• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

video porteiro avaria

grolho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2007
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Boa tarde:espi28:
No meu Predio video porteiro é da ermax e com postos citac , mas está com problemas (As pessoas la em baixo falam mas não se ouve cá em cima mas o inverso está ok). Tive a fazer umas pesquisas e vi que o problema deve estar no microfone numa tal placa denominada autovox. Alguem entendido na materia se me podesse ajudar a resolver o meu problema.
Cumps
:6_15_221:
 

HAS

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
Os microfones muito raramente avariam, os altofalantes esses sim, principalmente se estiverem em locais sujeitos a ventos portadores de humidade. Mas segundo a descrição este está a funcionar. Verifica se o microfone apresenta resistência entre os polos, depois verica os fios comuns do prédio do audio. Se tudo estiver correto será o amplificador audio. Terás de mudar o componente danificado depois de identificar qual o avariado (o mais comun é o circuito integrado, ou alguma resistência), ou então toda a placa audio. Não esquecer de verificar todos os fusiveis.
 

grolho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2007
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Os microfones muito raramente avariam, os altofalantes esses sim, principalmente se estiverem em locais sujeitos a ventos portadores de humidade. Mas segundo a descrição este está a funcionar. Verifica se o microfone apresenta resistência entre os polos, depois verica os fios comuns do prédio do audio. Se tudo estiver correto será o amplificador audio. Terás de mudar o componente danificado depois de identificar qual o avariado (o mais comun é o circuito integrado, ou alguma resistência), ou então toda a placa audio. Não esquecer de verificar todos os fusiveis.

Desde Já obridado pela resposta:espi28:
Deve ser alguma coisa danificada por água (humidade), pois a botoneira está virada a norte e apanha com alguma chuva. Ainda não consegui um bocado para desmontar o painel da botoneira, mas aquilo tem muitos fusiveis?? A resistencia entre os polos vejo com um multimetro metendo uma ponta em cada lado? Segundo um tecnico deu orçamento dizendo que era do microphone mas nem desmontou a botoneira e pediu cerca de 70€.
Tive a ver ai pelos foruns e segundo me apercebi aquilo leva uma peça denominada autovox que deve conter essa parte do som. A peça custa 50€ e contem tambem o rele do trinco. Se tivesse a certeza que era dessa placa conpensava comprar e prevenia futuras avarias.
Atentamente
TN:gear085.gif:
 

Meiling

GF Prata
Entrou
Mar 23, 2010
Mensagens
114
Gostos Recebidos
0
Desde Já obridado pela resposta:espi28:
Deve ser alguma coisa danificada por água (humidade), pois a botoneira está virada a norte e apanha com alguma chuva. Ainda não consegui um bocado para desmontar o painel da botoneira, mas aquilo tem muitos fusiveis?? A resistencia entre os polos vejo com um multimetro metendo uma ponta em cada lado? Segundo um tecnico deu orçamento dizendo que era do microphone mas nem desmontou a botoneira e pediu cerca de 70€.
Tive a ver ai pelos foruns e segundo me apercebi aquilo leva uma peça denominada autovox que deve conter essa parte do som. A peça custa 50€ e contem tambem o rele do trinco. Se tivesse a certeza que era dessa placa conpensava comprar e prevenia futuras avarias.
Atentamente
TN:gear085.gif:
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
Colega o técnico leva-te 70€ põe o video porteiro a trabalhar, o colega pelo que expõe não percebe do assunto e a pessa custa 50€, qual o excesso que o técnico leva na reparação?
Vais comprar o autovox e senão for daí a avaria por quanto é que te vai ficar a reparação? :shy_4_02:
 

grolho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2007
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
Colega o técnico leva-te 70€ põe o video porteiro a trabalhar, o colega pelo que expõe não percebe do assunto e a pessa custa 50€, qual o excesso que o técnico leva na reparação?
Vais comprar o autovox e senão for daí a avaria por quanto é que te vai ficar a reparação? :shy_4_02:

:Espi54:
Tenho umas luzes acerca deste assunto só queria ter uma ajuda para ver se resolvia isso. O tecnico nem sequer desmontou a botoneira, e supostamente leva 70 e deve é trocar alguma resistencia queimada e eu neste caso era 50 e trocava logo a placa toda prevenindo futuras avarias, pois a botoneira tem falhas no silicone que a isola da chuva/humidades. A avaria segundo o referido aqui pelo «HAS» e o que foi referido noutros foruns só pode ser da placa do som denominada autovox que essa penso que esta tambem inclui o micro.
:espi28:

PS: Corrijo o que disse referente ao valor, tive a consultar o orçamento dado pelo tecnico e ele pediu 85€ referente a 1 micro + mao de obra.
 
