• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Queixa contra a RTP

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Meus amigos,

Soube recentemente que a RTP descartou completamente a hipótese de disponibilizar mais canais para o MUX de canais livres da TDT, por acreditar não serem viáveis. Quer dizer, são pagos por todos nós e para os vermos temos que pagar a um operador de pay tv! Simplesmente vergonhoso!
Vou relembrar o que a própria RTP afirmou em 2008, aquando do arranque da TDT:

«Face ao impacto na população portuguesa e as obrigações de serviço público que lhe estão cometidas, a RTP, enquanto operador de serviço público, pretende ter um papel activo neste processo de evolução tecnológica e de alargamento da capacidade de oferta de serviços do sector audiovisual de forma a ser possível desenvolver uma verdadeira plataforma multimédia na TDT em Portugal.

A exemplo de outros países e das experiências mais recentes de TDT na Europa, o papel do serviço público de televisão (e concretamente as exigências em matéria de inovação e de cobertura universal de Portugal) pode ser decisivo para um switch-off mais rápido, quer através da qualidade e diversidade dos serviços de programas oferecidos, quer ainda pelo desenvolvimento de novos serviços ligados ao desenvolvimento da sociedade da informação (informação, educação, etc.).»


Como as coisas mudam, não é?

Temos que denunciar esta situação urgentemente e em larga escala. Eu já enviei uma queixa para o Provedor do Telespectador e para as televisões privadas (elas adoram quando aparecem estas notícias sobre a RTP). Quantas mais denúncias houver, mais visibilidade se dá à questão.
Por isso, quem se sentir indignado com esta situação e quiser participar neste movimento pela inclusão de mais canais públicos livres na TDT, força aí!

A página do provedor encontra-se aqui: RTP - Quem é o Provedor? - Provedor Telespectador

Cumps
DX2
 

pantufas

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
540
Gostos Recebidos
0
Meus amigos,

Soube recentemente que a RTP descartou completamente a hipótese de disponibilizar mais canais para o MUX de canais livres da TDT, por acreditar não serem viáveis. Quer dizer, são pagos por todos nós e para os vermos temos que pagar a um operador de pay tv! Simplesmente vergonhoso!
Vou relembrar o que a própria RTP afirmou em 2008, aquando do arranque da TDT:

«Face ao impacto na população portuguesa e as obrigações de serviço público que lhe estão cometidas, a RTP, enquanto operador de serviço público, pretende ter um papel activo neste processo de evolução tecnológica e de alargamento da capacidade de oferta de serviços do sector audiovisual de forma a ser possível desenvolver uma verdadeira plataforma multimédia na TDT em Portugal.

A exemplo de outros países e das experiências mais recentes de TDT na Europa, o papel do serviço público de televisão (e concretamente as exigências em matéria de inovação e de cobertura universal de Portugal) pode ser decisivo para um switch-off mais rápido, quer através da qualidade e diversidade dos serviços de programas oferecidos, quer ainda pelo desenvolvimento de novos serviços ligados ao desenvolvimento da sociedade da informação (informação, educação, etc.).»


Como as coisas mudam, não é?

Temos que denunciar esta situação urgentemente e em larga escala. Eu já enviei uma queixa para o Provedor do Telespectador e para as televisões privadas (elas adoram quando aparecem estas notícias sobre a RTP). Quantas mais denúncias houver, mais visibilidade se dá à questão.
Por isso, quem se sentir indignado com esta situação e quiser participar neste movimento pela inclusão de mais canais públicos livres na TDT, força aí!

A página do provedor encontra-se aqui: RTP - Quem é o Provedor? - Provedor Telespectador

Cumps
DX2

tens toda a razão mas não te esqueces talvez não seja a RTP que não quer disponibilizar mais canais mas sim a PT não deixa,lembra-te que neste país a PT manda e é lógico que um operador que tem um serviço de televisão pago não quer canais livres no mercado, relembro que somos o único país da Europa com apenas 4 canais livres, alias até marocos tem mais que nós
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Ao contrário do que parece, a PT não manda nada na TDT. Limita-se a instalar, manter os emissores e a ligação da fibra aos mesmos, e a receber ordens da ANACOM. Esta sim é que pode ser um entrave, porque é ela quem verdadeiramente manda e desmanda na TDT.
Mas mesmo que a ANACOM dê luz verde à entrada de mais canais no Mux A, é preciso que os operadores os queiram disponibilizar. Se no que diz respeito aos privados (SIC e TVI) nós, os telespectadores, não podemos exigir isso, já em relação à RTP podemos exigir tudo, visto que eles detêm a licença de Serviço Público de Televisão, que engloba tudo aquilo que afirmaram em 2008.
Chegou a hora de exigir que o dinheiro que o Estado gasta com a RTP seja usado em proveito de quem o paga. Afinal de contas, ele também vem dos impostos que todos nós pagamos (vulgo Taxa do Audiovisual).

Cumps
DX2
 
Última edição:

augusto

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
222
Gostos Recebidos
0
DX2 tens toda a razão...

