• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Acertar antena giratória

andrepinho27

GF Ouro
Entrou
Jul 15, 2008
Mensagens
552
Gostos Recebidos
0
Boas
eu queria uma ajuda para acertar uma antena de 1,20mts giratória com motor de braço de 24"
HARL-3612.jpg
,neste caso ela já esta acertada neste momento só que só vai de 23ºE (ESTE) ate 50ºW (OESTE), e eu queria usufruir dos satélites antes dos 23ºE (ESTE) (26, 28, 30, 33, 36, 39, 40, 42, 45ºE e etc...) só que tenho que fazer rodar o suporte que agarra a antena e rodando para a direita, vai ficar tudo fora do sitio e tenho que depois acerta-lá novamente mas para poder apanhar os satélites todos tenho que acertar os 13º, 19º e 30º que assim já apanha todos eles se eu usar um SATFINDER é capaz de dar, se houver aqui alguém que saiba fazer isso podia-me contactar por MP.
cumps
:espi28:
 

nowready

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 3, 2007
Mensagens
385
Gostos Recebidos
0
Tambem podes ir à secção de manuais deste forum.
A diferença fundamental entre motores diseqc e motores de braço é que
os motores de braço não dão para USALS.
Tens de acertar em 3 satélites :
Um próximo do Sul
Um para Nascente ( Leste ) e
Um para Poente ( Oeste )
Estando bem nestes 3 satélites está bem em todos os outros.
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Boas
eu queria uma ajuda para acertar uma antena de 1,20mts giratória com motor de braço de 24",neste caso ela já esta acertada neste momento só que só vai de 23ºE (ESTE) ate 50ºW (OESTE), e eu queria usufruir dos satélites antes dos 23ºE (ESTE) (26, 28, 30, 33, 36, 39, 40, 42, 45ºE e etc...) só que tenho que fazer rodar o suporte que agarra a antena e rodando para a direita, vai ficar tudo fora do sitio e tenho que depois acerta-lá novamente mas para poder apanhar os satélites todos tenho que acertar os 13º, 19º e 30º que assim já apanha todos eles se eu usar um SATFINDER é capaz de dar, se houver aqui alguém que saiba fazer isso podia-me contactar por MP.
cumps
:espi28:
Amigo andrepinho27, o HARL 3612 é de 12" e não de 24".

Se tens a antena bem afinada para o arco que vai dos 23ºE aos 50ºW, as únicas coisas que necessitas de fazer são recuar o motor na abraçadeira que o fixa à parte de trás do suporte da antena, de maneira a que o prato possa rodar para Este o suficiente para captar as outras posições, e depois afinar o limite mecânico Oeste de maneira a que o motor consiga chegar ao último satélite que se consegue captar, que é o Telstar 11N nos 37.5ºW.
Não dizes se a antena é foco primário ou offset, mas atenção, esse motor é um bocado curto para fazer o arco dos 42ºE aos 37.5ºW. O ideal seria um de 18".
Além disso, como a inclinação da antena para captar os satélites das posições a partir dos 28.6ºE para Este é muito baixa, tens que ver se não tens obstáculos nessa direcção senão não os consegues captar.
Espero ter ajudado.

Cumps
DX2
 
Última edição:

andrepinho27

GF Ouro
Entrou
Jul 15, 2008
Mensagens
552
Gostos Recebidos
0
Boas
esta é a caixa do meu motor de 24", só que o motor que eu tinha antes deste era um de 18" e só dava dos 23E até 31W e eu ao colocar o de 24" todo fechado fica na mesma só que passa dos 31W e vai dos 23E até 50W ou mais, só rodando o suporte que agarra a antena para Este para poder ir buscar os satélites antes dos 23E ela vai ficar diferente depois tenho que acerta-lá novamente por 3 ou 4 satélites, antena offset, o motor já está agarrado no limite.
superpowerjack.jpg

cumps
:espi28:
 
Última edição:

leao 1

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Out 3, 2006
Mensagens
3,138
Gostos Recebidos
79
amigo esse motor é mais que suficiente se tiveres a antena bem afinada da perfeitamente se fores do norte grande porto apita que pode ser que te ajude abraço
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
esta é a caixa do meu motor de 24"
superpowerjack.jpg
Eu referi que o teu motor era de 12" porque o link da imagem que colocaste diz HARL-3612.jpg.

(...) o motor já está agarrado no limite.
Então não há nada a fazer, a não ser que queiras armar-te em serralheiro e alterar os pontos de fixação do motor para permitir mais curso para Este. Há antenas cujos suportes só permitem um curso de 60º mas a solução não pode ser rodar a estrutura giratória porque vais desafinar o arco e perdes mais de metade dos satélites do Oeste. Dava jeito se tirasses umas fotos da antena para avaliar melhor a situação.

Cumps
DX2
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Ok, boa notícia: 1,20m offset da Famaval.

Antes disso quero dizer que o motor não está bem montado mas se calhar é porque ficou assim desde o início. A ponta do motor tem que ser metida dentro do encaixe do anel e não por cima, mas para isso são precisas as duas alturas de plástico que vêm com a antena e se calhar já não as tens. Assim como está não é o ideal mas se não causar grandes problemas ao funcionamento do motor, tudo bem.

Em 2º lugar, para fazer o que queres é simples: basta mudar o motor para o outro lado da antena. Como o suporte de baixo é aparafusado e o anel também tem um encaixe para o motor do outro lado, é só mudar tudo para lá e a antena já roda até aos 42º/45º Este. Mas atenção que tens de inverter os fios de corrente do motor, no próprio ou no posicionador, porque depois vai ficar a abrir para Este e a fechar para Oeste.

Cumps
DX2
 
Última edição:

andrepinho27

GF Ouro
Entrou
Jul 15, 2008
Mensagens
552
Gostos Recebidos
0
antena giratória

boas
já fiz a mudança de posição do motor para o lado direito e já consigo ir buscar o satelite dos 39ºE e só tenho sinal numa frequencia que é a 11053 V 30000 3/4 e vejo esses canais nessa freq. e nas outras freqs. não tenho sinal
que será?? pode ser as vezes um pequeno ajuste na elevaçao do prato???
cumps

:espi28:
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Experimenta estas frequências verticais da banda baixa:
- 10955 V 4123 7/8
- 11137 V 2893 3/4
- 11146 V 3333 3/4

E estas da banda alta:
- 12598 V 14050 7/8
- 12689 V 30000 7/8

Se só derem as da banda baixa, é problema do LNB. Se derem todas e não derem as horizontais, também é problema do LNB.

DX2
 

andrepinho27

GF Ouro
Entrou
Jul 15, 2008
Mensagens
552
Gostos Recebidos
0
antena giratória

boas
eu já mudei o LNB é novo da fracarro e nessas frequências não tenho sinal, eu quando vou para os 28E e 26E há algumas frequências que tambem não tenho sinal, eu acho que é do ajuste do prato
cumps

:espi28:
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Tens que ver como é que está a recepção em geral em cada dos novos satélites. Se conseguires captar algumas frequências com bom sinal, não é indicação de arco mal afinado.

Se fores tentar afinar a antena, faz marcações da posição onde ela se encontra agora para poderes ter um ponto referência. Mete num satélite onde tenhas sinal e, sem mexer nas afinações, "força" devagarinho o prato para a frente e para trás (Norte/Sul) ou para a esquerda e para a direita (Este/Oeste). Se o sinal aumentar num desses movimentos, então a antena precisa de ajuste no arco.

DX2
 
Topo