Última edição:

HAS

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
Colega grolho, quando tiveres oportunidade, efectua os passos que sugeri. Já reparei vários, de várias marcas (base de funcionamento é a mesma). Se o técnico deu esse orçamento sem desmontar e sem verificar nada, é porque em principio está a pensar mudar todo o módulo, procedimento normal principalmente nos smds. Se desconfias do micro coloca um polo do multimetro num polo do micro, e o outro no outro polo. O multimetro numa posição de resistência a 20K chega e sobra. Se este apresentar resistência é porque está bom.
Se este estiver danificado é só substituir, até porque é um componente muito barato.
Espero ter ajudado.
 

grolho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2007
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Colega grolho, quando tiveres oportunidade, efectua os passos que sugeri. Já reparei vários, de várias marcas (base de funcionamento é a mesma). Se o técnico deu esse orçamento sem desmontar e sem verificar nada, é porque em principio está a pensar mudar todo o módulo, procedimento normal principalmente nos smds. Se desconfias do micro coloca um polo do multimetro num polo do micro, e o outro no outro polo. O multimetro numa posição de resistência a 20K chega e sobra. Se este apresentar resistência é porque está bom.
Se este estiver danificado é só substituir, até porque é um componente muito barato.
Espero ter ajudado.

ok obrigado vou esperimentar testar o micro, caso esteja bom o problema deve estár na placa (autovox), correcto? Só mais uma questão o micro encontra-se nessa placa ou está a parte? Já tenho o http://www.ermax.pt/pdf/sistema_analogico.pdf das ligações.
ervox.jpg

Cumps:espi28:
 
Última edição:

HAS

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
O micro vem nessa placa, assim como o altofalante, componentes que pertencem todos á placa audio, pode é ter dois fios soldados para ficar mais junto á tampa exterior. Quando desmontares o intercomunicador facilmente o encontras. Quando desmontares verifica logo se não existem fios partidos devido à oxidação junto ao ligador. Caso tenhas que desligar algum não te esqeças de primeiro apontar.
Vai dando novidades.
 

grolho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2007
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
O micro vem nessa placa, assim como o altofalante, componentes que pertencem todos á placa audio, pode é ter dois fios soldados para ficar mais junto á tampa exterior. Quando desmontares o intercomunicador facilmente o encontras. Quando desmontares verifica logo se não existem fios partidos devido à oxidação junto ao ligador. Caso tenhas que desligar algum não te esqeças de primeiro apontar.
Vai dando novidades.

ok vou ver se falo com um visinho que tambem percebe de electronica, para me ajudar. Estou desconfiado que é ou da placa ou fios que tenham humidade, pois como já referi o silicone que isola a volta a botoneira está danificado e com falhas, logo a agua/humidade entra. Depois dou novidades.
Obrigado
 

grolho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2007
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Boas HAS:espi28:
Tive a desmontar a botoneira para ver a avaria e já descobri de onde vem o problema e a causa. O problema é na placa de som denominada autovox (onde se encontra o micro e a coluna) que esta com algumas pistas danificadas (algumas até nem passa corrente pois esta levantada. A Causa é da agua que entra para dentro da botoneira, pois esta com verdete em alguns contactos das campainhas. Resolução: Vou comprar a placa nova que ronda os 50€.
Em relação ao verdete e oxidação axas que usando wd40 ajuda?
Cumprimentos
Grolho
 

grolho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2007
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Boas HAS:espi28:
Tive a desmontar a botoneira para ver a avaria e já descobri de onde vem o problema e a causa. O problema é na placa de som denominada autovox (onde se encontra o micro e a coluna) que esta com algumas pistas danificadas (algumas até nem passa corrente pois esta levantada. A Causa é da agua que entra para dentro da botoneira, pois esta com verdete em alguns contactos das campainhas. Resolução: Vou comprar a placa nova que ronda os 50€.
Em relação ao verdete e oxidação axas que usando wd40 ajuda?

