• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

PSD manifesta "apreensão" por declarações do ministro das Finanças ao Financial Times

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,984
Gostos Recebidos
345
O PSD manifestou hoje, segunda-feira, "apreensão" pelas declarações do ministro das Finanças ao jornal britânico Financial Times, que considerou que o risco de Portugal recorrer ao apoio financeiro da União Europeia "é elevado".

"Sobre essa matéria, não querendo dizer muito, quero dizer que não deixo de salientar que essas declarações do senhor ministro das Finanças nos causam alguma apreensão", comentou o líder parlamentar do PSD, Miguel Macedo, questionado pelos jornalistas, no Parlamento.

Miguel Macedo ressalvou que "o PSD não quer, em relação a essa matéria, fazer nenhuma declaração que possa ainda fragilizar mais o país perante os mercados internacionais mais do que aquilo que já está".

Sobre o eventual recurso de Portugal ao apoio financeiro da União Europeia, o ministro das Finanças declarou ao Financial Times: "O risco é elevado, porque não estamos a enfrentar um problema nacional ou de um país isolado. São os problemas de Grécia, Portugal e Irlanda. Este não é um problema apenas deste país."

"Isto tem a ver com a Zona Euro e a estabilidade da Zona Euro e é por isso que o contágio nesta conjuntura é mais provável. Não é porque os mercados considerem que temos situações idênticas. São apenas semelhantes no que preocupa os mercados, mas, como eu disse, as situações são diferentes", acrescentou Teixeira dos Santos.

Entretanto, o ministro das Finanças afirmou, em Bruxelas, que Portugal vai continuar a financiar-se nos mercados internacionais e afastou o recurso ao fundo europeu de apoio às finanças.

"Eu queria tornar claro que nada nas declarações que fiz ao Financial Times indica a admissão dessa possibilidade", insistiu Teixeira dos Santos.

JN
 
Topo