... por mim a luta começou há muito tempo! Já enviei reclamações para o Provedor e não só, a reclamar, sobretudo, a inclusão da RTPN no MUX livre! Participei num programa do Provedor do Telespectador em que esta questão foi debatida! Infelizmente este programa consta de gravações pré-realizadas onde não é possível debater o que outros intervenientes dizem!
Subscrevi uma petição!
Continuarei sempre disponível para continuar a luta sabendo que somos poucos mas esperemos que outros se juntem!
Quanto à questão se ser a ANACOM a decidir e não a PT, formalmente é verdade, na prática pode não ser bem assim! Em 2010 a PT "reforçou" muito o seu poder com o "donativo" do Fundo de Pensões ao Governo. Formalmente, a PT não tem nada a ver com a RTP, na prática, será bem assim?!!!
Meus amigos,

Soube recentemente que a RTP descartou completamente a hipótese de disponibilizar mais canais para o MUX de canais livres da TDT, por acreditar não serem viáveis. Quer dizer, são pagos por todos nós e para os vermos temos que pagar a um operador de pay tv! Simplesmente vergonhoso!
Vou relembrar o que a própria RTP afirmou em 2008, aquando do arranque da TDT:

«Face ao impacto na população portuguesa e as obrigações de serviço público que lhe estão cometidas, a RTP, enquanto operador de serviço público, pretende ter um papel activo neste processo de evolução tecnológica e de alargamento da capacidade de oferta de serviços do sector audiovisual de forma a ser possível desenvolver uma verdadeira plataforma multimédia na TDT em Portugal.

A exemplo de outros países e das experiências mais recentes de TDT na Europa, o papel do serviço público de televisão (e concretamente as exigências em matéria de inovação e de cobertura universal de Portugal) pode ser decisivo para um switch-off mais rápido, quer através da qualidade e diversidade dos serviços de programas oferecidos, quer ainda pelo desenvolvimento de novos serviços ligados ao desenvolvimento da sociedade da informação (informação, educação, etc.).»


Como as coisas mudam, não é?

Temos que denunciar esta situação urgentemente e em larga escala. Eu já enviei uma queixa para o Provedor do Telespectador e para as televisões privadas (elas adoram quando aparecem estas notícias sobre a RTP). Quantas mais denúncias houver, mais visibilidade se dá à questão.
Por isso, quem se sentir indignado com esta situação e quiser participar neste movimento pela inclusão de mais canais públicos livres na TDT, força aí!

A página do provedor encontra-se aqui: RTP - Quem é o Provedor? - Provedor Telespectador

Cumps
DX2
 

pantufas

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
540
Gostos Recebidos
0
Ao contrário do que parece, a PT não manda nada na TDT. Limita-se a instalar, manter os emissores e a ligação da fibra aos mesmos, e a receber ordens da ANACOM. Esta sim é que pode ser um entrave, porque é ela quem verdadeiramente manda e desmanda na TDT.
Mas mesmo que a ANACOM dê luz verde à entrada de mais canais no Mux A, é preciso que os operadores os queiram disponibilizar. Se no que diz respeito aos privados (SIC e TVI) nós, os telespectadores, não podemos exigir isso, já em relação à RTP podemos exigir tudo, visto que eles detêm a licença de Serviço Público de Televisão, que engloba tudo aquilo que afirmaram em 2008.
Chegou a hora de exigir que o dinheiro que o Estado gasta com a RTP seja usado em proveito de quem o paga. Afinal de contas, ele também vem dos impostos que todos nós pagamos (vulgo Taxa do Audiovisual).

Cumps
DX2

pois eu tenho uma opinião contraria, a PT manda na ANACOM e vou prova-lo:
1º porque motivo a PT ganhou o serviço de televisão codificado quando a proposta da concorrente era melhor?
eu respondo: assim a PT eliminou a concorrência de vez, o que é que a ANACOM fez??? nada
2º porque motivo quando a PT desistiu das licenças dos canais codificados não foi penalizada pela ANACOM?
eu respondo: aqui temos a prova que a PT faz o que quer a ANACOM nem fez comentário
3º porque motivo a ANACOM não permite canais regionais ?
volto a responder: porque quantos menos canais houver livres mais negocio faz a PT com o MEO
e são apenas 3 exemplos que há muitos mais mas vou ficar por aqui
já agora um abraço
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Eu escrevi, e bem, "Ao contrário do que parece, (...)". Já pensaste se não será a ANACOM que está a beneficiar a PTC e parece que é a PTC que está a fazer pressão sobre a ANACOM? E mais não digo porque não posso.

O caso da RTP é diferente. A PTC não tem qualquer interesse directo na RTP e a manutenção da RTPN, RTPM, etc fora da TDT beneficiaria todos os operadores de canais pagos e não só a si e, por muita pressão que faça para que isso aconteça, a decisão de meter ou não mais canais no Mux A não está nas suas mãos. Por isso temos que agir junto de quem pode influenciar essa decisão.

Cumps
DX2
 
Topo