Tenho outra duvida não sei se me consegues ajudar. ´
É o seguinte:
A fonte de alimentação(Imagem) do video porteiro tem 1 fusivel de entrada e 3 saidas. Consegues me dizer qual o valor apropriado para esses fusiveis?, pois ele tem la uns, mas quando tocam para mais que uma campainha ao mesmo tempo começa a imagem aos riscos e não se consegue ver nada.
Nota: Já experimentei por um de 1A, salvo erro, mas foi a vida quando tocaram para mais que um.
Cumprimentos
Grolho
 
Última edição:

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas companheiro
penso que na própria tampa do alimentador tens o valor dos mesmos um é em miliamperes e o outro em amperes.
dá a ref. do alimentador.
 

HAS

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
Colega grolho, quanto ao WD40, corrige-me se estiver enganado, mas penço que é um spray para eliminar ferrugem e lubrificar contactos mecânicos. Se este for condutor de corrente podes causar algum problema se o utilizares.
Para limpeza contactos eléctricos existem sprays especificos, a marca Contact tem uns muito bons. Quando fores comprar o módulo de som informa-te. Se precisares depois dou-te o nome do spray apropriado (esta marca tem vários, de momento não me recordo o nome do modelo).
Quanto aos fusiveis, segue o conselho do nosso amigo marques 1956. Se não referir, tenta ver os consumos de corrente do transformador (por vezes também está na tampa do transformador, consumos do primário e do secundário).
Quanto à distorção quando se toca em mais que uma campainha, informa se a distorção é só quando se carrega na betoneira ou se permanece mesmo depois. E informa ainda se a chamada é feita por bezouro ou se é um som eléctronico.
 

grolho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2007
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Colega grolho, quanto ao WD40, corrige-me se estiver enganado, mas penço que é um spray para eliminar ferrugem e lubrificar contactos mecânicos. Se este for condutor de corrente podes causar algum problema se o utilizares.
Para limpeza contactos eléctricos existem sprays especificos, a marca Contact tem uns muito bons. Quando fores comprar o módulo de som informa-te. Se precisares depois dou-te o nome do spray apropriado (esta marca tem vários, de momento não me recordo o nome do modelo).
Quanto aos fusiveis, segue o conselho do nosso amigo marques 1956. Se não referir, tenta ver os consumos de corrente do transformador (por vezes também está na tampa do transformador, consumos do primário e do secundário).
Quanto à distorção quando se toca em mais que uma campainha, informa se a distorção é só quando se carrega na betoneira ou se permanece mesmo depois. E informa ainda se a chamada é feita por bezouro ou se é um som eléctronico.


Obrigado a Ambos pela resposta.:espi28:
  • Em Relação ao wd40 sei que da para botoes, ferramentas electricas e coisas assim do genero (Utilizaçoes wd40), penso que sirva pra tirar tambem o verdete dos botoes da campaninha e lubrificar botoneira.

  • Referente a distorção é assim que tocam para mais que uma campainha os video porteiros acendem a casa das pessoas mas cheios de "riscos", passado um bocado quando se apagam novamente a imagem nos video porteiros, nas casas, ligo o meu por exemplo e ta *****. Penso que seja de tarem todos a funcionar ao mesmo tempo. Parece que a corrente não é suficiente ou coisa parecida. Tirando um fusivel da fonte de alimentação (ref: 60012) os video porteiros deixam de funcionar, dai eu ter falado nos fusiveis.
    O Fusivel que está la o filamento faz tipo umas ondas, e como referi ja troquei por outro com - amperagem so que queimou. Por isso é que estava interessado em saber o valor do fusivel recomendado. Aqui são 38 habitações para o caso de quererem fazer contas.
    Não sei se a chamada é feita por bezouro ou se é um som eléctronico, como consigo saber isso?

