
E ele diz a tal mensagem "se quiser cancelar pressione qualquer tecla dentro de 5(,4,3,2,1)", eu faço isso e ele continua, mas a parte mais grave é que ele chega ao 1 segundo, pára e não faz mais nada...às vezes ele chega ao 1 e depois vai para o logon do windows, outras vezes não sai dali e eu tenho de desligar "à força"...

Ora e até ele ir para o logon do windows tenho de desligar à força e voltar a ligar...

fui ver ao regedit isto:
1. Clique em Iniciar, em Executar, digite regedit e clique em OK.
2. Localize e clique na seguinte chave do Registo:
HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Control\Session Manager\BootExecute
3. No menu Editar, clique em Modificar.
4. Digite autocheck autochk * e pressione ENTER.

o valor do BootExecute está igual...

e hoje para piorar ele não arrancou...e teimava em não arrancar...iniciei em modo de segurança e ele bloqueou a carregar um ficheiro...conclusão (feito ignorante) desliguei "à força" e a partir daí já nem passava do grub(tenho ubuntu em paralelo e funciona sem problemas:espi28:)

tive de pegar num dvd do windows 7 e reparar...depois de reparar já arrancava, mas continua com esta chatice da verificação de consistência de disco

PS: de salientar que no reparo do windows pelo dvd, foi mencionado um erro de disco...

Podem ajudar a ver-me livre deste problema?

cumps
 
Última edição:

SatelitePT

GF Ouro
Entrou
Abr 13, 2007
Mensagens
590
Gostos Recebidos
0
Eu tentaria encontrar um CD de arranque com utilitarios e verificar o disco, possivelmente o teu disco tem bad sectors, verifica que ele irá marcar os sectores danificados e se tiveres sorte resolves o problema, senao compra um disco novo
 

vtuning

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,051
Gostos Recebidos
0
Vou tentar...o Hiren Boot Cd tem um programa para isso não tem?

se não conseguir resolver tenho de mandar o pc para a garantia....só é pena ter que ficar sem ele um mês ou assim, visto que preciso dele para os estudos e afins
 

vtuning

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,051
Gostos Recebidos
0
Bem

instalei o Toshiba HDD Protection Utility, tinha o desactivado para não ter tanta coisa a iniciar ao mesmo tempo do windows, mas activei o outra vez...

E fiz boot com o cd do Hiren's BootCd e executei o HDAT2 e o Toshiba HDD Diagnostic e o MHDD...
O HDAT2 apresentou a mensagem que não encontrava nenhum "device", o utilirário da Toshiba deu uma mensagem de falha na leitura...e o MHDD fez uns testes mas não sei se fez de facto alguma coisa...não apresentou mensagem alguma de ter corrigido ou marcado os bad sectors...

Mas ja reiniciei duas vezes e não fez a verificação do disco....arrancou bem....

Em princípio(?) resolveu...
 

SatelitePT

GF Ouro
Entrou
Abr 13, 2007
Mensagens
590
Gostos Recebidos
0
Sem teres bem a certeza do que fez é difícil dar uma resposta definitiva, de qualquer modo se já não te dá erro ao iniciar, é possível que tenha feito algo e desse modo ter resolvido teu problema.
Com o tempo saberás a resposta :)
Nota: Embora possas enviar o teu PC para a garantia existe algumas possibilidades do disco não estar coberto pela mesma, já que as vezes alegam que disco/portátil levou pancada e nesse caso não estaria coberto pela garantia. Mas também se ele agora esta a funcionar, não te chateias :)
 

StoneSour

GF Ouro
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
7,209
Gostos Recebidos
0
DVD do 7 na drive, entrar em linha de comandos

chkdsk /F

chkdsk /R
 

vtuning

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,051
Gostos Recebidos
0
Pois, mas mesmo que o disco não esteja na garantia, só me dava uma razão para investir num disco de 1 terabyte....o que não era mau de todo, mas enquanto este funcionar bem não vejo razão

É que não sei mesmo o que fez porque não mostrou relatório de erro reparado ou algo assim, só deu erro a executar dois programas de diagnóstico e mais nada...
Talvez a protecção do disco rígido da Toshiba tenha reparado ou algo assim não sei..vou andar atento a ver se ele se queixa outra vez

vou fazer o chkdsk e já dou algum feedback

desde já obrigado pela ajuda dispensada pelos dois
 

vtuning

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,051
Gostos Recebidos
0
Bem arranquei com o dvd do 7 e fui ao command prompt...tentei esses dois comandos que o StoneSour disse e deu erro, a dizer que estava protegido contra escrita...:shy_4_02:


entretanto iniciei o windows e fui ao meu computador> propriedades, ferramentas e fiz a verificação de erros no disco> ele disse para reiniciar, até aqui tudo bem...

Mas a iniciar ele chega à parte "pressione qualquer tecla para cancelar em 5(4,3,2,1) segundos" e quando chega ao segundo 1 pára, não verifica nada e vai para o logon do windows...reiniciei outra vez e não foi para verificação do disco(só para verificar que não dava aquela chatice outra vez)

É assim, o pc está a trabalhar bem, mas a verificação do disco pelos vistos não está...
 
Topo