• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Tomar: Vento forte provoca desabamento telhado jardim-escola

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
153
A chuva intensa e o vento forte provocou ao início da tarde de hoje o desabamento do telhado do jardim-escola São João de Deus, em Tomar, provocando feridos ligeiros segundo a Protecção Civil.

De acordo com a informação disponível às 15:42 no site da Autoridade Nacional de Protecção Civil, em Tomar várias centenas de árvores caíram e estão a obstruir as vias rodoviárias e cerca de uma centena de casas viram os seus telhados danificados pelo forte vento.

Foi activado o Plano Municipal de Emergência de Ferreira do Zêzere.



lusa
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,984
Gostos Recebidos
343
População de Tomar faz conta aos prejuízos à espera de ajudas

Dezenas de populares procedem hoje, quarta-feira, em Tomar à limpeza das habitações atingidas na terça-feira por um tornado, ao mesmo tempo que fazem a contabilidade dos prejuízos na esperança de virem a receber ajudas.


Em Venda Nova, freguesia de Casais, moradores, ainda incrédulos, choram as consequências de uma tragédia de segundos que levou telhados, arrancou árvores, derrubou muros, fez cair postos de electricidade e destruiu hortas.

Manuel Santos, que estava em casa quando o tornado passou na freguesia, recordou os momentos em que apenas conseguiu fechar a porta e os gritos da vizinha.

O resto é visível no rasto de destruição que o fenómeno deixou na sua e nas habitações dos restantes moradores.

"A casa não tem telhado, partiu as telhas todas", afirmou Manuel Santos à agência Lusa, já depois de ter encomendado um carregamento de telhas que espera colocar para que a chuva não danifique o que tornado poupou.

Já Carolina Duarte explicou que na sua moradia, onde o marido está acamado, há "vidros por todo o lado", mas as vidas foram poupadas. Em Tomar 36 pessoas, 19 dos quais crianças, ficaram feridas devido à projecção de partes de estruturas das casas.

Dos breves momentos de destruição, a idosa recorda, primeiro, a trovoada e depois "o vento horrível", que destruiu parcialmente a sua moradia e outras duas dos filhos.

Carolina Duarte espera agora apoios para a recuperação, certa de que as dificuldades são muitas.

"Quem é que vai ajudar?", perguntou, esperançada de que o Natal não seja ainda mais difícil de passar.

Na mesma rua, onde se vêem diversos funcionários a trabalhar na tentativa de repor a electricidade, Domingos Raimundo lamentou ter "tudo partido" e até uma "chaminé dentro de casa".

Sem ideia dos prejuízos, admite que a ajuda possa chegar do seguro. Outros eventuais apoios desconhece.

"Ainda não sei de nada, ninguém diz nada", assegurou.

Na casa em frente, Josefina Duarte limpa a entrada da casa onde se amontoam destroços. O interior fica para depois.

A mulher diz que o prejuízo ronda os "dois mil contos" e se o Natal não trouxer no sapatinho algum apoio, "vamos fazer conforme a gente puder".

"Gostava que o Estado ajudasse, mas nestas coisas não sei", declarou, certa de que "uma pessoa farta-se de trabalhar para ter alguma coisa", mas, de um momento para o outro, pode ficar sem nada.

Contas feitas, há pelo menos uma coisa que o tornado não levou: vidas.

"Estamos vivos é o que interessa, vamos continuar a lutar", afirmou Josefina Duarte.

Na mesma rua, Celeste Soeiro, relatou uma "coisa louca, louca, louca", que fez "abalar as janelas".

"[Levou] Tudo quanto eu tinha, não tenho nada", precisou, questionando, um par de vezes, e sem conseguir evitar as lágrimas de dor, que também eram de indignação: "Quem é que me ajuda? A gente a viver de reforma".

JN
 
Topo