Cumprimentos
Grolho
 
Última edição:

HAS

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
Quanto ás riscas nos écrãs, é praticamente certo que é provocado por um abaixamento da corrente quando a chamada é feita para mais que um posto. Normalmente quando se faz a chamada para um posto, aciona o modúlo do patamar e a saída correspondente, anulando todas as outras, para impedir que aconteça o que está a suceder, mas principalmente por uma questão de privacidade. Já encontrei alguns que esta era uma função que podia ser programada no própio monitor (na parte traseira costuma ter uns chantes para activar ou desativar funções). Se for esse o caso, terias que alterar em todos os monitores. O transformador vem dimensionado para alimentar um monitor, se activarem dois ou mais (situação que em condominios não devia de acontecer) é normal que o fusivel queime para proteger o alimentador (se o filamento faz umas ondas é porque deve ser de corte rápido).
Perguntei se a chamada era feita por bezouro (emite um som tipo o trinco eléctrico da porta), ou som electrónico (um som musical), porque os besouros muitas vezes criam interferências nos monitores, mas só quando estão a tocar. Mas este não é o problema que possuis, segundo me parece.
Quanto ao WD40, parece mais vocacionado para contactos mecânicos, mas segundo descrição, mal também não deve fazer, e ainda repele a humidade. Experimenta.
 

grolho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2007
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Quanto ás riscas nos écrãs, é praticamente certo que é provocado por um abaixamento da corrente quando a chamada é feita para mais que um posto. Normalmente quando se faz a chamada para um posto, aciona o modúlo do patamar e a saída correspondente, anulando todas as outras, para impedir que aconteça o que está a suceder, mas principalmente por uma questão de privacidade. Já encontrei alguns que esta era uma função que podia ser programada no própio monitor (na parte traseira costuma ter uns chantes para activar ou desativar funções). Se for esse o caso, terias que alterar em todos os monitores. O transformador vem dimensionado para alimentar um monitor, se activarem dois ou mais (situação que em condominios não devia de acontecer) é normal que o fusivel queime para proteger o alimentador (se o filamento faz umas ondas é porque deve ser de corte rápido).
Perguntei se a chamada era feita por bezouro (emite um som tipo o trinco eléctrico da porta), ou som electrónico (um som musical), porque os besouros muitas vezes criam interferências nos monitores, mas só quando estão a tocar. Mas este não é o problema que possuis, segundo me parece.
Quanto ao WD40, parece mais vocacionado para contactos mecânicos, mas segundo descrição, mal também não deve fazer, e ainda repele a humidade. Experimenta.

Obrigado pela resposta
Se te referes a quando carregam no botão é tipo musical o som. Referente a interferencia ela só acontece quando tocam para mais que um a imagem do video acende sozinha, por vezes ate de serem tantos vai a baixo o posto. O posto é da marca citac. Sei tambem que quando tocam para uma pessoa por exemplo se se levantar o altifalante ouvesse tudo que estam a falar.
Se por acaso tiver o tal botao na traseira se mudasse isso achas que resolveria, e se modasse por exemplo o meu?? funcionava ou tinha que ser todos.
 

HAS

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
Se esse sistema possuir esta função de programação, deveria ter sido activado pelo instalador no momento da instalação, e como já referi, quando se trata de condominios em que se utiliza sempre mais que pelo menos dois operadores (alguns alimentadores aguentam com dois monitores), esta função tem que ser ativada em todos os monitores.
Na parte traseira do monitor costuma ter uns chantes removiveis (não são botões), para ativar ou desativar funções, esses possivelmente tammbém possuiem.
Se souberes envia o qual é o modelo do monitor Citac.
 

grolho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2007
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Se esse sistema possuir esta função de programação, deveria ter sido activado pelo instalador no momento da instalação, e como já referi, quando se trata de condominios em que se utiliza sempre mais que pelo menos dois operadores (alguns alimentadores aguentam com dois monitores), esta função tem que ser ativada em todos os monitores.
Na parte traseira do monitor costuma ter uns chantes removiveis (não são botões), para ativar ou desativar funções, esses possivelmente tammbém possuiem.
Se souberes envia o qual é o modelo do monitor Citac.

Boas Has:espi28:
Já montei o autovox novo e está o problema resolvido. No inicio fazia fedback mas dei um jeito nos volumes que tem atras do autovox e está *****. Tambem apliquei wd40 no painel todo incluindo botoes da campainha e ate saltou o verdete todo dos fios. Aproveitei tambem para colar o plastico da camera, pois estava partido de um dos lados e estava a camera toda torcida. Por fim apliquei silicone em todos os sitios possiveis e imaginarios :msnm_com_br007-03: para que todo o que seja humidades ou aguas não entrem.
Referente a referencia do monitor citac é: ref. 41421.
Cumprimentos
Grolho
 
Última edição:
Topo