• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Código de Cores facilita a vida dos daltónicos

maioritelia

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
8,297
Gostos Recebidos
158
Se o código de cores universal para daltónicos, criado por um português, tivesse aparecido há mais tempo, o fadista Carlos do Carmo não precisaria de ajuda para combinar as peças de roupa.

“Cores fortes como o verde, o branco, o preto, o vermelho, o amarelo, o azul, eu distingo. Mas depois há umas cores intermédias em que para mim é tudo cinzento”, contou o fadista à Lusa.

Para Carlos do Carmo, daltónico de cores intermédias, o código de cores universal, ColorAdd®, criado por um professor da Universidade do Minho, é “uma coisa extremamente positiva”.

“Ao longo da vida fui ajudado pela minha mulher em termos de combinação de roupa, uma vez que a minha atividade é pública e tenho que ir para cima de um palco.

Imagine o que é eu pôr uma gravata verde com uma camisa cor-de-rosa, vou estragar tudo”, contou.

O fadista confessou ter pensado sempre que o daltonismo “era daquelas doenças que provavelmente não ia ter investimento, à qual as pessoas não iam ligar”.“De repente fiquei muito feliz de ver que um rapaz, ainda por cima português, tem uma aposta séria, que é reconhecida, e parece-me uma coisa do maior interesse que está a ser aceite um pouco por todo o mundo”, referiu Carlos do Carmo.

O código de cores foi já adotado pela empresa de tintas CIN e pela fábrica de lápis Viarco, e será em breve aplicado na sinalização horizontal (fitas de cores coladas no chão) e nas pulseiras da triagem de Manchester do Hospital de São João, no Porto, que assina hoje o protocolo que permitirá avançar com este processo.

O ColorAdd é, nas palavras do designer e mentor do projeto, Miguel Neiva, “um código gráfico monocromático, sustentado em conceitos universais de interpretação e desdobramento de cores, que permite aos daltónicos identificá-las corretamente".


dd.
 
Topo